3 de outubro de 2012

Apple começa a vender iPhone 5 em mais 22 países

image
A Apple começou a vender o iPhone 5 em mais 22 países na última sexta-feira (28). Agora, no total, o aparelho está disponível em 31 mercados.
Consumidores da Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça agora também já podem comprar o aparelho em lojas locais.
Inicialmente, a Apple começou a vender o aparelho em nove países: Estados Unidos, Austrália, Canadá. França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura e Reino Unido, no último dia 21.
No primeiro fim de semana, 5 milhões de aparelhos foram comercializados.
O número é recorde. Em 2011, a empresa atingiu 4 milhões de unidades vendidas do iPhone 4S em uma semana. Já o iPhone 4 levou três semanas pra alcançar esse mesmo número.
A Apple ainda não anunciou quando o aparelho chega ao Brasil. A expectativa é que as vendas comecem ainda este ano.

Tim Cook se desculpa por mapas de iPhone 5

image
Tim Cook, CEO da Apple, se desculpa com usuários do iOS 6
O CEO da Apple, Tim Cook, pediu desculpas publicamente pelo novo sistema de mapas da empresa. Em carta aberta no site oficial da empresa, Cook sugere que o usuário use outros sistemas de mapas, como do Bing, MapQuest, Google ou Nokia, a partir do navegador do aparelho.
Ele admite que o sistema de mapas da empresa ficou aquém do objetivo da empresa de levar ao usuário a melhor experiência possível. O CEO lembra que a Apple continua fazendo melhorias para o sistema nativo de mapas.
A Apple rompeu a parceria no com o Google para o desenvolvimento de aplicativos. Serviços como YouTube e Google Maps já não estão mais integrados com a nova plataforma. O jornal New York Times diz ter confirmado que o Google Maps para iPhone está em desenvolvimento. Mas o aplicativo só deve ficar pronto no final do ano.
Ao apresentar o iOS 6, a empresa de Tim Cook também mostrou o novo sistema de mapas, desenvolvido com parceria da TomTom. Após atualizarem o sistema, os usuários encontraram inúmeras falhas e o serviço virou piada na internet.
Os mapas da Apple apresentavam erros na navegação 3D. Certos cenários estavam distorcidos, os tornando irreconhecíveis. Além disso, o aplicativo ignorava algumas cidades e criava pontos que não existiam no local. Veja 6 piadas relacionadas que os usuários fizeram.
Cook também lembra que são mais de 100 milhões de dispositivos com iOS 6 compatíveis com o sistema integrado de mapas da empresa. Os usuários com os novos mapas já procuraram mais de meio bilhão de locais em menos de uma semana.

Anatel vai fiscalizar transmissão de dados durante eleições

image
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai colocar um funcionário em cada estado à disposição dos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia das eleições municipais para mediar possíveis problemas de transmissão de dados que possam acontecer durante o pleito.
A medida foi anunciada pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante reunião com a presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, e representantes das empresas de telefonia de todo país.
O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições. Rezende disse que a Anatel vai se reunir nesta semana com representantes das empresas para pedir atenção redobrada no dia da eleição (7 de outubro).
Cármen Lúcia relatou a Rezende as reclamações dos TREs em relação aos contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longas distância e transmissão de dados. Ela disse que, em julho deste ano, durante o registro de candidaturas, já foram detectados alguns problemas.

Justiça decide a favor de Microsoft contra Google em patentes

image
Uma corte dos Estados Unidos decidiu que a Motorola Mobility, unidade do Google, não pode executar uma liminar de patente que obteve contra a Microsoft.
A liminar proibiria a Microsoft de "oferecer, comercializar, utilizar, importar ou possuir" na Alemanha alguns produtos, incluindo o videogame Xbox 360 e certos softwares Windows.
A decisão contra a liminar alemã veio de um corte de apelos em San Francisco, Califórnia.
Representantes de ambas as companhias não foram encontrados imediatamente para comentários.
O atual Xbox 360 é um console líder de mercado nos Estados Unidos, e a expectativa é de que a Microsoft vá revelar sua próxima geração do videogame em 2013.
A Microsoft disse que as patentes da Motorola são partes padrões e essenciais de seu software e que a Motorola está pedindo muito em royalties pelo seu uso.
A Microsoft processou a Motorola nos Estados Unidos em 2010, e a Motorola então entrou com um processo na Alemanha. Em abril, um juiz federal de Seattle, concedeu o pedido da Microsoft por uma medida restritiva contra a Motorola na Alemanha.
Na decisão da sexta-feira, um painel de três juízes manteve a decisão do juiz federal. Desde que a Microsoft já havia apresentado um processo contra a Motorola por quebra de contrato nos EUA, as cortes dos EUA têm o poder de colocar a liminar alemã em espera, disse o painel.
"No fim, este caso é uma disputa privada sob a lei de contratos do Estado de Washington (nos EUA) entre duas corporações norte-americanas", de acordo com a decisão.

Google Street View fotografa disco voador no Texas

image
O Google Street View já registrou pessoas vomitando, peladas, andando armadas, entre outras bizarrices. Porém, desta vez, a história não vem das ruas mas do céu.
O serviço para a captura de imagens panorâmicas do Google teria fotografado um objeto voador não identificado. O suposto disco voador estaria sobrevoando a cidade de Jacksonville, no Texas.
A imagem foi percebida pela usuária Andrea Dove, que mora em Houston e fazia uma pesquisa para encontrar o endereço de alguns familiares.
O fato chamou a atenção do canal KLTV, que enviou um repórter para investigar a história. Porém, na cidade ninguém havia visto o disco voador.
A equipe da KLTV tentou encontrar outras imagens semelhantes no serviço, mas não conseguiu.
O Google não se pronunciou sobre o assunto. Talvez eles estejam guardando o disco voador para eles mesmos investigarem, já que possuem planos para explorar asteróides no espaço.