9 de novembro de 2011

Nokia lança 2 smartphones com Windows Phone


clip_image001
Nokia Lumia 710 e Nokia Lumia 800 (direita):
 primeiros smartphones da empresa com Windows Phone
A Nokia apresentou, na madrugada do dia 27/10, duas novas linhas de celulares, incluindo seus dois primeiros aparelhos com o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft.
O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 são a aposta da finlandesa para voltar a ser competitiva no mercado de smartphones. Há oito meses, a fabricante anunciou que passaria a usar também o sistema operacional da Microsoft em seus celulares, deixando um pouco de lado o Symbian.
O sistema operacional da Nokia, no entanto, ainda encontra espaço. No lançamento de hoje, feito durante o Nokia World, o evento anual para consumidores, a empresa apresentou a linha Asha – quatro aparelhos mais acessíveis, que misturam smartphones com os chamados feature phones: o Nokia Asha 300, Nokia Asha 303, Nokia Asha 200 e Nokia Asha 201.
Nokia Lumia 800 - O aparelho mais sofisticado da leva de lançamentos da Nokia vem com design bastante diferente e cores muito vivas (ciano, magenta e preto). O acesso às redes sociais é facilitado logo na tela inicial, e a web fica por conta do navegador Internet Explorer 9. O aparelho possui um display de 3,7 polegadas AMOLED ClearBlack e um processador de 1.4 GHz com acelerador de hardware e processador gráfico. Além de uma câmera que filma em HD, o Lumia 800 vem com 16GB de memória interna e 25GB de armazenamento SkyDrive para fotos e músicas. O preço estimado é de 420 euros.
Nokia Lumia 710 - O Nokia Lumia 710 aposta na personalização e permite a troca da capa protetora nas cores preto, branco, ciano, fúcsia e amarelo. O processador é de 1.4 GHz com acelerador de hardware. O aparelho tem o mesmo enfoque da conectividade na web: vem com IE9, fácil acesso às redes sociais e permite compartilhamento instantâneo de imagens. O preço de venda estimado fica em 270 euros.
Sistema Windows Phone
Os dois aparelhos com Windows Phone vêm com o Nokia Drive, o sistema de navegação via GPS, e o Nokia Music, para música. Este último vem equipado com o MixRadio, um aplicativo para streaming gratuito. Há a promessa de que, até o final do ano, o Nokia Lumia permita aos usuários personalizar esses canais de streaming. O Gigfinder é outro componente integrado ao Music, que permite busca e compartilhamento de canções e até a compra de ingressos para shows.
Dois acessórios complementam os lançamentos e reforçam o enfoque musical da empresa: os fones de ouvido interno e externo Nokia Purity, feitos em parceria com a Monster.
O Nokia Lumia 800 já está disponível para encomendas na www.nokia.com para alguns países, e deve começar a ser entregue em novembro na França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido. Já Hong Kong, Índia, Rússia, Singapura e Taiwan devem receber o aparelho antes do final do ano. Os demais países, no início de 2012.
Já o Nokia Lumia 710 deve ter cronograma inverso: chega primeiro a Hong Kong, Índia, Rússia, Singapura e Taiwan no final do ano, juntamente com o Lumia 800. Os demais países recebem o aparelho no início do ano que vem.
Estados Unidos e China devem receber os produtos até o início e meados de 2012, respectivamente.
Linha Asha
Já a linha Asha, que significa “esperança”, terá preços mais acessíveis e visa popularizar os aparelhos da Nokia com a plataforma S40, que não é baseada no Symbian, porém é amplamente utilizada em aparelhos de entrada.
O Nokia Asha 303 possui processador de 1Ghz, 3G e WLAN, tela de 2.6 polegadas touchscreen e teclado QWERTY. O grande foco do aparelho é o acesso à internet, feito por meio do navegador Nokia Browser. Facilidade para abrir redes sociais e e-mail, por exemplo, são os destaques do aparelho. O telefone já vem com aplicativos e jogos de terceiros, como o Angry Birds Lite, e suporte para o Facebook Chat, Whatsapp e Nokia Maps. O preço deve variar bastante, mas fica em torno de 115 euros.
Similar ao 303, o Nokia Asha 300 possui o mesmo foco no acesso à web, porém será mais simples na parte de hardware. Para compensar, ele vem com uma câmera de 5 megapixels, tocador de música, radio FM, Bluetooth e suporte a cartões de memória de até 32 GB. O preço estimado é de 85 euros.
Já o dual SIM Nokia Asha 200 dispensa o touchscreen e conta apenas com um teclado QWERTY, acesso facilitado a redes sociais, e-mails e suporte a Orkut e Flickr. Além de permitir um cartão de memória de 32 GB, o aparelho tem bateria que aguenta 52 horas e preço estimado de 60 euros.
O Nokia Asha 201 é a versão single SIM do Asha 200. Voltado para consumidores jovens, ele vem com um alto falante para música, rádio FM estereo e controle de ringtones, além de bateria de 52 horas e suporte a cartão de memória de 32 GB , a e-mail e ao aplicativo Whatsapp . O preço estimado é de 60 euros.
O Asha 201 deve começar a ser vendido no primeiro trimestre do ano que vem. Todos os demais aparelhos da linha Asha têm vendas programadas para o final de 2011.
Google se prepara para atacar TV a cabo
clip_image002
Segundo jornal, empresa pretende oferecer serviço de TV,
 internet e telefonia em duas cidades dos EUA
Parece que o Google está à procura de uma nova oportunidade de negócio. E, de preferência, que seja uma empreitada um pouco mais bem sucedida que recentes tentativas de abocanhar as redes sociais. Segundo informações divulgadas no Wall Street Journal (WSJ), a empresa parece ter planos de entrar no rentável mercado de televisão por assinatura.
De acordo com a publicação, fontes envolvidas teriam dito que o Google analisa maneiras de expandir o pacote de internet de alta velocidade em duas cidades americanas que, coincidentemente, tem o mesmo nome - a Kansas City no estado de Missouri e a Kansas City do próprio Kansas, adicionando serviços de vídeo e telefonia.
clip_image003E parece que a companhia já discutiu o assunto com grandes conglomerados da televisão, entre eles Walt Dinsey Co., Time Warner Inc. e Discovery Communications, sobre uma possível distribuição de seus principais canais.
Outro indício de que a estratégia do Google já está sendo colocada em prática, diz o WSJ, foi a recente contratação de um ex-executivo do setor de televisão por assinatura, Jeremy Stern, que está chefiando conversas com empresas do setor.
Por ora, entretanto, o porta-voz do Google declara que a companhia não fará comentários sobre o assunto.

Com 45% dos smartphones, Android aumenta domínio nos EUA

Sistema da Google aumentou em 10% sua participação no mercado do país em relação ao segundo trimestre; iPhone continua como maior marca individual.

Mais usuários de smartphones nos EUA adotaram a plataforma Android neste terceiro trimestre, fazendo o sistema da Google alcançar 44,8% dos cerca de 87 milhões de usuários naquele país, aponta levantamento da ComScore publicado na sexta (4).
clip_image004
O Android, que está presente em aparelhos de diversos fabricantes, já domina o mercado americano de smartphones há cerca de um ano. Mas vários modelos do rival iPhone, da Apple, ainda correspondem à maior marca única nos EUA, com 27,4% do total, segundo a ComScore.
A participação do Android no mercado subiu 10% entre o segundo e o terceiro trimestre do ano, encerrado em 30/9, indo de 40,2% para 44,8%. A consultoria Nielsen registrou resultados parecidos em sua pesquisa com usuários dos EUA no mesmo trimestre: o Android aumentou sua participação de 39% no segundo trimestre para 43% nos últimos três meses.
Já a participação da RIM (Research in Motion), dos aparelhos BlackBerry, caiu de 23,5% para 18,9% no mesmo período.
 

Site permite verificar se sua conta foi roubada

clip_image005

O serviço gratuito compara seu nome de usuário com um banco de dados de mais de 5 milhões de nomes, criado por especialistas em segurança da DVLabs.

Seu nome de usuário e senha foram roubados? Você pode checar isso no site Pwnedlist.
Para descobrir se sua conta foi roubada, digite o seu endereço de e-mail na barra de pesquisas do site e o Pwnedlist vai verificar em seu banco de dados de 5 milhões de nomes.
Se você não encontrar seu nome de usuário no site, isso é uma boa notícia. Mas se as notícias não forem as melhores, o Pwnedlist aconselha que você não entre em pânico. Aparecer nesse banco de dados não significa exatamente que alguém tenha tentado entrar na sua conta. De qualquer forma, é uma boa ideia mudar as senhas das suas contas o quanto antes, apenas por segurança.
O serviço foi criado por dois especialistas em segurança, Alen Puzic e Jasiel Spelman, que trabalham na DVLabs, parte da HP/TippingPoint. A ideia surgiu durante uma experiência da automação da colheita de informações comprometidas de um ciberataque. Em apenas duas horas, a ferramenta reuniu mais de 30 mil logins.
“A parte realmente assustadora foi a qualidade dos dados que conseguimos reunir em pouco tempo”, escreveram os especialistas no site da Pwnedlist. “As contas que pudemos encontrar consistiam em serviços de e-mail, mídias sociais, lojas online e até mesmo de instituições financeiras”.
Essas descobertas levaram a dupla a criar o Pwnedlist, que foi concebido para ser um portal seguro. Apenas endereços de e-mail e nomes de usuário são colhidos pelo Pwnedlist. As outras informações são descartadas.
Antes de ser colocada na base de dados, as informações passam por um processo de criptografia chamado de "hashone-way" e o texto original é destruído. Além disso, não há armazenamento de quaisquer informações que você tenha digitado no site.
O site também não armazena os endereços IP dos visitantes como forma de precaução. Em uma entrevista com o escritor de segurança Brian Krebs, Puzic explicou que a cada uma ou duas semanas alguém tenta invadir ou plantar o malware no site.
Além do site Pwnedlist, a dupla de segurança tem uma conta no Twitter, onde postam fontes das informações mais recentes adicionadas ao banco de dados do serviço.
Entre os especialistas em segurança de 2011 já foi declarado o "Ano da Violação de Dados". Milhões de pessoas tiveram seus endereços de e-mail, nomes de usuário e senhas roubados pelos crackers que invadiram o banco de dados de empresas como a Sony, Epsilon, Google,Citigroup e Sega. E muitas violações menos divulgadas ocorrem diariamente. Então o Pwnedlist não poderia chegar em um momento melhor.
 

Microsoft libera correção para vírus que age mesmo em redes seguras

 Duqu, conhecido como filho do Stuxnet, monitora a digitação e captura informações, enviando-as para criminosos.

A Microsoft disponibilizou uma ferramenta que permite que os usuários façam a correção manual de segurança para a praga virtual Duqu Trojan: Microsoft Security Advisory (2639658).
O Duqu (“filho do Stuxnet” como é conhecido) é preocupante por que instala um keylogger, que permite visualizar tudo que é digitado em um computador. E pode se replicar mesmo em redes seguras, usando as senhas capturadas. Ele se comunica com servidores na Internet, dando acesso aos hackers. O malware "desaparace" do computador depois de 30 dias.
Em um aviso de segurança, a Microsoft confirmou ter identificado vários ataques, mas minimizou o impacto dessas ações. "De maneira geral, vemos um pequeno impacto aos nossos clientes, por enquanto", afirmou a companhia.
Entretanto, a Microsoft disponibilizou ferramentas que permitem que profissionais de TI desabilitem manualmente o código com brechas no sistema. Mas elas têm algumas inconveniências: “Aplicativos que contam com tecnologia de fonte embedded não serão exibidos corretamente”, de acordo com a Microsoft.
Profissionais de TI também podem implementar a correção manualmente, com uma série de comandos no prompt de administrador do sistema. A correção é para todas as versões do Windows. Para baixá-la, clique aqui. Os comandos manuais estão disponíveis no Security Advisory, abaixo de “Workarounds”.