18 de janeiro de 2011

Seus slides viram filme no PowerPoint


Pubilicado em 19/01/2011
Transforme slides em vídeo para ser executado nos principias tocadores de vídeo no PC ou enviar para o YouTube


Até a versão 2007, quem produzia uma apresentação e queria transformá-la em um vídeo tinha obrigatoriamente que recorrer a outra programa para fazer a conversão ou transformar os slides numa sequencia de vídeo. A Microsoft deve ter percebido que essa necessidade era mais comum do que tinha imaginado até então e resolveu integrar uma ferramenta de conversão no gerador de apresentação. Com poucos cliques, o novo PowerPoint transforma em arquivos Windows Media Video as apresentações em PPT. Assim, podem ser reproduzidos por praticamente todos os players de vídeo em seu PC. Veja como proceder.

1 - Inicie o processo


Depois que sua apresentação estiver concluída, incluindo até mesmo efeitos de transição, animações e narrações, acione Arquivo > Salvar e Enviar > Criar Vídeo. O PowerPoint exibe as opções para a criação de vídeo no painel direito da janela. Clique na opção Monitores de Computador e HD.


2 - Escolha o tamanho



O PowerPoint exibe três opções de tamanho e qualidade, de acordo com o destino do vídeo. Se você pretende distribui-lo para visualização em computadores, deixe na configuração padrão, que é Monitores de Computador e HD. Nessa opção, o PowerPoint produz vídeos de alta qualidade (960 x 720) que não vão fazer feio na hora de rodar em uma tela de projeção ou em um monitor de alta definição. As outras opções são indicadas para envio para a web ou gravação em um DVD padrão (tamanho médio – resolução de 640 x 480) e dispositivos portáteis (vídeos pequenos, com resolução de 320 x 240).


3 - Narrações e tempos
Por padrão, o PowerPoint usa as narrações e os tempos gravados nos slides na produção dos vídeos. Ou seja, a conversão respeitará o tempo dos slides quando isso foi definido. Se você gravou os tempos, mantenha a configuração padrão (Usar Narrações e Tempos Gravados). Caso contrário, selecione Não Usar Narrações e Tempos Gravados. Com esta definição, o PowerPoint usará o tempo de 5 segundos de exibição para cada slide. Se quiser alterar esse tempo de exposição, use o controle em Segundos a Passar Em Cada Slide


4 – Criação do vídeo
Definido o formato e o uso de narrações e tempos, clique em Criar Vídeo. Em seguida, escolha um nome e um local de armazenamento do arquivo gerado. O tempo que o PowerPoint leva para produzir o arquivo depende do conteúdo. Arquivos pesados, com muitos recursos de áudio, animações e efeitos, são mais demorados. A vantagem é que a gravação é feita em segundo plano. Ou seja, você pode continuar usando o PowerPoint normalmente para produzir ou editar outros arquivos. A barra de status mostra a evolução no trabalho de geração do vídeo.

5 – Distribuição


O vídeo gerado pode ser executado na maioria dos programas de reprodução de vídeo, entre eles o Windows Media Player que integra o Windows. O arquivo também pode ser enviado por e-mail, gravado em um DVD para reprodução em aparelhos de DVD ou enviados para sites de compartilhamento de vídeo, como o YouTube e o Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário