15 de dezembro de 2011

Mapa mostra a qualidade da internet no Brasil

 
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O CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) divulgou um mapa que mostra a velocidade da conexão com a web em diferentes regiões do país.
Os dados foram obtidos a partir de um sistema de métrica oferecido pelo Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha) e contou com a colaboração de mais de 600 mil usuários. Após receber o CEP do usuários, o sistema mede a velocidade de sua banda. Em seguida, as informações são relacionadas no infográfico.
Os pontos vermelhos indicam conexões com velocidade de tráfego menores, entre 100 Kbps e 500 Kbps. Já os pontos verdes indicam velocidade acima de 2200 Kbps. O teste pode ser feito no endereço http://simet.nic.br/mapas/.
De acordo com um relatório divulgado pelo CGI, apenas seis empresas oferecem 80% das conexões de internet à empresas e residências no Brasil. No total, o Brasil teria 1 934 provedores de serviços internet, que oferecem 17 milhões de conexões fixas.
Quanto à velocidade de conexão, 89% deles têm sua oferta centralizada na faixa de até 512 Kbps; outros 81% trabalham com planos entre 512 Kbps e 2Mbps; e 48% fornecem velocidade de tráfego entre 2Mbps e 12Mbps.
 

O que esperar do Android em 2012?

Melhores gráficos, melhores câmeras e um sistema mais completo de comandos de voz. Tudo isso pode estar no futuro do sistema para smartphones da Google
A mais recente versão do Android, 4.0 ou “Ice Cream Sandwich”, já está chegando às lojas pré-instalada no novíssimo Samsung Galaxy Nexus. E é apenas uma questão de tempo até que outros smartphones e tablets comecem a receber o sistema em uma atualização. Mas mesmo que o Ice Cream Sandwich tenha acabado de sair do freezer, nossos olhos já estão voltados para o futuro. A Google ainda tem muitas melhorias a fazer em seu sistema operacional e os usuários, que sempre querem mais, terão alguns de seus desejos atendidos em 2012.
Melhores gráficos, melhores câmeras e talvez um sistema de comando de voz aprimorado e similar ao Siri podem ser algumas das coisas que vem por aí. Veja o que esperar do robozinho verde no próximo ano.

Faça mais coisas usando sua voz

O Siri, recurso integrado pela Apple ao iPhone 4S, levou a idéia de comandos de voz às massas. Você pode apostar que a Google está trabalhando em algo similar para o Android. O Ice Cream Sandwich já tem transcrição instantânea de texto falado, e comandos de voz são parte do sistema desde o Android 2.0, mas eles não tem o “charme” que a Apple deu ao seu assistente pessoal.
Não devemos esperar uma secretária engraçadinha como a Siri, mas esperamos que a Google integre o reconhecimento de voz em um maior número de aplicativos. Um bom exemplo é o app Google Translate, que tem um “modo conversação” que permite traduzir o que você e uma outra pessoa falam para mais de 50 idiomas diferentes. Ele não é perfeito, mas nos dá uma boa idéia de como a Google pode usar o reconhecimento de voz para criar aplicativos cada vez melhores.

Câmeras aprimoradas

O aplicativo de câmera padrão do Android não é algo de que a Google deveria se orgulhar. É lento, desajeitado e tem poucas parâmetros que podem ser modificados. O Ice Cream Sandwich traz um aplicativo muito melhorado, com recursos como fotos panorâmicas, zero atraso no obturador e nenhuma espera entre as fotos.


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 Samsung Galaxy Nexus: o primeiro aparelho com o Android 4.x "Ice Cream Sandwich"


Futuras versões do sistema poderão incluir detecção de faces e recursos mais avançados voltados aos fotógrafos mais experientes. Mas estas melhorias não se limitarão aos smartphones. Tablets com videochamada também produzirão imagens com foco e qualidade melhores, especialmente à medida em que adotem tecnologias de rede como 4G e LTE, que permitirão videochamadas móveis em alta-definição.




Melhor uso da aceleração por hardware

Já temos no mercado vários smartphones com processadores dual-core, mais infelizmente nem todos os aplicativos foram otimizados para tirar proveito do poder de processamento extra. Mas a partir do Ice Cream Sandwich a aceleração por hardware está habilitada por padrão em todo o sistema, o que significa que aplicativos rodarão de forma mais “suave” e o sistema será mais ágil, mesmo com múltiplos aplicativos abertos.
Aplicativos antigos terão de ser atualizados para conseguir um ganho de desempenho, e veremos uma diferença notável entre um aplicativo rodando em um smartphone single-core quando comparado a um aparelho dual-core.

Mais aparelhos

O Android é um sistema versátil, e já foi instalado em tudo de pendrives a robôs. Durante a Google I/O 2011 (uma conferência anual para desenvolvedores) a Google lançou a iniciativa Android@Home, que permitirá o uso do sistema em casas “inteligentes”. Elas se comunicarão com outros aparelhos Android usando um protocolo padrão, facilitando a vida dos moradores.
Alguns fabricantes de carros estão estudando o Android como base para os consoles multimídia em seus veículos, permitindo coisas como o compartilhamento de telas. Nossa regra é: se algo tem um chip, são grandes as chances de que alguém tente instalar o Android nele.

Interfaces mais leves

As interfaces que os fabricantes adicionam sobre o Android não são tão importantes, desde que não prejudiquem a experiência do usuário. Elas podem trazer vários recursos - como vimos nos tablets Honeycomb de fabricantes como a Samsung - mas também podem ser desajeitadas e deixar o aparelho mais lento. Mas como o Ice Cream Sandwich incorpora uma série de recursos úteis que antes só estavam disponíveis em aparelhos da HTC ou Samsung, as interfaces estão se tornando menos intrusivas.
Um bom exemplo é a MotoBLUR, da Motorola, que ao longo do tempo foi reduzido a uma “skin” leve sobre o sistema operacional, com uma tela inicial customizada e alguns widgets, que se integra bem ao restante da interface padrão do Android.

Lojas de conteúdo aprimoradas

Quando o assunto é mídia, o iOS é o rei. A iTunes Store tem não só apps, mas também músicas, filmes, séries de TV e livros. Com a chegada do Google Music, a Google está tentando criar um ecossistema similar para o Android.
Aos poucos o Android Market está se tornando o ponto central para tudo o que é relacionado à mídia. Nos EUA já é possível compar filmes lá, e não seria uma surpresa ver séries de TV e podcasts adicionados ao catálogo. Com isso, o Android seria um concorrente muito mais forte na categoria de media players, hoje dominada pelo iPod Touch.

Vai uma Jujuba?

Espere pelo menos duas atualizações do Android em 2012. Uma será provavelmente uma atualização incremental do Android 4.0, mas alguns observadores esperam uma outra versão com mudanças mais significativas. Segundo rumores o codinome é “Jelly Bean” (Jujuba), e já há quem diga que esta versão do Android irá “virar o jogo”.
 

Intel apresenta memória NAND de 128Gb

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O chip cabe na ponta de um dedo
A Intel e a Micron apresentaram o primeiro chip NAND de 128Gb (gigabit), que será capaz de ampliar a capacidade de armazenamento dos dispositivos móveis e cartões de memória.
Segundo as empresas, a nova memória flash, com módulos de tecnologia de 20nm, será capaz de dobrar a capacidade de armazenamento e de desempenho do atual chip NAND de 64Gb.
O chip poderá armazenar até 2TB (terabytes) de dados em um disco SSD de 2,5’’ (sendo 128GB cada chip) e até 1TB nos formatos de cartões de memória usados em ultrabooks e no Macbook Air.
O componente utiliza tecnologia MLC, onde cada célula flash individual (a menor unidade flash, responsável por armazenar apenas um valor) poderá ser ajustada para diversos valores diferentes.
Sua performance chega a 333 megatransferências por segundo (MT/s), em um formato de dados com oito lados. As empresas afirmam que a novidade poderá servir para dispositivos móveis e portáteis, bem como para servidores.
O chip de 128Gb começará a ser produzido em janeiro e os primeiros dispositivos com a tecnologia chegam em meados de 2012. Além disso, as empresas também anunciaram a produção em massa da memória NAND flash de 64Gb e 20nm.
 

Aplicativo para FB ajuda a encontrar emprego

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O site de redes sociais Facebook provavelmente não seria o primeiro lugar que ocorreria a uma pessoa que está em busca de novas oportunidades de carreira.
Mas o Monster.com, um serviço online de empregos, espera mudar esse panorama com o BeKnown, um aplicativo para contatos profissionais que permitirá que usuários construam uma identidade profissional no Facebook.
"As pessoas dedicam muito tempo ao Facebook e, ao mesmo tempo, as empresas tentam encontrar ferramentas criativas e produtivas para se conectar aos potenciais talentos," disse o gerente mundial de produtos da Monster Worldwide, Tom Chevalier.
O BeKnown exibe empregos com base na experiência de trabalho do usuário e na sua rede de conexões pessoais. Quando o aplicativo identifica um emprego que pode interessar ao usuário, este pode expressar seu interesse, que é encaminhado ao potencial empregador acompanhado das informações contidas no perfil.
No aplicativo, os usuários ganham distintivos, ou seja, emblemas visuais, com base nas experiências de trabalho, realizações profissionais e qualificações, conferidos pelo site ou por colegas, que servem como indicadores para os interessados em recrutamento e destacam as realizações do candidato.
"Se uma das pessoas com quem você está conectado confirma uma de suas qualificações, isso representa um selo de aprovação," disse Chevalier.
Lançado em junho, o aplicativo foi atualizado por meio de páginas de universidades, que permitem a um usuário se conectar com colegas de escola e outros ex-alunos, e visualizar as vagas de emprego postadas por eles.
"Os usuários desejam se congregar em torno da afinidade que sentem por suas escolas, e formar relacionamentos com alunos e ex-alunos," acrescentou.
Quando um emprego é postado no BeKnown, é replicado automaticamente na página da universidade que a pessoa responsável pelo anúncio frequentou.
"Os usuários visualizam a vaga, sabem em que ano a pessoa que oferece o cargo se formou e podem conversar com ela profissionalmente," disse Chevalier.
 

Google homenageia inventor do microchip e fundador da Intel

clip_image005O doodle, como é conhecido o logo do Google exibido em sua página de buscas, homenageia, hoje, o físico americano Robert Norton Noyce, criador do microchip. Se estivesse vivo, Noyce completaria 84 anos.
Nascido em 1927, no Estado de Iowa, Noyce se formou pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 1953, onde desenvolveu interesse pela física. Seu raciocínio era considerado tão veloz que ele ganhou o apelido de “Rapid Robert”.
Após trabalhar em algumas empresas, Noyce iniciou suas pesquisas no Shockley Semiconductor Laboratory, em Mountain View, na Califórnia, em 1956.
Um ano depois, ele criou sua primeira empresa, a Fairchild Semiconductor. Em 1959, registrou a patente de um “dispositivo semicondutor com estrutura de chumbo”, que viria a ser o primeiro microchip. Em 1968, ele cofundou a Intel,hoje sinônimo de microchips, ao lado de Goordon E. Moore.
Após receber uma série de honras do governo americano pela sua contribuição ao desenvolvimento do país, Noyce faleceu aos 62 anos, em 1990. Em 1991, sua família criou a Noyce Foundation, que promove o ensino de matemática e ciências para crianças. Entre outros empresários, Noyce era conhecido como o “prefeito do Vale do Silício”.
 

Engenheiros capturam eletricidade com um sapato

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Na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, engenheiros criaram um dispositivo que pode ser acoplado a um tênis para que os seus passos gerem energia elétrica. Ou melhor, capturem a energia cinética que as pessoas desperdiçam e a transformem em eletricidade.
O mecanismo foi feito revertendo um fenômeno físico conhecido: se você aplicar voltagem elétrica a certos líquidos, eles se movem. Os engenheiros fizeram o contrário e forçaram o líquido a mover eletrodos. O sapato possui duas bexigas de plástico, uma no calcanhar e outra na altura dos dedos, que são enchidas com uma mistura de água e óleo e conectadas por um tubo. Andar normalmente causa uma compressão intercalada dessas bexigas, carregando os eletrodos.
Também alojada no sapato há uma pequena bateria, que vai guardar essa energia. O projeto compreende acesso a essa energia através de uma porta micro-USB no calcanhar no tênis. Os engenheiros também conseguiram uma maneira de transferir, com uma tecnologia sem frio, a carga do sapato direto para a bateria de um celular.
 

Cientistas recriam, pela 1ª vez, arco-íris em 3D


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Em 3D, no computador: o arco-íris dos
pesquisadores da Universidade da Califórnia parece real


Ao estudar técnicas para criar games e filmes mais realistas, pesquisadores americanos acabaram desvendando os segredos da formação do arco-íris.
A equipe liderada pelo professor Henrik Wann Jensen, da Universidade da Califórnia-San Diego, conseguiu recriar em 3D quase todos os tipos de arco-íris existentes na natureza. O sucesso se deve, em parte, à descoberta do formato achatado das gotas.
Usando um método que simula como a luz interage com essas gotículas de água, eles conseguiram, inclusive, simular um arco gêmeo, que se divide em dois.
Jensen, que já trabalhou em filmes como Avatar e teve seu trabalho reconhecido pela Academia de Cinema americana, iniciou suas simulações gráficas buscando melhorar as técnicas usadas em filmes de animações e videogames.

Gotas de hambúrguer

A mecânica básica de um arco-íris é bem compreendida: um feixe de luz é refletido e refratado dentro da gota d’água. A luz do sol se separa em componentes espectrais, formando as cores. O formato das gotas resulta em diferentes tipos de arco.
Até agora, a maioria das simulações de arco-íris assumiam que as gotas eram esféricas. Jensen e sua equipe começaram as simulações de computação gráfica utilizando este formato, mas logo se deram conta de que ele não explicava alguns tipos de arco. A equipe notou que conforme as gotas de água caem, a pressão do ar achata a parte de baixo delas, deixando-as com forma parecida á de um hambúrguer.
Simulações com essa nova forma se mostraram mais bem-sucedidas, e permitiram recriar quase todos os arco-íris observados na natureza. O próximo passo para a equipe é simular outro belo fenômeno: as auroras.
 

iTunes Store chega ao Brasil com Roberto Carlos e Tropa de Elite

Loja da Apple entra no ar trazendo músicas, livros e filmes e oferece opção para alugar conteúdo em vídeo; canções custam US$ 0,99, em média
A loja de entretenimento iTunes Store, da Apple, chegou oficialmente ao Brasil nesta terça-feira (13/12). O canal brasileiro, no qual antes existia apenas aplicativos da App Store, agora conta com um catálogo de músicas e filmes nacionais, além de livros e podcasts. A Apple também está lançado o serviço em mais 15 países da América Latina, entre eles Argentina, Paraguai e Peru.
Entre as músicas, o destaque é a estreia do catálogo digital de Roberto Carlos, com 106 músicas disponíveis na loja. O preço de cada música ainda aparece no formato americano, como US$0,99, mas fizemos o teste e elas podem ser compradas normalmente. Na lista de cantores nacionais, também estão outros populares, como Ivete Sangalo, Marisa Monte e Chico Buarque. Segundo a Apple, o catálogo completo traz mais de 20 milhões de canções, com a maioria das músicas a US$ 0,99 e dos álbuns a US$ 9,99. Segundo a Apple Brasil, os preços devem ser convertidos de dólar para real em 2012.
A empresa possui acordos com gravadoras como EMI Music, Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Warner Music, além de milhares de selos idependentes.
Depois de compradas, as músicas também são baixadas no iPhone ou iPad caso o aparelho esteja registrado com a mesma conta e a opção Transferência Automática esteja habilitada em Ajustes > Conta.
Com o lançamento, quem tem uma conta brasileira na iTunes Store pode adquirir não apenas os novos títulos nacionais, mas também conteúdo internacional, como músicas da banda Coldplay. Antes, era possível comprar apenas aplicativos.
Uma ausência sentida no catálogo da iTunes Store brasileira são as famosas séries de TV, que, segundo a Apple, ainda não tem previsão de chegar por aqui.
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Outra novidade: o serviço iTunes Match para Mac e PC, que permite armazenar músicas na nuvem para acesso via iPhone, iPad ou iPod Touch, também está disponível para contas brasileiras pelo mesmo valor da versão americana: US$24,99.
clip_image011Filmes: compra ou aluguel
Na sessão de filmes, quem rouba a cena é Tropa de Elite 2, junto com os destaques Senna, The Smurfs e Planeta dos Macacos: a Origem. Quase todos os filmes têm a opção para aluguel: o usuário paga um preço menor, aproximadamente um terço do valor original, e pode assistir o filme no iTunes durante 30 dias após o aluguel.
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Depois de reproduzir uma primeira vez, o iTunes oferece 24 horas para que o usuário termine de assistir, e depois o acesso é removido.
 

Intel e Petrobras inauguram no RJ o "Posto do Futuro"

clip_image014O conceito do Posto do Futuro Petrobras, inaugurado hoje na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é resultado da parceria entre a Petrobras Distribuidora (BR) e a Intel. O trabalho conjunto envolveu tecnologias emergentes de interatividade com o consumidor, que possibilitam customizar o atendimento em todas as frentes do posto, desde o abastecimento a loja de conveniência e outros serviços. Essas características credenciam a iniciativa como a primeira dessa categoria no mundo.

A busca constante pela inovação aproximou as empresas. De acordo com o presidente da BR, José Lima de Andrade Neto, "o Posto do Futuro é um desdobramento natural da vocação por inovação da distribuidora. A tecnologia de ponta aplicada nesse posto sinaliza para onde vai o mercado e é onde estaremos."
Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, destaca o fato de o Posto do Futuro ter sido totalmente desenvolvido no Brasil. "É um modelo para a indústria em todo o mundo e um exemplo da criatividade brasileira na aplicação de tecnologias de última geração."
A integração foi o ponto-chave do projeto, na avaliação de Max Leite, diretor de Inovação da Intel Brasil. "Trabalhamos na criação de uma solução específica, o software Posto do Futuro. Ele é o responsável pela integração de todas as tecnologias, portanto, o maior desafio", diz, destacando que trata-se de um sistema aberto, que nasceu com o objetivo de facilitar a interoperabilidade na plataforma, possibilitando a participação de variados parceiros. Além disso, é um conjunto de tecnologias que abriga processadores de baixo consumo de energia (Intel Atom) e também os de alto desempenho da segunda geração da família Core.
"A expansão da plataforma criada com a integração de recursos de outras empresas irá aprimorar os recursos e enriquecer os benefícios para os clientes do posto", afirma Leite. Fazem parte do portfólio de parceiros empresas como Cisco, Idea Labs, Engeset , Multiway e General Electric (GE). Esta última com equipamento de carga de veículos elétricos e nas bombas de combustível com mídia digital e sistema de automação.
A Cisco participa da inovação do posto com o Cisco Cius, dispositivo portátil de comunicação e colaboração, em formato de tablete, com aplicativos específicos para a marca BR, que permitirão aos usuários do posto envolvimento com todos os serviços.
Os consumidores poderão conversar em tempo real com especialistas da BR, por meio de videoconferência em alta definição e será possível tirar dúvidas sobre rotinas de manutenção, como troca de óleo de seus veículos ou mesmo obter informação sobre outros serviços de manutenção oferecidos.
Quem tem cartão fidelidade BR também vai poder utilizá-lo no tablet Cisco e obter informações sobre o catálogo de produtos e as promoções mensais das lojas BR Mania, o acesso a mapas de endereços específicos da cidade, entre outros serviços.
"A inclusão de dispositivos móveis nesse projeto reforça o pioneirismo da BR no País, proporcionando mais agilidade, segurança e qualidade de atendimento aos clientes", destaca Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil.
Além do Cius, o projeto da Cisco para o Posto do Futuro inclui também toda a infraestrutura de servidores, equipamentos wireless, roteadores e switches.
Rumo ao futuro
Foram 12 meses de dedicação de ambas as empresas, que resultaram em um ambiente em que todas as tecnologias se integram, proporcionando atividades e interações futuristas. Desde a sua chegada ao posto, o motorista pode selecionar o combustível no painel localizado na entrada e seguir a cor marcada no chão, ou sinalização em led (a noite), que o levará à bomba escolhida.
Ao estacionar para abastecer, uma tela ao lado da bomba de combustível mostra informações sobre o veículo, ou motorista, identificado por meio de câmeras com capacidade de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia. Isso é possível, pois as tecnologias estão integradas à base de dados do programa de fidelidade da Petrobras Distribuidora [que reúne mais de 7 mil postos de sereviços com a sua bandeira em todo o País], armazenada na nuvem da Petrobras. No cadastro, o motorista escolhe como deseja ser identificado , pelo automóvel, ou pelo nome.
Nada pretende ser desperdiçado nesse ambiente futurista. A água usada para a lavagem dos carros vem 80% das chuvas e é reciclada para ser reutilizada em variadas operações. Com isso, o posto terá 50% de redução no consumo. O mesmo acontece com a energia. Existe um aerogerador, capaz de captar a energia do vento e iluminar em situações de emergência e ainda o uso do chamado "telhado branco" e iluminação "zenital", de indução magnética e de leds. Esses procedimentos, somados, conduzem à economia de energia estimada em 50%.
Há ainda um sistema de energia solar usado para aquecer a água que lava os carros. "A água quente reduz o uso de detergentes químicos e soma-se ao mecanismo de jatos de água que elimina os tradicionais esfregões dessas máquinas, que geralmente riscam a pintura dos veículos", explica Paulo Da Luz, gerente de Tecnologia da Rede de Postos da Petrobras.
E não para por aqui. No "eletroposto", é possível carregar carros elétricos [usando a energia solar], que recebem 80% da carga em apenas três minutos, segundo Paulo. E ainda um banheiro hightech, totalmente autolimpante. "A cada uso, ele limpa sozinho o vaso sanitário, por meio de rotação , e pia, proporcionando um espaço agradável ao usuário."
Na loja de conveniência, mais atrações. As portas da geladeira são verdadeiros banners digitais, que podem promover os produtos que estão em seu interior. E para fechar com chave de ouro, existe um grande banner digital, que chamam de quiosque, totalmente interativo e sensível ao toque. Nele, é possível acessar serviços como traçar uma rota rodoviária para o lugar que deseja [em todo o País] e imprimir esse roteiro para facilitar na viagem. Esse material poderá ser enviado por e-mail ou até mesmo por SMS.
"Vamos desenvolver inúmeras aplicações para essa tecnologia. Tudo isso é apenas o começo. E muito da base de dados do programa de fidelidade da BR poderá gerar uma série de serviços, em linha com as expectativas dos clientes", informa Nelson Costa Cardoso, CIO da Petrobras Distribuidora.
O executivo diz que ao reconhecer a pessoa, essa tecnologia poderá proporcionar promoções personalizadas para esse cliente dentro do Posto do Futuro. O painel pode até reconhecer se a pessoa é do sexo feminino ou masculino e direcionar campanha específica para ela. "É um forte CRM. Mais moderno, integrado. CRM do futuro", finaliza.
A proposta do Posto do Futuro nos remete ao filme Minority Report, de Steven Spielberg [2002], que conta a história de um futuro em que a tecnologia interage de maneira intensa e personalizada com o cidadão, mexendo consideravelmente com o comportamento da sociedade. Era 2054. Quem viver, verá.