13 de junho de 2012

Facebook vai desaparecer até 2020, diz analista


clip_image001
Para Eric Jackson, rede social terá dificuldades para migrar para o universo móvel
Todo ápice é seguido de decadência e para o analista e investidor da Ironfire Capital, Eric Jackson, a do Facebook irá acontecer até o final desta década.
“Em cinco ou oito anos, o Facebook irá desaparecer da maneira que o Yahoo! desapareceu. A empresa fundada por Jerry Yang ainda tem 13 mil funcionários, mas hoje possui valor de mercado de apenas 10% em relação ao início dos anos 2000”, afirmou ele durante o programa “Squawk on the Street”, da CNBC.
Para Jackson, o crescimento das plataformas móveis e o surgimento de novos aplicativos vai comprometer o Facebook, uma empresa construída sobre o paradigma de um website.
“O mundo está mudando mais rápido, se tornando mais competitivo. Eu acho que aqueles que foram dominantes em uma geração anterior terão dificuldades para migrar para um novo tempo”, afirmou.
"O Facebook pode comprar um monte de empresas novas, mas eles ainda serão um website, grande e gordo, o que é diferente de um aplicativo móvel”, completou ele.
Algumas das compras recentes anunciadas pelo Facebook, como a da empresa de geolocalização Gowalla e a do Instagram, já anunciam essa mudança em direção ao universo móvel.
Apesar disso - e diferente do Google -, o Facebook ainda não possui modelos de negócios para seus apps.
Esse teria sido um dos motivos para a queda do preço das ações da empresa. Colocados à venda por 38 dólares, os papéis são negociados atualmente por cerca de 26,90 dólares.

MSI Slider S20, um ultrabook com cara de tablet

clip_image002
A MSI decidiu mostrar que também entende de tablets, ou de ultrabooks, ou de híbridos durante a feira Computex, que acontece entre 5 e 9 de junho em Taiwan. Durante o evento, a empresa demonstrará o Slider S20.
Armado com uma tela de 11,6 polegadas, esse gadget roda o Windows 8 e traz um teclado QWERTY completo num sistema de slide. A proposta é parecida com a da Asus para o tablet Eee Pad Slider. A principal diferença, além do sistema operacional da Microsoft, será a configuração de peso.
clip_image004
A MSI ainda não apresentou todos os detalhes, mas o produto inclui portas USB 3.0, Bluetooth, HDMI e provavelmente a nova família de processadores Intel. Segundo o Engadget, o aparelho chega ao mercado europeu em setembro, com modelos de 899 e 799 euros.
clip_image006

Corning e Sharp apresentam protótipos de telas flexíveis

clip_image007
Protótipo revelado pela Sharp
A Sharp e a Corning, duas grandes fabricantes de display, anunciaram cada uma seus protótipos para telas LCD e OLED flexíveis.
As novas telas da Sharp são finas como uma folha de papel. A empresa usa a tecnologia de óxido de índio e zinco gálio (IGZO) para criar os displays LCD e OLED com imagens de excelente qualidade e baixo consumo de energia.
O protótipo exibido pela Sharp possui 4,9 polegadas e resolução de 720 x 1280 pixels. A empresa também já desenvolve outro modelo de 6,1 polegadas e resolução de 2560 x 1600 pixels.
Segundo a empresa, modelos de 3,4 polegadas (resolução de 540 x 960 pixels) e displays OLED de 13,5 polegadas com resolução 3840 x 2160 pixels também serão produzidas futuramente.
A Corning, fabricante do conhecido Gorilla Glass, também revelou detalhes do seu projeto para vidro flexível para smartphones.
clip_image008
Willow Glass, protótipo criado pela Corning
Seu novo produto recebe o nome de Willow Glass (veja vídeo a seguir) e tem a finura de 100 mícron (um mícron equivale a milésima parte de um milímetro), que poderá ser utilizada como um substrato flexível para painéis LCD e OLED.
O Willow Glass poderá deixar os dispositivos mais leves e também resistentes, uma vez que conta também com as tecnologias antirrisco do Gorilla Glass.
Segundo a Corning, o Willow Glass aparecerá primeiro em smartphones, mas a empresa também planeja utilizá-lo em outras vertentes como células solares e iluminação.

Menino de 17 anos cria busca que concorre com o Google

clip_image009
Nicholas Schiefer disse que as buscas na internet são ´a parte realmente aparente da inteligência artificial`
O estudante canadense Nicholas Benjamin Schiefer foi vencedor em ciências da computação no Intel Foundation Young Scientist, prêmio para jovens cientistas. O jovem, que tem apenas 17 anos, desenvolveu um sistema de buscas novo, baseado em redes sociais como Twitter e Facebook.
Em entrevista ao Wall Street Journal, por Skype, Schiefer explica que estudou o que é chamado de "micro-search", pesquisas online que relacionam pequenos dados.
No caso de posts do Facebook e tweets, o algoritmo desenvolvido pelo jovem é capaz de conectar palavras-chaves de sistemas como o Google com os conteúdos limitados das redes sociais, otimizando a busca.
Vindo de Ontário, no Canadá, Nicholas Schiefer disse que se interessa por computação desde os 7 anos, quando tinha terminado os livros da saga Harry Potter, e que as buscas na internet são "a parte realmente aparente da inteligência artificial". O jovem pretende agora fazer com que seu algoritmo funcione de forma rápida e efetiva.
Schiefer ganhou o prêmio junto com Jack Andraka, que criou um método 28 vezes mais rápido de detectar câncer, e Ari Dyckovsky, que investigou o "teletransporte quântico".

4G terá competição nacional entre as quatro grandes operadoras

Claro, Vivo, TIM e Oi compraram licenças para explorar o novo serviço, que precisa entrar em operação em abril de 2013, com cobertura das cidades-sede da Copa do Mundo.
clip_image010
O apetite das quatro grandes operadoras móveis, que atuam no Brasil, para a compra das faixas de 4G durante o leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que começou nesta terça-feira (12/06), em Brasília, sinalizou o começo de uma competição para entrega de banda larga móvel até cem vezes mais rápida que a 3G. Claro, Vivo TIM e Oi compraram licença nacional para explorar os novos serviços.
A Claro e a Vivo adquiriram os lotes mais valorizados por oferecem maior capacidade de banda (20+20 MHz), que segundo as operadoras, podem alcançar velocidades de até 100 Mbps. A operadora do grupo mexicano América Móvil pagou 844,5 milhões de reais pelo primeiro bloco dessa faixa, com ágio de 34,01% sobre 630,191 milhões de reais, preço mínimo estabelecido pela Anatel.
Já a companhia dos espanhóis, arrematou o segundo bloco das faixas de 4G com a mesma amplitude de banda das adquiridas pela Claro por 1.050 bilhão de reais, com aumento 66,62% sobre o preço inicial de 630,1 milhões de reais.
TIM e Oi levaram os lotes de 4G das subsfaixas de frequência de 10+10 MHz, que tinham preços mínimos de 315 milhões de reais. O grupo italiano deu lance de 340 mil reais, com ágio de 7,90% e a Oi desembolsará por pacote o equivalente 338,8 milhões de reais com acréscimo de 5% da oferta inicial.
Juntamente com a compra das faixas de 2,5 GHz para operar 4G, as quatro operadoras foram obrigadas a comprar também as frequências de 450 MHz, para levar internet e serviços de telefonia para áreas rurais carentes de infraestrutura de telecom.
Após a compra das freqüências, as quatro teles terão de correr para construção das novas redes dentro do prazo estabelecido pela Anatel. Pelos cronogramas, o serviço terá de entrar em operação até de 30 de abril de 2013, com cobertura inicialmente nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. As subsedes terão de contar com os serviços até 31 de dezembro de 2013.
Barreira dos terminais
Na avaliação de Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, que monitora o mercado brasileiro de telecomunicações, Vivo e Claro demonstraram no leilão que são as que estão com maior capacidade para investimento em banda larga pela agressividade na compra das licenças mais valorizadas de 4G. Elas também estão implementando projetos de HSPA+, que é uma evolução das redes 3G.
Com o apetite das quatro operadoras, Tude observa o início de uma competição nacional em 4G e disputa por consumidores na área de dados para incremento da receita para compensar a queda de voz. Entretanto, ele afirma que a falta de terminais compatíveis com o serviço será uma barreira e que os planos serão mais focados na venda de modem.
Como o Brasil está entrando em 4G juntamente com o resto do mundo, há poucos modelos de smartphones compatíveis com o serviço. Em razão disso, o preço dos terminais é elevado. É uma situação bem diferente do início de 3G no mercado local. Por ter se atrasado, o País e se beneficiou da escala mundial de terminais. “Com 4G, as operadoras vão colocar as redes no ar mas terão de esperar os preços dos dispositivos baixarem”, diz Tude.
Durante a Copa do Mundo, nem todos visitantes estrangeiros que trouxerem terminais 4G vão poder acessar o serviço no Brasil. Alguns países como os Estados Unidos estão adotando a frequência de 700 MHz e o Brasil optou pela faixa de 2,5 GHz. A faixa de 700 MHz está alocada para as emissoras de TV e poderá ser destinada para telecomunicações somente depois de 2014.
Humor:
Uma senhora ligou para a Compaq dizendo que seu computador novo não funcionava. Ela disse que tirou o computador da embalagem, ligou-o na tomada, esperou 20 minutos e nada aconteceu. Quando perguntada sobre o que ocorria quando ela apertava o botão de ligar ela respondeu: "Que botão de ligar?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário