15 de junho de 2011

Tudo sobre o Wii U

A Nintendo anunciou durante uma coletiva na E3 no dia 07/06 seu novo console de mesa, o Wii U. A aparência do console não é muito diferente de um Wii atual (embora tenha cantos mais arredondados), e ele será compatível com todos os controles, periféricos e jogos do Wii. Mas o principal destaque está no novo controle, um “monstro” com uma enorme tela sensível ao toque integrada, que pode ser usada para interagir com o jogo na TV ou substituí-la completamente.

clip_image001
Wii U: visto de frente, lembra muito o Wii

Muito do que a Nintendo mostrou na apresentação ainda está em estágio conceitual, como o compartilhamento de vídeo entre o handheld e a TV, usar o controle como um painel secundário em jogos existentes como o Wii Fit, como acessório pra navegação web e vários outros usos intrigantes. Mas consegui um tempinho para experimentar alguns dos softwares que a Nintendo preparou para o evento. Vamos às impressões gerais sobre o sistema.
 

O Tablet Controller

O controle do Wii U é basicamente um tablet, mas isso não o impede de ser um gamepad eficiente. Não tenho idéia de como irei me sentir depois de uma longa sessão de jogos com ele, ou do quão pesado ele irá parecer quando tiver que balançá-lo pra lá e pra cá por muito tempo. Mas durante as breves demonstrações ele pareceu ótimo. As mãos se encaixam perfeitamente sobre os botões e alavancas analógicas (que a Nintendo chama de “Circle Pads”, como no Nintendo 3DS) sem qualquer esforço ou desconforto.

clip_image002
Tablet Controller: confortável, apesar do tamanho

A tela sensível ao toque, com 6.2 polegadas, me pareceu boa. Algumas das demos disponíveis permitem a troca entre ambos os métodos de controle (tela ou gamepad) em tempo real, enquanto outras permitem o uso de ambos simultâneamente.
 






A experiência em HD

Uma demo interativa ambientada no universo da série Zelda mostra o quão bem o console lida com gráficos em HD. O herói Link entra em uma área que lembra uma catedral e combate uma gigantesca e horrenda criatura que parece uma aranha. Não pude controlar a batalha, mas era possível usar botões na tela de toque para alternar entre noite e dia (e mostrar os efeitos de iluminação) e mudar entre vários ângulos de câmera pré-definidos.

clip_image003
O mundo de "Legend of Zelda" fica ainda mais bonito em Full HD. Clique para ampliar

Não é tão bom quanto jogar um jogo de verdade, é verdade, mas mostra que o Wii U é obviamente um sistema mais poderoso que o Wii, com gráficos muito mais atraentes. Nem todos os jogos foram otimizados para ficar tão bonitos (embora todos parecessem melhores do que no Wii), mas pela impressão inicial, o Wii U será pelo menos capaz de acompanhar o ritmo do PlayStation 3 e Xbox 360.
 

Gigantes da web testam iPv6 nesta quarta (07/06)

clip_image004

A partir da 0h de 07/06/20011 em Londres (21h de 06/06/2001 no Brasil), o Google realizou a navegação de todos os seus sites (Gmail, YouTube, Blogger, Orkut, Picasa etc.) a partir do protocolo IPv6.
Além do serviço das buscas, outros 400 grandes da web, como Facebook, Yahoo!, Microsoft, Cisco, Terra etc., também irão aderir ao Dia Mundial do IPv6. A mudança vai se estender por 24h, até a 0h do dia 9 (quinta-feira).
clip_image005
De acordo com comunicado postado no blog do Google, a grande maioria dos usuários não irá notar diferença. “99,95% das pessoas será capaz de acessar os serviços sem interrupção. Caso eles não se conectem via IPv6, serão redirecionados para o protocolo IPv4. No entanto, como acontece com qualquer tecnologia de próxima geração, pode haver falhas”, informou a empresa.
As poucas falhas podem ocorrer devido a erros de configuração na rede doméstica (como modens e roteadores), informou o Google.
O Dia Mundial do IPv6 é uma iniciativa da Internet Society. O objetivo da mobilização é chamar a atenção de provedores, fabricantes de hardware, empresas online etc., para se preparem para a próxima geração de protocolo.
O IPv6 é o formato que vai substituir o atual padrão IPv4, baseado em 32 bits, que possui o limite de 4,3 bilhões de combinações. Para alguns especialistas, com o crescimento do número de usuários e dispositivos móveis conectados à web, a atual capacidade de IPs deve chegar ao seu limite já este ano.
Com o novo formato, o número de combinações disponíveis salta para 340 undecilhões (ou 3.4×10 elevado a 38). O IP é o número que identifica cada computador conectado à rede.
No Brasil, o NIC.br criou um validador para que fosse possível checar quais sites já estão acessíveis por meio do padrão IPv6. A ferramenta também permite testar o funcionamento da rede.

Dia do IPv6 transcorre sem incidentes


“Não encontramos problemas ou indicações de lentidão", disse empresa responsável por monitorar o teste do novo protocolo de Internet.

À medida que o Dia do IPv6 chegava ao final, mais crescia a certeza de que o teste quanto ao novo protocolo de Internet não teria problemas. De acordo com o porta-voz da Arbor Networks, empresa que se propôs a monitorar as ocorrências, nenhuma falha grave foi identificada. Só um reduzido número de usuários (calcula-se que aproximadamente 0,5% dos internautas) registrou alguns problemas de navegação no acesso a alguns dos sites que se uniram à iniciativa como Google, Yahoo!, Amazon, a página da Comissão Europeia e a rede social Facebook.
“Não encontramos problemas ou indicações de lentidão. Estamos na mesma situação que estávamos ontem”, disse, sem deixar de acrescentar, porém, que não tem informações sobre o desempenho de cada uma das 200 companhias participam da simulação.
Embora a maior parte dos usuários ainda use o IPv4, Scott Iekel Johnson, diretor da Arbor, notou que o tráfego de dados em redes IPv6 está entre 30% e 60% maior do que em dias normais.
“Vemos isso como um sinal de que a adoção do IPv6 está aumentando e que mais internautas estão obtendo acesso nativo a ele”, afirmou o executivo.
Gigantes da Internet, como Google, Yahoo, Microsoft e Facebook, se comprometeram com o teste há muitos meses. Foi a forma encontrada para ver se o protocolo está preparado para agüentar uma demanda que tende a crescer aceleradamente daqui para frente.
O padrão mais usado atualmente, o IPv4, está com poucos endereços IP disponíveis, de modo que, em breve, computadores, tablets e smartphones dependerão do novo modelo para se conectarem à Internet. O IPv6, dizem os especialistas, é capaz de entregar quatro bilhões de vezes mais endereços que seu predecessor.
O Dia do IPv6 chegará ao final às 21h – horário de Brasília – quando as empresas retornarão ao IPv4.

Operadora virtual Virgin chegará ao Brasil no ano que vem

Conhecida por oferecer planos de dados diferenciados e conteúdo exclusivo para celulares, empresa vê o País como o principal mercado na AL.
O grupo Virgin anunciou que passará a atuar no Brasil no setor de telefonia móvel já no ano que vem. O País é considerado pela empresa o principal mercado da América Latina, e consumirá 90 dos 300 milhões de dólares que ela pretende investir no continente.
A Virgin funcionará na região como operadora virtual – modelo usado por ela em países como Reino Unido, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, portanto, ela terá de alugar a estrutura de uma das quatro operadoras do setor (Vivo, TIM, Claro ou OI), responsabilizando-se apenas pela divulgação de sua marca e pela estratégia de venda. A cobertura da rede ficará a cargo da provedora com quem firmar acordo.
A operadora é conhecida por atrair uma clientela mais jovem, por oferecer planos diferenciados de dados e conteúdo exclusivo para celulares, como músicas e clipes. Antes de estrear no País, deverá chegar a dois mercados menores da AL, como Uruguai e Chile – Colômbia, México, Argentina e Peru também receberão a empresa.
Quando chegar ao Brasil, a Virgin terá de enfrentar, provavelmente, outras duas operadoras virtuais que prometem iniciar atividades até lá: Porto Seguro e Correios. A primeira pretende atrair consumidores que já a contratam na prestação de seguros – como os de carro, por exemplo – enquanto o Correios deverá tirar proveito de sua estrutura distribuída por todo o território nacional.
"Mais do que em qualquer outra região, na América Latina a telefonia celular substituiu a fixa no uso pessoal e a região está pronta para novas opções, que podem tanto atrair novos clientes como focar em segmentos especiais de consumidores", disse Phil Wallace, fundador da Tribe Mobile, parceira da Virgin no continente.
O grupo Virgin possui negócios nas mais diversas áreas, do setor hoteleiro ao de serviços financeiros e de transporte. Fundado em 1970 pelo britânico Richard Branson, o conglomerado arrecadou 18,5 bilhões de dólares em 2010.
 

Twitter anuncia que versão em português está disponível

De acordo com a empresa, o trabalho de tradução do serviço, feito voluntariamente pelo usuários, levou apenas três dias; post também recomenda perfis.
O Twitter anunciou no final da tarde desta terça (7) que agora está disponível em português.
De acordo com texto no blog oficial da empresa, o trabalho de tradução, feito voluntariamente pelos usuários do serviço, levou apenas três dias – "foi o mais rápido projeto de tradução até agora", diz o post.
Segundo a empresa, "os brasileiros usam o Twitter para se manter a par do que está acontecendo tanto local quanto globalmente. Quando uma severa inundação atingiu o norte do Rio no começo do ano, os brasileiros usaram a plataforma para organizar esforços de ajuda, compartilhar detalhes sobre como doar dinheiro e suprimentos e para pedir ajuda médica nas áreas afetadas".
O texto também fala sobre o uso do serviço pelos candidatos nas últimas eleições presidenciais e do apoio dos usuários a um consumidor da Brastemp que postou no Twitter uma reclamação a respeito de uma geladeira.
Para mudar a linguagem para o português, basta acessar a página de configurações (settings) no Twitter.com.
O post também suger contas "interessantes" para serem seguidas, como o @blogplanalto (notícias sobre a presidência); @dilmabr (Presidente Dilma); @HuckLuciano (o apresentador Luciano Huck); @EikeBatista (o empresário e bilionário Eike Batista); @Njr92 (Neymar Júnior, craque do Santos e da seleção) e @PretaMaria (cantora Preta Gil).
Além da versão para desktop, o Twitter Mobile e o Twitter para Android também estão disponíveis em português brasileiro, disse a empresa.
 

Sem avisar ninguém, Facebook agora marca rostos em fotos automaticamente

Usuário que não desejar ser reconhecido automaticamente deverá desabilitar o recurso nas configurações.
Se você não gosta de algumas fotos suas que circulam pelo Facebook, é melhor você apagá-las – ou pedir para que seu amigo o faça. Segundo comunicado da companhia de segurança Sophos, a rede social habilitou a tecnologia de reconhecimento de face sem avisar os usuários.
A rede social lançou o recurso em dezembro. A ideia era facilitar a vida de seus membros. "Quando um usuário incluir novas imagens, usaremos um software de reconhecimento facial – semelhante ao de ferramentas de edição – para relacionar as novas fotos com outras já marcadas anteriormente", informou na época.
A princípio, o recurso foi liberado só para internautas nos Estados Unidos. A empresa, provavelmente, estava temerosa quanto às leis de privacidade de outros países, que poderiam deixá-la em uma situação desagradável. Outro problema é modo como ele foi implementado: se o usuário não quisesse a ferramenta, teria de desabilitá-la, quando o certo, todos sabem, é que aqueles que a quisessem a acionassem.
Na última terça-feira (7/06) o recurso chegou a todos os usuários – e o erro se repetiu. A rigor, as coisas continuam parecidas: o internauta poderá ser marcado em fotos e, se preferir, terá de se desmarcar manualmente. A questão é que a probabilidade de que ele seja identificado é muito maior, já que o Facebook ajudará na tarefa. No Brasil – onde o serviço já está ativado – há quatro avisos quanto a seu funcionamento:
 

Somente amigos poderão marcá-lo(a) em fotos


Iremos notificá-lo quando um amigo marcar você
Você pode remover a marcação de um amigo a qualquer momento
As sugestões de marcação tem (sic) base somente nas fotos que você permitiu ser marcado.
Para desativar a ferramenta, é preciso ir em "Configurações de privacidade" no menu "Conta". A seguir, selecione "Personalizar configurações" e, no item "Sugerir fotos minhas a amigos", clicar em "Editar configurações". Por fim, troque a opção exibida de "ativado" para "desativado".
Graham Cluley, consultor da Sophos, levanta a questão quanto à inversão de critérios do Facebook no que tange à privacidade. “O ônus não deveria recair sobre o usuário, tendo ele que desabilitar o recurso, mas, ao contrário, quem se interessasse deveria ter o trabalho de habilitá-lo”, alega. “Parece-me que o Facebook está atacando silenciosamente a privacidade online de seus usuários".
Ou seja, o especialista alerta que a rede social erra ao tomar uma decisão que deveria ser de seus usuários, principalmente por tomá-la sem sequer divulgá-la da maneira adequada.
 

Apple quer construir campus em formato de nave espacial

Prédio circular, com vasta área verde, deve ser erguido em Cupertino e irá abrigar 12 mil funcionários da empresa
A Apple planeja construir um novo campus circular com formato de uma "nave espacial", grande o suficiente para abrigar 12 mil colaboradores. Essas instalações, próximas ao quartel-general da empresa em Cupertino, irão gerar sua própria eletricidade.
O anúncio foi feito por Steve Jobs , durante uma apresentação ao Conselho da cidade de Cupertino nesta terça-feira (7/5). O CEO da empresa afirmou que pretende manter os prédios originais da Apple, mas que precisa de um novo espaço de escritórios para acomodar novos funcionários.
Parece estranho que um prédio, que terá quatro andares de altura, abrigue 12 mil pessoas em sua única estrutura de formato contínuo, porém, de acordo com Jobs, esse campus é necessário para manter o passo de crescimento da empresa. Esse espaço comprado pela Apple era originalmente da HP, que vendeu a propriedade quando estava diminuindo de tamanho. Steve Jobs disse que esse terreno tem um significado muito especial para ele, pois foi adquirido por Bill Hewlett e Dave Packard, fundadores da HP, que ofereceram um emprego temporário a Jobs em 1969.
A Apple tem planos para construir uma usina de força que irá gerar energia para o novo campus, e rede elétrica municipal irá funcionar com uma rede de energia reserva. A empresa pretende utilizar gás natural e outras formas de energia renovável.

clip_image012
Estrutura circular poderá abrigar 12 mil funcionários e terá 6 mil árvores.

Grande parte do terreno atualmente é asfaltada e usada como estacionamento, mas o novo campus será bem mais verde, de acordo com o CEO da companhia. A Apple quer deixar pelo menos 80% do terreno verde, e a maior parte do estacionamento será subterrânea. Há atualmente cerca de 3,7 mil árvores e a Apple quer aumentar esse número para 6 mil, conforme disse Jobs, que já contratou um paisagista para o trabalho. Outra mudança importante seria a construção de um auditório, para que a Apple não tenha que se deslocar para São Francisco todas as vezes que precisa fazer uma apresentação.
Os membros dos conselho da cidade reagiram positivamente em relação aos planos de construção dos planos. Kristy Wang, que faz parte deste conselho, chegou a perguntar se a Apple iria fornecer Wi-Fi gratuito à população da cidade. Jobs, por sua vez, recusou-se a comentar, e contra-atacou o munícipe. “Sou um tolo; sempre tive a ideia de que nós pagamos impostos e a cidade deveria fazer esse tipo de coisa. Se nós não tivermos que pagar os impostos, ficarei feliz em colocar o Wi-Fi”.
 

Crackers invadem rede do Citi nos EUA

clip_image021
O Citigroup informou que hackers invadiram sua rede de computadores e ganharam acesso a dados de cerca de 200 mil detentores de cartões bancários na América do Norte.
O Citi informou que nomes de clientes, números de contas e informações de contato, entre as quais endereços de email, foram obtidos como resultado da invasão, que segundo o jornal Financial Times foi descoberto pelo banco no começo de maio.
No entanto, o Citi informou que outros dados, tais como datas de nascimento, números de previdência social, datas de vencimento e códigos de segurança dos cartões, não haviam sido comprometidas.
"Estamos contatando os clientes cujas informações foram afetadas. O Citi adotou procedimentos mais seguros para impedir que esse tipo de acontecimento ocorra de novo", afirmou Sean Kevelighan, porta-voz do banco nos Estados Unidos, em mensagem de e-mail. "Para a segurança desses clientes, não estamos revelando outros detalhes", acrescentou.
Na breve mensagem de email, o Citi não revelou de que maneira ocorreu a brecha.
Outro porta-voz do banco, James Griffiths, em Hong Kong, disse que o ataque havia afetado 1 por cento dos portadores de cartões bancários do Citi na América do Norte, um total de 21 milhões de correntistas, de acordo com o balanço anual do grupo.
Mas como no caso do grupo japonês de entretenimento e eletrônica Sony, que revelou diversas violações de segurança em suas redes nos últimos meses, o Citi pode sofrer críticas pela demora em informar seus clientes.
"Isso pode ser assunto do banco, mas são informações pessoais dos consumidores, e eles merecem ser informados sobre violações de segurança imediatamente", disse Dan Simpson, porta-voz do Consumer Action Law Center, um grupo australiano de defesa do consumidor.
"É difícil ver motivo para que esse tipo de violação de segurança não tenha sido revelado muito mais cedo", afirmou.
O Citi anunciou que tinha descoberto o acesso não autorizado ao Citi Account Online, um serviço bancário online, como parte de sua fiscalização de rotina.
clip_image005