31 de agosto de 2011

Samsung acusa Apple de copiar iPad do filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço"

Astronautas do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço jogam Angry Birds. Montagem: Foss PatentsEm ação na justiça, empresa sul-coreana diz que design do tablet já aparece em trecho do filme de Stanley Kubrick; companhia é acusada de violar patente com seu Galaxy Tab.

Em mais um round das suas intermináveis disputas judiciais com a Apple, a Samsung agora acusando a rival de ter “roubado” o design do seu iPad de uma cena do clássico filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick.
De acordo com informações do blog Foss Patents, do especialista em patentes Florian Muller, a nova ação da fabricante sul-coreana teve entrada na noite de ontem, 23/8, e inclui imagens do filme e links para assistir ao trecho de cerca de um minuto no YouTube. O clipe (disponível abaixo) mostra astronautas manuseando duas espécies de tablets na mesa enquanto comem.
Para justificar a inclusão do trecho do filme como indicação da existência anterior de uma determinada patente do iPad que ela é acusada de violar com seu Galaxy Tab, a Samsung afirma que “assim como no design alegado da Patente D’889, o tablet mostrado no clipe tem um formato retangular com uma tela dominante, bordas estreitas, uma superfície predominantemente plana, uma parte traseira plana (o que é evidente já que os tablets estão colocados deitados na superfície da mesa), e um formato fino." Resta saber se a corte aceitará o argumento da Samsung.
E você, achou parecido? Diga nos comentários abaixo.

Sem Jobs, Samsung pode assumir a liderança
clip_image001
A renúncia de Steve Jobs como presidente-executivo da Apple abriu as portas para a rival Samsung Electronics em um momento crucial na batalha pela liderança no segmento de smartphones, travada nas lojas e tribunais de todo o mundo.
Jobs entregou o comando da empresa ao seu braço direito Tim Cook na quarta-feira, afirmando não estar mais em condições de cumprir suas funções, o que agravou temores de que a saúde do ícone do Vale do Silício tenha piorado.
Embora a Apple e analistas tenham destacado a experiência de Cook e a permanência de Jobs como presidente do conselho, além do forte quadro de executivos do grupo, a saída dele afetará a situação da sul-coreana Samsung, rival da Apple.
As receitas da Samsung, mais que de qualquer outra empresa, estão ligadas às da Apple, tanto como concorrente quanto como fornecedora de componentes.
As empresas são rivais diretas, e a linha Galaxy de smartphones e tablets da Samsung, equipados com o sistema operacional Android, do Google, é vista como principal concorrente ao iPad e iPhone.
"Mesmo antes da renúncia de Steve Jobs, a Samsung estava ficando mais e mais otimista com sua capacidade de enfrentar a Apple diretamente no mercado de celulares inteligentes", disse Mark Newman, ex-diretor de estratégia da Samsung.
"Agora, o jogo está aberto e a Samsung só perderá se quiser. Estão ganhando mercado devido à mudança da dinâmica no setor de celulares inteligentes", acrescentou Newman, que hoje é analista de produtos de memória e bens eletrônicos de consumo na Sanford C Bernstein.
"A gigante sul-coreana fez grandes avanços, e agora está se preparando para destronar a Apple", acrescentou.
Quando executivos da Samsung perguntaram a Hong Won-pyo, vice-presidente executivo da divisão móvel da empresa, em reunião semanal na quarta-feira, se a companhia seria capaz de superar a Apple no mercado de smartphones no curto prazo, ele respondeu que estava confiante, de acordo com um participante da reunião, realizada horas antes do anúncio da saída de Jobs.
iPad brasileiro deve ficar para 2012
clip_image002
Os tablets da Apple que deveriam ser produzidos no Brasil ainda neste semestre e chegariam ao mercado para o Natal, de acordo com previsão feita em junho pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, vão atrasar.
Segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região, Evandro Oliveira Santos, embora já tenham sido selecionadas 800 pessoas para trabalhar na fábrica dos iPads, iPhones e iPods em Jundiaí, a nova unidade localizada no quilômetro 66 da Rodovia Anhanguera ainda não está em funcionamento.
“Nós já imaginávamos isso. Os iPads produzidos aqui devem chegar ao mercado em 2012 e não este ano”, afirmou. “A fábrica já está selecionando e vai começar a contratar”, disse o sindicalista. A expectativa do sindicato é de que 3 mil pessoas sejam contratadas.
O investimento anunciado pela multinacional taiwanesa no Brasil, durante visita da presidente Dilma Rousseff à China em abril, foi de R$ 12 bilhões.
A assessoria de imprensa da Foxconn manteve o discurso de que não se pronunciará sobre o assunto e que as informações divulgadas não são oficiais. A Foxconn já possui licença da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) para instalação e já existe movimentação no local escolhido para a realização da obra do galpão que abrigará a produção de tablets e smartphones.
A Prefeitura informou que o pedido de alvará para funcionamento do novo galpão da Foxconn foi feito em 14 de julho, mas ainda não foi liberado pela administração, que aguarda parte da documentação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Facebook terá filtros para fotos, diz jornal
clip_image003
Função deve ser similar à ofertada pelo Instagram;
Zuckerberg teria feito oferta para compra do serviço
O Facebook pretende incorporar uma série de filtros para fotos em sua versão móvel para smartphones.
De acordo com dois engenheiros ouvidos pelo blog Bit, do The New York Times, a nova função já estaria pronta, porém, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, deseja agregar mais opções ao serviço antes de lança-lo.
De acordo com os engenheiros, o serviço do Facebook deve contar com 12 opções de filtros, alguns deles similares aos do Instagram. O Facebook teria, inclusive, tentado comprar o Instagram para integrá-lo à plataforma, porém, a oferta teria sido recusada por Mike Krieger e Kevin Systron, criadores do serviço. O Instagram não quis comentar o rumor.
Em fevereiro deste ano, a empresa de Systron recebeu um aporte de 7 milhões de dólares da Benchmark Capital.
Esta semana, o Facebook anunciou que irá desabilitar o serviço para geolocalização Places de seus apps.
TIM terá TV por assinatura em 2012
clip_image004
Com a aprovação do PL-116 para o mercado de TV por assinatura, diversas empresas já demonstraram interesse em participar. E a operadora TIM também sinalizou que até 2012 deverá oferecer o serviço no país.
O PL-116 foi aprovado pelo Senado na semana passada e agora aguarda sanção presidencial. Este projeto de lei permite que empresas estrangeiras e companhias telefônicas ofereçam serviços de TV por assinatura através de suas redes de cabo e fibra óptica.
"Estamos negociando parceria com provedores de conteúdo", disse o diretor comercial da empresa, Lorenzo Lindner à agência Reuters, acrescentando que um serviço de TV paga pode ser oferecido ao consumidor "provavelmente" em 2012.
A empresa afirma que já está negociando parcerias com provedores de conteúdo para oferecer planos de TV por assinatura. Além da TV paga, a TIM também confirmou que irá oferecer ainda este ano internet de alta velocidade através da rede de fibra óptica da Atimus, adquirida pela empresa neste ano.
Conheça as vulnerabilidades do IPv6 e proteja a rede
Novo protocolo de internet pode abrir portas para ataques. Saiba de que forma eles podem acontecer e trabalhe para evitá-los.
clip_image005 Nos últimos tempos, especialistas do mercado de TI observaram aumento no número de ataques que se aproveitam de vulnerabilidades conhecidas do IPv6, novo protocolo de internet que substitui o IPv4.
O IPv4 utiliza endereços de 32 bits e pode suportar 4,3 bilhões de dispositivos conectados diretamente à internet. O IPv6, por sua vez, utiliza endereços de 128 bits e pode conectar um número virtualmente ilimitado de dispositivos.
A Salient Federal Systems, empresa de engenharia de TI, identificou uma série de incidentes que envolvem ataques ao IPv6, baseados, por exemplo, em radiodifusão DNS. A companhia afirma que todas essas ameaças podem ser eliminadas com o uso de um conjunto de ferramentas de inspeção de IPv6-enabled.
"Estamos de olho nesses ataques, só não podemos dizer onde eles estão", diz Lisa Donnan, que lidera o Centro de Excelência de Segurança Cibernética da Salient, que em março comprou a Command Information para reforçar a atuação no segmento de IPv6.
Mesmo que não aponte exatamente onde estão concentrados esses ataques, a organização apresenta os motivos pelos quais são desencadeados. O primeiro deles é resultado do intenso tráfego de IPv6 encapsulado em redes IPv4, fruto de um mecanismo chamado Teredo, que está embutido no Microsoft Windows Vista e Windows 7.
Essa vulnerabilidade é conhecida há pelo menos cinco anos, mas ainda está sendo explorada. “Esse cenário é um sinal verde para penetração na rede”, afirma Jeremy Duncan, diretor sênior e arquiteto de rede IPv6 da Salient Federal Systems.
Duncan mostra preocupação em relação ao uTorrent, cliente IPV6 e que é usado para compartilhamento de grandes arquivos como músicas e filmes. O executivo diz que o uTorrent roda em Toredo e a comunidade BitTorrent, que também possibilita compartilhamento, está descobrindo o mundo IPv6 como forma de evitar o congestionamento da rede.
Duncan diz que os usuários do Vuze, outra aplicação BitTorrent, preferem IPv6 ao IPv4.
“Usuários BitTorrent estão descobrindo que o IPv6 evita o estrangulamento da rede", diz Duncan."Esse é um problema para as operadoras. Eles não serão capazes de desacelerar o tráfego IPv6 porque não estão efetuando o controle”, completa.
A Salient Federal observou ainda uma série ataques com Type 0 Routing Heade, recurso do IPv6 que permite que um operador de rede identifique roteadores ao longo do caminho que ele quer danificar. O Internet Engineering Task Force recomendou em 2007 a desativação desse sistema por considerá-lo uma ameaça grave.
A Command Information identificou um ataque chamado Routing Header Type 0 após um de seus roteadores de borda sair de operação. Ele teve origem a partir de uma rede de pesquisas na China. Se tivesse sido bem-sucedido, teria permitido que o invasor enviasse o tráfego malicioso para a Command, comprometendo a rede.
"Os gerentes de rede têm de desativar esse recurso em seus roteadores", diz Duncan. “Esses sistemas estão presentes em, por exemplo, roteadores da Cisco, embora os mais recentes não tenham essa função. Assim, o problema são os mais antigos.”
Outra ameaça relacionada ao IPv6 tem origem em Sistemas de Nomes de Domínios (do inglês DNS) chamados Quad-A, usados pelo IPv6. Duncan afirma que o Quad está presente em todas as redes que a empresa monitora, mesmo que muitas delas não suportem ainda o tráfego IPv6. Duncan se refere às redes IPv4 que transmitem Quad-A como uma “arma carregada".
"Quando as empresas têm máquinas para IPv6, mas não habilitou ainda o novo protocolo, os hackers sabem que elas não contam com sistema de gestão para IPv6”, assinala. "Assim, podem facilmente inundar servidores de e-mail com spam que contém malware. Tudo o que o cracker precisa é de um usuário com privilégios elevados para abrir uma mensagem de spam com malware. Lá, o malware pode encontrar caminho na rede por meio do firewall."
A solução, aponta Duncan, é bloquear o IPv6 se a organização ainda não usa metodologia ou tecnologias para detectar ações como essa.
De acordo com Duncan, os gerentes de rede estão criando consciência sobre a importância do IPv6, mas não estão direcionando esforços para questões relacionadas à segurança. "Não há foco na segurança IPv6 como há com IPv4", diz ele. Cresceu essa preocupação após registros de empresas norte-americanas atacadas por invasores da China.
É por isso que, diante de tantas possibilidades de ameaças, Duncan recomenda que companhias que estão implementando IPv6 em suas redes adotem controles adequados de segurança.
“As organizações precisam certificar-se de que seus fornecedores de segurança podem protegê-las contra essas vulnerabilidades específicas oriundas do IPv6'', aconselha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário