8 de junho de 2011

Windows 8 não irá exigir um novo PC, diz a Microsoft


Entretanto, nem todos os recursos do novo sistema estarão disponíveis em máquinas já existentes.
Tendo aprendido a duras penas a lição com o Windows Vista, a Microsoft garantiu nesta quinta-feira que a próxima versão do sistema operacional Windows, por enquanto conhecida como Windows 8, não irá exigir dos usuários a compra de um novo PC.
 “Ampliamos a tendência iniciada com o Windows 7 de manter os requisitos de sistema os mesmos ou reduzí-los. O Windows 8 será capaz de rodar em uma ampla gama de máquinas porque terá os mesmos requisitos de sistema (que o Windows 7) ou menores”, disse Michael Angiulo, executivo da Microsoft que demonstrou o novo software durante um evento para a imprensa em Taipei na quinta-feira.
“Outra coisa que fizemos foi dar ao Windows 8 a inteligência necessária para adaptar a interface de acordo com o hardware que você tem. Então quer você esteja atualizando uma máquina ou comprando um novo PC, o Windows irá se adaptar ao seu hardware”, disse ele.
O novo sistema foi projetado pensando no toque, então pessoas com PCs sem telas sensíveis ao toque não terão todos os benefícios desta tecnologia. Ele também foi projetado para tirar proveito de uma variedade de sensores para detectar movimento e proximidade, e estes sensores não estão presentes nos PCs atuais.
Mas Angiulo disse que a nova interface, com grandes ícones coloridos (Tiles) e muito similar à do Windows Phone 7, ainda pode ser utilizada sem problemas com um mouse e teclado. As teclas Page Up e Page Down são usadas para se mover através das “Tiles” na tela. Um clique do mouse abre os aplicativos, e a tecla Windows leva os usuários de volta ao desktop.
Para provar suas afirmações ele demonstrou o Windows 8 rodando em um punhado de máquinas que já estão no mercado, como notebooks Samsung Série 9 e um Sony VAIO série L.
“Quando você está redesenhando um sistema que um bilhão de pessoas ao redor do mundo usam, isso é uma grande responsabilidade”, disse Angiulo. “O Windows 8 é para centenas de milhões de computadores com tamanhos de telas diferentes, sensíveis ao toque ou não. O Windows 8 é uma atualização para um ecossistema inteiro de PCs”.
É uma mensagem importante que a Microsoft tem que espalhar. Se as pessoas acreditarem que precisarão de um novo PC para rodar o Windows 8, isto poderá retardar a adoção do sistema operacional e prejudicar os negócios da Microsoft.
Ainda assim, há recursos no Windows 8 que não irão funcionar em hardware já existente, e a Microsoft está sendo mais específica do que de costume sobre como os fabricantes de hardware devem projetar seus PCs para rodar o novo sistema operacional.
A tela ideal tem uma proporção de 16:9 (widescreen) e resolução mínima de 1366 x 768 pixels, disse Angiulo. Uma tela de 1024 x 768 pixels também será capaz de mostrar a nova interface, segundo o executivo, mas uma tela com resolução menor, como as de 1024 x 600 pixels usadas em netbooks, ficará limitada ao desktop tradicional, como no Windows 7.
A Microsoft aprendeu a lição sobre requisitos de sistema com o Windows Vista. Muitos PCs em uso na época não eram capazes de rodar o sistema adequadamente, e como consequência os usuários começaram a relatar experiências ruins com o software e ele se tornou o sistema mais impopular na história da Microsoft. A empresa quer ter certeza de que isso não acontecerá novamente.
 Como lidar com um CD, DVD ou Pendrive com vírus?
É possível resgatar arquivos de uma mídia infectada sem correr o risco de contaminar o PC. Basta seguir alguns cuidados básicos.
Você tem um pendrive, CD ou DVD que sabe que está infectado com vírus, mas também tem arquivos importantes lá dentro que precisa recuperar. Como fazer isso sem contaminar o PC? O procedimento é arriscado, mas não muito: basta ser cauteloso.
A solução mais simples é inserir o disco ou pendrive em um PC com Linux ou em um Mac e copiar os arquivos dos quais você precisa para uma mídia “limpa” (como ou outro pendrive). A maioria absoluta do malware é específica a um sistema operacional, então um vírus para Windows não irá causar danos a um sistema com MacOS ou Linux.
Mas se você pretende usar um PC, atualize seu anti-vírus antes e instale alguns utilitários extras contra malware, como o Malwarebytes Anti-Malware e o SUPERAntiSpyware, ambos com versões gratuitas. Depois de instalar, atualize eles também.
Você não quer que o Windows inicie automaticamente um programa malicioso assim que você inserir o disco ou pendrive no PC, então é necessário desabilitar um recurso do Windows chamado Autorun ou Autoplay (Reprodução Automática). Você sempre pode habilitá-lo novamente mais tarde, se quiser, embora os especialistas em segurança não recomendem isso.
Se você está usando o Windows XP, precisará de um utilitário gratuito criado pela própria Microsoft, chamado TweakUI, para fazer a alteração. Depois de instalar e abrir o programa, clique em My Computer / Autoplay / Types no painel esquerdo. Desmarque as opções Enable Autoplay for removable drives e Enable Autoplay for CD and DVD drives.

No Windows XP, é necessário um utilitário
para desabilitar a reprodução automática


Se você usa o Windows 7 e o Windows Vista, o processo é mais fácil. Clique no menu Iniciar, digite “reprodução” na caixa de pesquisa e tecle Enter. Desmarque a opção “Usar Reprodução Automática em todas as mídias e dispositivos”.
Agora você pode inserir com segurança a mídia infectada em seu computador. Mas não abra nem copie nenhum arquivo ainda. Primeiro, faça uma varredura na mídia com todos os programas anti-vírus e anti-malware que você tiver. Você precisa determinar se os arquivos dos quais você precisa estão infectados, e caso estejam, se podem ser limpos.
Depois que você tiver certeza de que os arquivos que você quer são seguros, aí sim você poderá copiá-los para seu HD.
Mas o que fazer com a mídia depois disso? Você não quer que alguém a insira por descuido em um PC e o infecte, certo? Se for um CD ou DVD, o jeito é descartá-lo. Esfregue o lado prateado com palha de aço ou uma lixa fina (para inutilizá-lo) ou corte-o em pedaços usando uma tesoura grande ou picotadora de papel adaptada para triturar discos. Não tente quebrar o disco com as mãos, pois você corre o risco de se cortar nas lascas de plástico afiadas.
Eraser: utilitário para "zerar" seu pendrive


Já os pendrives podem ser reaproveitados. Há vários programas que podem fazer uma “limpeza”, recomendamos o Eraser, que é gratuito. Ele oferece várias formas de apagar os dados no pendrive, várias delas bastante demoradas. Recomendo qualquer uma das opções marcadas como “(1 pass)”, como a “Pseudorandom Data”. Você não precisará de nada além disso.


Aplicativo relembra o que o usuário fez há um ano
Um novo aplicativo para Facebook, o Past Posts, permite que o usuário relembre o que fez há exatamente um ano.
O programa envia ao usuário um e-mail diário dizendo o que ele postou há um ano no Facebook. "Isso inclui informações como posts no mural, fotos e checkins", diz o blog Mashable.
Para receber a mensagem diária, vá ao site do serviço e clique na opção Connect with Facebook.

O que você precisa saber sobre os “Ultrabooks” da Intel

Nova categoria de portáteis anunciada durante a Computex diminui a diferença entre notebooks e tablets
A Intel anunciou na terça-feira (31/05) durante a Computex 2011, feira de tecnologia em Taiwan, uma nova categoria de notebooks ultraportáteis batizada deUltrabooks” que promete maior autonomia de bateria e máquinas mais finas (menos de 2 cm de espessura), com preços abaixo dos US$ 1.000 (nos EUA).
Segundo a empresa, os Ultrabooks irão combinar o desempenho dos notebooks modernos com “recursos típicos dos tablets como a capacidade de ligar instantâneamente”. A Intel está apostando alto na categoria, e prevê que no final de 2012 40% de todos os notebooks vendidos aos consumidores serão Ultrabooks.
Máquinas pertencentes à nova categoria estarão nas lojas ainda em 2011, a tempo para a temporada de compras de fim de ano, e a primeira será o Asus UX21. Em 2012 e 2013 haverá duas novas gerações da categoria baseados em novos processadores Intel. Detalhamos a seguir os planos da empresa para os Ultrabooks.

Do que é feito um Ultrabook?

A Intel anunciou três gerações de Ultrabooks. A primeira estará disponível no final deste ano e inclui notebooks baseados na atual geração de processadores Core i5 e Core i7 da família Sandy Bridge.
A segunda onda de Ultrabooks chegará às lojas na primeira metade de 2012 e incluirá novos processadores da família Ivy Bridge, baseados na atual arquitetura Sandy Bridge. Os novos chips serão os primeiros a usar o novo processo de produção em 22 nanômetros (22 nm), que permite a implementação dos novos transistores 3D recentemente anunciados. O resultado é um chip que é 37% mais rápido que um similar produzido com a atual tecnologia de 32 nm, segundo a empresa.
Os transistores 3D consomem menos que a metade da energia de seus equivalentes 2D usados atualmente na produção de chips. A Intel também diz que chips produzidos com o processo de 22 nm serão mais baratos que os atuais. Processadores Ivy Bridge também incluirão uma GPU (processador de vídeo) com suporte à tecnologia DirectX 11, da Microsoft. A empresa também destacou o suporte a tecnologias como USB 3.0 e Thunderbolt durante a Computex. Ainda não está claro se a segunda leva de Ultrabooks incluirá ambas as interfaces, mas é bastante provável.
A terceira leva de Ultrabooks chegará em 2013 equipada com a terceira geração de processadores da família Core, de codinome Haswell. Segundo a Intel, Ultrabooks equipados com estes chips serão ainda mais finos e com autonomia de bateria ainda maior, graças ao menor consumo de energia por parte dos chips.

E o Asus UX21?

Até o momento o único Ultrabook mostrado é o Asus UX21. O novo notebook tem um design “unibody”, mede 1,7 cm de espessura (milimetricamente mais fino que o MacBook Air) e pode ser equipado com processadores até o Core i7. Com peso de pouco mais de 1 quilo, o portátil tem uma tela de 11.6 polegadas e resolução de 1366 x 768 pixels, trackpad de vidro, uma saída mini-HDMI, uma porta USB 2.0 e uma porta USB 3.0, de acordo com relatos. O modelo exibido pela Asus na Computex incluirá 4 GB de RAM. A Asus não mencionou o preço.

O Samsung Série 9 é um Ultrabook?

O recém-anunciado portátil da Samsung está bem próximo da definição de um Ultrabook, mas de acordo com Fernando Martins, Presidente da Intel, não é incluso na categoria devido a pequenas diferenças na implementação do hardware (um processador de família diferente, ausência de algumas portas) e preço (um Series 9 nos EUA custa cerca de US$ 1.700, enquanto os Ultrabooks deverão custar por volta de US$ 1.000). Entretanto, o executivo faz questão de frisar que a máquina da Samsung “indica a direção que os Ultrabooks deverão seguir”.
Samsung Série 9: quase um Ultrabook


A Intel já não tentou isso antes?
Durante a Computex em 2009 a Intel alardeou seus processadores CULV (Consumer Ultra-Low Voltage) com promessas similares. Na época, reportamos que o objetivo da Intel era possibilitar “uma nova categoria de notebooks que são tão leves quanto o um netbook, mas com telas maiores e mais poder de processamento.” Soa familar?

Site vaza futuros produtos da Motorola


Graças a um webmaster descuidado – que resolveu testar o layout de novas páginas da Motorola na página real da empresa -, nós temos algumas novidades bem interessantes reveladas. Como é fácil de imaginar, é possível que seja uma jogada de marketing da empresa, mas, por enquanto, é impossível saber.
O primeiro item, que é de longe o mais estranho, é um relógio. Com as palavras “Dick Tracy never saw this coming” (ou Dick Tracy não esperava por isso), o relógio deve ter funcionalidades estranhas, talvez câmera, integração com outros produtos e até um “Android Watch” rodando – brincadeira! Chamado de Tracy XL, ele parece vir com um pequeno visor sensível ao toque.

O resto já é um pouco mais convencional. Um dos vazamentos, que deve animar algumas pessoas, é o Motorola Xoom 2, que pode ser visto bem pequeno na parte inferior esquerda, infelizmente sem nenhuma citação do tipo “Quem comprou o Xoom 1 não esperava por isso”
.

O vazamento ainda mostra novos smartphones, já com o que devem ser seus nomes finais, como Pearl, Slimline, Zaha e Targa. Depois de um pedido oficial da Motorola, as imagens foram removidas aqui do post do pocketnow.com, o site que conseguiu as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário