15 de agosto de 2012

Quatro coisas que devem sumir no novo iPhone e no iOS 6

 

Selecionamos algumas mudanças já confirmadas e outras muito bem encaminhadas para a plataforma da Apple. Google Maps e YouTube dão adeus ao sistema mobile.
A próxima geração do iPhone tem tudo para trazer algumas mudanças radicais para os usuários, e também vai marcar uma separação muito pública entre Apple e Google. Produtos muito amados da gigante de buscas no iOS agora vão desaparecer ou ser substituídos por variações da Apple, enquanto que as mudanças no design de hardware trarão melhorias, mas dores de cabeça no início para alguns usuários.
As últimas versões beta do iOS 6 agora estão nos dando uma indicação mais clara de quais serviços do Google a Apple vai abandonar ou substituir por outros da sua autoria, com várias informações indicando também mudanças futuras de design e hardware que você terá de manter em mente. Até o novo iPhone ser anunciado, provavelmente em 12 de setembro, como sugerem os rumores, essas são as mudanças, que incluem duas já anunciadas e outras duas sendo discutidas, e o que elas significam para os usuários.
Tchau Google Maps
A Apple comprou várias companhias de mapas para produzir seu próprio produto de mapeamento – substituindo o aplicativo Mapas com informações do Google Maps. A principal diferença entre as opções de mapas da Apple e do Google são que a primeira usa mapas com vetor independente de resolução, enquanto que a segunda utiliza imagens em camadas para cada nível de zoom. A vantagem da solução da Apple é que você não precisa esperar que os blocos carreguem à medida que dá zoom in, uma vez que os mapas estão sendo renderizados em tempo real no telefone, o que te dá uma experiência mais suave.
Assim como no Google Maps para Android, a Apple está introduzindo no seu Mapas do iOS 6 construções 3D e navegação passo-a-passo (por voz), mas ainda haverá um recurso principal ausente: o Google Street View, que o aplicativo da Apple não possui. O Google já possui o aplicativo Earth para iOS, por isso é inteiramente possível que a gigante de buscas lance um aplicativo específico do Maps para a App Store, assim como anunciou que vai fazer para outro recurso que sumirá do iOS: YouTube.
image
Aplicativo Mapas do iOS deixará de ser gerado pelo Google Maps
 
Até mais, YouTube
O aplicativo nativo do You Tube é a última colaboração entre Apple e Google a ser retirada do iOS, confirmou a empresa de Cupertino nesta semana. O aplicativo de vídeos está no sistema móvel desde o início praticamente, e simplesmente não haverá um oferecido de forma padrão no iOS 6. Em vez disso, o Google afirmou estar desenvolvendo seu próprio aplicativo iOS do YouTube, para ser lançado futuramente na App Store – em uma data ainda não anunciada.
A falta de um aplicativo do YouTube provavelmente não fará uma grande diferença para os usuários. Você poderá assistir aos vídeos do site diretamente pelo Safari (ou outro navegador) pela versão móvel da página, em vez de ter um link sendo aberto automaticamente no aplicativo do serviço, como ainda acontece.
Ao desenvolver seu próprio aplicativo do YouTube, o Google terá a chance de introduzir anúncios no app (algo não presente no aplicativo atual), e também atualizar o software com novos recursos mais regularmente. Nas mãos da Apple, o aplicativo do YouTube viu poucas melhorias ao longo dos anos.
image
Aplicativo do YouTube deixará de ser nativo e ganhará nova versão na App Store
 
Ainda não confirmados
Adeus conector de 30 pinos
É esperado que a próxima geração do iPhone tenha um dock conector de 19 pinos, uma mudança que pode acabar com os acessórios do mercado que trazem o conector de 30 pinos, atualmente encontrado nos aparelhos iOS. O modelo atual de 30 pinos está no mercado desde os primeiros iPods, e a Apple precisa de um conector menor para tornar o novo iPhone mais fino e incorporaram uma antena 4G.
image
Acessórios como docks (foto) precisarão de adaptadores caso padrão de 30 pinos seja abandonado
 
No entanto, mudar para um conector novo menor não será algo sem problemas. Apesar de as fabricantes lentamente começarem a adotar o novo plugue à medida que crescem as vendas do novo iPhone, a Apple deve apresentar um adaptador que tornaria os novos iPhones (e iPads e iPods) compatíveis com os adaptadores no estilo antigo. Mas um novo conector deve deixar as pessoas menos propensas em usar acessórios com cabo e impulsionar as vendas de produtos compatíveis com o recurso AirPlay.
 
 
Arrivederci microSIM
Outra mudança pensada para deixar mais espaço dentro do novo iPhone para componentes é um chip SIM card menor que o atual, informa o site francês nowhereelse. Menor, você diz? Sim, os nanoSIMs são cerca de 40% menores do que os cartões microSIM introduzidos no iPhone 4 (eles medem apenas 12,3mm por 8,8mm por 0,67mm). A Apple propôs esse novo padrão contra propostas rivais da Nokia e Motorola, e o novo design oferecerá a mesma funcionalidade com dos SIM cards atuais.
Enquanto o SIM card menor pode fazer uma diferença para o design interno da Apple para o iPhone, para os usuários a transição deve ser bastante tranquila. O nanoSIM pode ser produzido e distribuído de maneira que tenha compatibilidade reversa com os designs de SIM card existentes.
image

Vitória de Bolt gera recorde de mensagens no Twitter

image
Em média, 80 mil mensagens foram enviadas por segundo ao Twitter
 Além de render a segunda medalha de ouro para Usain Bolt nestes Jogos Olímpicos, a vitória do jamaicano, ontem, nos 200 metros estabeleceu um novo recorde no Twitter.
Segundo mensagem publicada pelo próprio serviço, a vitória de Bolt gerou um volume de 80 mil tuítes por segundo – recorde no microblog.
Carismático, Bolt também usou o Twitter para agradecer ao apoio dos fãs. “Obrigado por todos os meus fãs e pessoas que acreditam em mim. Agora, eu me tornei uma lenda viva com certeza”, publicou ele. A mensagem foi retuitada 9.441 vezes e favoritada 2.344 vezes.
Bolt também tem feito sucesso no Instagram, onde acumula 123 mil seguidores. Lá, ele publica fotos dos bastidores da competição.

Lenovo anuncia tablet com Windows 8

image
A fabricante Lenovo anunciou nesta quinta-feira, 9, seu primeiro tablet com sistema Windows 8.
O tablet ThinkPad 2 terá tela de 10.1 polegadas (com resolução de 1366 x 768 pixels), processador Intel Atom e sistema Windows 8, que será lançado aos consumidores finais no dia 26 de outubro.
Com menos de 1 centímetro de espessura e 500 gramas de peso, o ThinkPad 2 será um forte concorrente ao Surface, tablet da Microsoft que será lançado no mesmo período.
image
O ThinkPad 2 também terá câmeras frontal e traseira (a empresa não confirmou a resolução), portas mini HDMI e USB 2.0, slot para cartão microSD, alto-falante, conectividade 3G e 4G, tecnologia NFC, leitor biométrico e dock para teclado.
A empresa ainda não divulgou os preços do novo tablet.

Google vai demitir 20% dos funcionários da Motorola

image
No total, 4.000 vagas devem ser cortadas; 30% dos escritórios serão fechados, segundo gigante das buscas
 
A Motorola Mobility, que o Google comprou por 12,5 bilhões de dólares, vai cortar 20 por cento de sua força de trabalho e fechar quase 30 por cento de seus escritórios no mundo, afirmou uma porta-voz da gigante das buscas online, nesta segunda-feira.
"A Motorola está comprometida em ajudá-los (funcionários) nesta difícil transição e vai oferecer planos de desligamento generosos, bem como serviços de recolocação para ajudar as pessoas a encontrarem novos empregos", disse a representante do Google.
A companhia acertou a compra da Motorola Mobility no ano passado para usar o portfólio de patentes da empresa e assim combater ataques legais contra o sistema operacional Android, além de se expandir para além de operações de software.
O Google vinha mantendo discrição sobre o futuro da Motorola Mobility, mas agora está divulgando os primeiros passos da recuperação da companhia.
Cerca de 30 por cento dos 4 mil empregos que serão cortados estão nos Estados Unidos, mas a companhia não especificou onde ou quais instalações serão afetadas.
O New York Times noticiou o plano do Google e afirmou que a companhia tinha interesse em encolher operações na Ásia e na Índia, não apenas saindo de mercados não lucrativos mas também reduzindo a linha de aparelhos oferecidos.
A Motorola Mobility, que tem 94 escritórios no mundo, vai centralizar operações de pesquisa e desenvolvimento em Chicago, Sunnyvale, Califórnia e Pequim. No Brasil, a companhia tem escritório em São Paulo e um centro industrial em Jaguariúna (SP).
Além dos planejados cortes de empregos, o Google reduziu a equipe de gestão da empresa, eliminando 40 por cento dos postos de vice-presidentes, embora tenha contratado novos executivos sêniores, segundo o jornal.

Humor:

image

Nenhum comentário:

Postar um comentário