5 de outubro de 2011

Positivo anuncia tablets a partir de R$1 mil

clip_image002 A fabricante Positivo anunciou hoje dois tablets com sistema operacional Android. Batizados como Ypy 7 e Ypy 10, com tela de 7 e 9,7 polegadas respectivamente, os tablets virão em versões Wi-Fi e Wi-Fi/3G.
Esses são os primeiros tablets da fabricante nacional e justamente por isso receberam o nome Ypy, que em Tupi significa “primeiro”.
De acordo com a Positivo, a linha de tablets foi desenvolvida a partir de pesquisas com brasileiros, possibilitando a inclusão de um teclado virtual totalmente em português, trazendo caracteres como cedilha.
Os dispositivos virão com um ecossistema chamado Mundo Positivo, que trará conteúdos de revistas e jornais nacionais, livros, filmes, música, jogos e loja de aplicativos própria, totalizando 50 programas pré-instalados, além do acesso aos mais de 200 mil apps disponíveis na Android Market.
O portal Mundo Positivo poderá ser acessado de qualquer computador. Com uma única conta, o usuário pode consumir, comprar, organizar e transferir conteúdos e aplicativos para PCs de qualquer marca, além dos tablets ou e-readers da Positivo. As lojas entrarão no ar simultaneamente à chegada do Positivo Ypy ao mercado.
Os aparelhos terão como padrão tela capacitiva multitoque e formato 4:3, ideal para o consumo de conteúdos digitais segundo a Positivo, além de acelerômetro, porta USB, HDMI e suporte para Adobe Flash.
O Ypy 7 traz tela com resolução de 1024x768 pixels, pesa 420 gramas e tem 11,8 milímetros de espessura. Segundo a Positivo, a bateria terá autonomia de até nove horas em uso constante. O sistema utilizado será o Android 2.3.4 (Gingerbread).
Já o Ypy 10 traz tela de 9,7 polegadas, pesa 700 gramas e tem a mesma espessura do Ypy 7. A bateria, segundo a empresa, tem autonomia de até oito horas de uso contínuo, além de GPS e sistema operacional Android 3.2 (Honeycomb).
O tablet Ypy 7 estará disponível a partir da segunda quinzena de outubro a partir de R$ 999 (versão Wi-Fi). Já o Ypy 10 chegará ao mercado próximo ao Natal, porém a empresa ainda não revelou os preços do dispositivo.

Google lança sistema para transformar o celular em carteira eletrônica

Chamado de Google Wallet, sistema quer que usuário dispense o uso de cartões de crédito e passe a usar o smartphone em suas transações.

A Google anunciou nesta segunda-feira (19/09) o lançamento do Wallet, ferramenta que promete transformar o smartphone do usuário em um cartão de crédito. O recurso já havia sido demonstrado em maio, mas só agora poderá ser usado.
“Nós o testamos exaustivamente, e hoje estamos liberando a primeira versão do aplicativo para a operadora Sprint. Isso significa que enviaremos o programa via conexão sem fio a todos os celulares Nexus S vinculados a empresa”, afirmou Osama Bedier, vice-presidente de pagamentos, via blog oficial.
Por enquanto, o Google Wallet só poderá ser usado por usuários norte-americanos. A MasterCard é parceira no projeto, portanto, clientes que possuam cartão da bandeira poderão vinculá-lo ao celular. O Nexus S possui um chip com a tecnologia wireless Near-Field Communications (NFC) que possibilita a comunicação do dispositivo com terminais de pagamento.
“Somos gratos ao Citi e à MasterCard por serem nossos aliados nesse lançamento. Anunciamos também que Visa, Discover e American Express também já liberaram suas especificações acerca do NFC, de modo que seus cartões poderão ser incorporados nas futuras versões do Wallet”.
A iniciativa da Google só terá sucesso caso os estabelecimentos também abracem a ideia. A parceria com as bandeiras de cartão de crédito é um primeiro passo, mas de nada adiantará caso as grandes cadeias de lojas não disponibilizem máquinas em que os pagamentos móveis poderão ser feitos.
As previsões, porém, são otimistas. Segundo o instituto Juniper Reserch, o dinheiro movimentado em pagamentos via celular deverá alcançar 670 bilhões de dólares em 2015 – três vezes mais do que o projetado para este ano. A quantia inclui desde transações com NFC a transferências financeiras.
“Nosso objetivo é tornar possível que todos os pagamentos por cartão sejam feitos pelo Google Wallet, de modo que você possa dar adeus a suas enormes carteiras. Na verdade, temos um vídeo (veja abaixo) com nosso primeiro cliente, alguém que já está pronto para substituir o seu famoso acessório”.
Por fim, a Google avisa que este é apenas o começo, e que pretende em um futuro próximo, liberar o aplicativo para outros smartphones.

Facebook muda feed e cria placar de novidade

clip_image004 No mesmo dia em que o Google+ anuncia sua abertura ao público geral, o Facebook contra-ataca com duas novidades.
O site está mudando a maneira como as atualizações são exibidas no feed de notícias. Além disso, a página inicial do usuário está ganhando um placar onde as notícias são atualizadas em tempo real.
No feed de notícias do Facebook, em vez de as notícias serem exibidas em ordem cronológica, elas serão ordenadas em função da frequência em que o usuário visita o site. Se faz uma semana que ele não entra na rede social, um resumo das notícias daquele período é exibido primeiro. Se a pessoa vai ao Facebook várias vezes num dia, o site mostra primeiro os posts mais recentes. Outra mudança é que as fotos passam a ser exibidas em tamanho maior.
O novo quadro Novidades passa a ser exibido no canto superior direito da página, ao lado do feed de notícias. Nele, as notícias vão mudando à medida que novos posts são publicados pelos contatos do usuário. Clicando numa delas, o post completo é exibido, com a foto e algumas informações da pessoa que o publicou. E o usuário pode adicionar seus comentários. Assim, fica fácil entrar numa conversa em andamento.
Esse quadro pode ser útil para quem verificar se um post está gerando discussões e se espalhando pela rede. Abaixo do quadro Novidades, aparece o de bate-papo. A linha divisória entre eles pode ser arrastada para cima ou para baixo. Com as mudanças, deixam de existir as opções de visualização Principais Notícias e Mais Recentes.
As novidades devem começar a ficar disponíveis para os usuários nesta noite. Sua divulgação acontece dois dias antes do início da conferência f8, que o Facebook realiza em São Francisco, na Califórnia, na próxima quinta-feira. Lá, é possível que a a empresa anuncie mais mudanças no layout do site.
Na verdade, as mudanças divulgadas hoje eram esperadas para o f8. É possível que a empresa tenha decidido antecipá-las para se contrapor ao anúncio da abergura do Google+. O que está claro é que a turma de Mark Zuckerberg está reagindo com rapidez à investida do Google na área de redes sociais. Vai ser uma boa briga. O vídeo abaixo (em inglês) mostra as mudanças no Facebook.

Chip quad-core da Nvidia tem núcleo extra "escondido"

Com codinome Kal-El, quinto núcleo do chip será responsável por tarefas com menos demanda de energia, com objetivo de aumentar a vida útil da bateria.
A Nvidia revelou as especificações técnicas de seu futuro processador quad-core, conhecido como “Kal-El”. O primeiro chip móvel quad-core do mundo na verdade possui um quinto núcleo escondido, o qual a companhia se referiu como “companion core” (ou núcleo companheiro, em tradução livre) para gerenciar tarefas com menos demanda de memória, como navegação Web. Ao incluir esse núcleo extra, a empresa afirmou que os usuários podem esperar uma economia de energia muito maior em tablets e smartphones.
O segredo do Projeto Kal-El, esse quinto núcleo patenteado, de acordo com um post feito pela Nvidia em seu blog, é o fato de o chip rodar em uma frequência mais baixa, “com pouquíssima bateria”. O core extra fica em segundo plano, funcionando em um modo oculto, de forma que os sistemas operacionais e apps não precisam ser redesenhados para usufruir do recurso. Ele irá surgir apenas quando for apropriado.
Esse quinto núcleo será responsável por tarefas que demandem menos energia, como navegação na web, execução de músicas e vídeos em segundo plano, permitindo que os outros quatro núcleos possam receber menos energia, até que sejam requeridos para funções de alta performance como processamento de imagens ou jogos. Quando os quatro núcleos entram em jogo, o quinto sai de campo e recebe menos energia. O resultado final pode ser uma performance e eficiência maiores da bateria de até 50% comparado ao Tegra 2, de acordo com a Nvidia. Os primeiros aparelhos equipados com o Kal-El devem chegar ainda este ano.

Windows 8 traz novo visual na tela de boot

 

No lugar dos códigos de BIOS, usuário verá o logotipo do fabricante do PC, mesmo com dual-boot.

Um dos muitos e notáveis novos recursos do Windows 8 é a rapidez com que o sistema inicia. Pode levar menos de 7 segundos para o computador estar pronto para o uso. Mas com tão pouco tempo de inicialização, o que você verá em vez de uma tonelada de textos de aceleração de BIOS?
No Windows 8, a Microsoft acabou com as mensagens de BIOS. Você vê apenas um logotipo do fabricante do seu PC em alta resolução. Como a Microsoft explicou no blog oficial do Windows 8, "o firmware renderiza o logotipo durante o POST ("Autoteste de inicialização", uma sequência de testes de hardware realizada pelo BIOS) e o logotipo persiste na tela mesmo através do boot do Windows. Certamente, estamos fazendo a ponte entre duas experiências (firmware + sistema operacional) para proporcionar uma experiência ..."
("Fazendo a ponte entre duas experiências?" Santa engenharia, Batman!)
A mudança na tela de carregamento não afeta apenas o processo de inicialização. Se você tentar fazer um boot a partir de um drive USB, por exemplo, você não precisará mais se aprofundar em menus BIOS - você poderá usar as opções de boot do dispositivo diretamente no menu de opções do login.
E, se você tem uma configuração dual-boot, também será exibida uma tela simples com as duas opções de sistemas operacionais. Ambos são apresentados diretamente na tela azul Metro. O estranho texto de carregamento será mais ou menos escondido na interface, a menos que você opte por usar o prompt de comando.
Confira o vídeo abaixo para uma explicação visual da nova interface de inicialização:

Google+ cresce 30% em 48h

clip_image005 A Google+, nova aposta do Google para emplacar no segmento das redes sociais, cresceu 30% em 48h após liberar o acesso para o público geral.
De acordo com Paul Allen, uma analista independente que está acompanhando o crescimento da rede social, o nível de procura pelo serviço após a liberação dos convites foi o mesmo de quando ele foi lançado.
Segundo estimativas do americano, a Google+ possuiria agora cerca de 43,4 milhões de usuários. No dia 9 de setembro, eram 28,7 milhões. Para chegar ao número, a equipe de Allen estabeleceu uma fórmula baseada no número de sobrenomes cadastrados na rede social.
Para fator de comparação, na semana passada, durante a f8, o Facebook anunciou que atingiu a marca de 800 milhões de usuários.