9 de setembro de 2010

Telefónica quer cobrar de grandes usuários

Publicado em 08/09/2010
Julio Linares, CEO da Telefónica: operadora espanhola defende novas  formas
 de cobrar por grandes utilizadores de tráfego, como o Google, pelo uso da rede
Provedores da web como a Telefónica defendem novas formas de cobrar por grandes utilizadores de tráfego, como o Google, pelo uso da rede.
É o que afirmou hoje o presidente-executivo da operadora espanhola Julio Linares.
O crescimento exponencial no tráfego de dados alimentado tanto por geradores de conteúdo como usuários que pagam uma tarifa fixa está pressionando os custos e investimentos para operadoras de rede sem aumentar sua receita, declarou Linares em uma conferência de telecomunicações no norte da Espanha.
"Esse modelo de negócios pode chegar a um ponto no qual os gastos superam as receitas. Ninguém quer que isso aconteça", disse Linares.
Outras operadoras de rede como a Vodafone sugeriram que grandes provedores de conteúdo deveriam pagar às redes pela transmissão de seus dados. A francesa Orange já está esboçando planos para uma cobrança.
"Não há nem espaço infinito para os provedores de Internet nem capacidade infinita nas redes", afirmou o presidente da quarta maior operadora mundial de telecomunicações.

´Escolhi não ter o dinheiro de Gates e Jobs´
Torvalds, ao centro: ovacionado em São Paulo
Em visita a São Paulo e ao Brasil pela primeira vez, o criador do Linux, Linus Torvalds, falou hoje a uma platéia de desenvolvedores e empreendedores da comunidade de software livre na abertura da feira LinuxCon, que acontece até amanhã na capital paulista.
Torvalds defendeu a adoção de aplicações abertas e pesquisas com software livre nas universidades brasileiras.
“As universidades são os melhores ambientes para experimentação e o que nós vemos é um mercado de aplicações abertas crescente no Brasil. Então, o que eu posso dizer para vocês é que vale a pena se especializar em soluções Linux, pois sempre haverá empregos e dinheiro para quem tiver esse conhecimento”, afirmou.
Ao falar sobre formas de ganhar dinheiro, Torvalds foi questionado por Jim Zemlin, diretor da Linux Foundation, sobre seus ganhos pessoais ao criar o Linux. “Você é uma pessoa tão importante para a indústria de TI como Bill Gates ou Steve Jobs, no entanto, não tem uma fração do dinheiro deles. Por que?”, questionou Zemlin.
“Esta foi uma escolha minha, escolhi não ter o dinheiro de Gates ou Jobs. Quando comecei a programar e criar o que seria o Linux fiz isso por diversão. Não podia imaginar, na época, que o sistema que inventei ganharia a importância que tem hoje”, afirmou Torvalds.
O criador do Linux disse ainda que, embora tenha trabalhado em outros projetos ao longo de sua vida, sua grande paixão é o Linux. "Eu me divirto ao mergulhar no kernel", disse Linus, que planeja aproveitar sua passagem pelo Brasil para praticar mergulho no litoral brasileiro.
Linus disse ainda que a comunidade brasileira é muito ativa e só não cresce mais em função de barreiras idiomáticas. "Há muitos programadores talentosos no Brasil que não falam ou leem inglês, o que prejudica sua integração na comunidade internacional Linux", disse.
A LinuxCon vai discutir até amanhã tendências em aplicações abertas para soluções de mobilidade, computação em nuvem e segurança de dados.

6 de setembro de 2010

Celular está liberado em aviões da TAM

Publicado em 01/09/2010

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o uso de celulares, incluindo internet móvel, durante os voos em aeronaves da TAM.

Ônibus com 3G e GPS está em teste no Brasil
Antes de sair para o trabalho, uma pessoa consulta o celular e verifica que seu ônibus está a 20 minutos de sua casa. Dá tempo de terminar o café e caminhar tranquilamente até o ponto no qual o circular passará exatamente no momento indicado.


Vírus contribuiu com queda de avião espanhol
Reportagem do El Pais revela que trojans contribuíram para queda de avião da Spanair em agosto de 2008.
O voo JK 5022 com 172 passageiros caiu em 20 de agosto de 2008 logo após sua decolagem no aeroporto de Barajas em Madri, com destino a Las Palmas. Somente 18 pessoas sobreviveram à queda e ao fogo subsequente na aeronave McDonnell Douglas MD-82.
O computador central da empresa que registrava problemas técnicos nas aeronaves havia sido infectado por trojans, revela a reportagem do jornal espanhol. A aeronave decolou com os flaps retraídos, o que deveria ter sido acusado no teste que os pilotos realizam antes da decolagem ou por um sistema de alerta. Nenhum dos avisos ocorreu, o que levou a trágicas conseqüências, afirmam investigadores independentes.
O acidente ocorreu após duas decolagens terem sido realizadas sem os procedimentos corretos. Se o computador central não estivesse comprometido uma terceira decolagem não seria autorizada, evitando a tragédia.
Um mecânico, responsável pela checagem antes de decolagem, e um chefe de manutenção do aeroporto estão sendo investigados. Uma comissão de investigação deve relatar os dados do caso em dezembro deste ano.