25 de fevereiro de 2010

Buscas em tempo real: cinco alternativas para não usar apenas o Google e o Bing

Publicado em 24/02/2010
Diferentemente dos mecanismos tradicionais, a pesquisa em tempo real indexa atualizações de redes sociais. Conheça algumas opções de sites.

Quando grandes mecanismos de busca como o Bing, da Microsoft, e o Google anunciaram que entrariam no mundo das buscas em tempo real ano passado, eles se juntaram a um pequeno número de iniciativas que já estavam nesse mercado.

Diferentemente de sistemas de pesquisa tradicionais, sites em tempo real indexam atualizações de comunidades sociais como Twitter, Delicious, Flickr e YouTube, mostrando ao usuário os tópicos mais quentes em discussão na web.

Muitas pessoas se voltaram para as buscas em tempo real para acompanhar eventos, já que os resultados podem mostrar blogs e fontes de informação que mecanismos tradicionais às vezes não mostram."Eles essencialmente permitem que você veja o material logo depois de ser publicado", diz o criador da SEO Made Simple, Michael Fleischner.

Dê a esses cinco mecanismos uma chance. Muitos têm interfaces intuitivas e são customizáveis, para ajudar a encontrar exatamente o que se procura assim que o fato acontece.

Collecta

No Colectta, você verá uma lista "o que está acontecendo agora" - uma relação de tópicos com artigos relacionados, tweets, posts de blogs, fotos e comentários sobre buscas populares. A listagem dos tópicos e conteúdos relacionados muda em tempo real de acordo com a popularidade. Quando você entra em uma busca e clica em “Now!”, o Collecta mostra uma lista de posts – de comentários de leitores em sites de notícias a tweets recentes e posts em blogs. Também há a opção de limitar as buscas para blogs e artigos, comentários em blogs, atualizações no Twitter, fotos no Flickr e outros.

Leapfish

O Leapfish permite que você pesquise de duas maneiras: em tempo real ou de maneira convencional. A página de resultados vai mostrar as principais notícias, artigos da Wikipedia, resultados da web, vídeos, tweets, blogs e imagens. O Leapfish permite filtrar resultados para apenas de web, tempo real, vídeos ou outros.

OneRiot

Você pode dividir resultados de duas maneiras: “Tempo real” e “Pulso”. A procura em tempo real mostrará os conteúdos mais recentemente compartilhados. Já a função Pulso exibirá os resultados “mais valiosos socialmente” relacionados à busca – essa listagem é feita de acordo com o número de vezes que o conteúdo foi compartilhado em diversos sites e com qual freqüência são compartilhados, além de outros fatores.

Scoopler

O Scoopler agrega e organiza conteúdo em tempo real ao indexar atualizações de fontes de notícias e sites sociais como Twitter, Flickr, Digg, Delicious e outros. Os resultados são divididos em duas colunas: compartilhamento popular, que incluem vídeos, imagens e links, e uma seleção de menções no Twitter, Delicious e outros sites.

Uma função interessante é o “peek”, que aparece quando você mexe o mouse em algum resultado em particular. Clicar permite uma prévia do site sem sair do Scoopler.

Thoora

O Thoora identifica o que está atraindo barulho ao indexar a blogosfera para determinar quais são as notícias que mais atraem a atenção.

Você verá a página de resultado do Thoora quebrada em três painéis: um com resultados de busca de sites com as notícias e posts de blogs; um “status de busca”, que mostra uma linha de tempo da popularidade do tópico procurado; e uma caixa com tweets relevantes sobre o tema.

Piadinha:

Como diz aquele novo ditado...

Quem com vírus infecta, com vírus será infectado!

Mais vale um arquivo na mão do que dois baixando...

Não adianta chorar pelo link clicado!

A pressa é inimiga da conexão!

Na Internet, as melhores coisas são imorais, ilegais ou pedem número de cartão de crédito!

Em terra off-line, quem tem 486 é rei!

Tendinite pouca é bobagem!

Não há nada como um clique após o outro!

Ruim com o seu micro, pior com o meu!

Antes só do que em bate-papo homossexual!

Quem nunca entrou em site de sacanagem, quando entra se lambuza!

Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla!

Hacker que ladra, não morde!

Em casa de programador, o espeto é de fibra ótica!

Memória não é documento!

Dedo mole em tecla dura, tanto bate até que acostuma!

Clicar e teclar, é só começar!

Clique onde eu digo, mas não clique onde eu clico!

Sites passados não movem o browser!