27 de maio de 2012

Recordista de edições na Wikipédia passa até 16 horas alterando artigos

No mundo off-line, o americano Justin Knapp parece um cara comum: tem 30 anos, é solteiro e formado em filosofia e ciência política. É cristão, republicano, fã de rock e vegetariano. De diferente, só a longa barba.
Mas, no mundo on-line, Knapp é uma espécie de super-homem. Sozinho, editou, em sete anos, mais de 1 milhão de vezes artigos na enciclopédia on-line Wikipédia --é o recordista do site, com média de 391 edições diárias.
clip_image001
Justin Knapp, que editou mais de um milhão de artigos na Wikipédia
Em entrevista, Knapp elogia a abertura do escritório da Wikipédia no Brasil e conta que gosta de editar artigos sobre política e religião, embora já tenha se enveredado por textos menos sérios, como o que fala sobre o corte de cabelo de Rachel, a personagem da atriz Jennifer Aniston no seriado "Friends". Leia a seguir os principais trechos da conversa:
Quando você começou a editar artigos na Wikipédia e como surgiu o interesse?
Justin Knapp - Comecei oficialmente no início de 2005. Meu objetivo era adicionar conteúdo sobre o Saara Ocidental, um grande interesse meu. Editar artigos é muito relaxante e uma forma de expressar meus valores.
Quanto tempo por dia você passa fazendo contribuições?
Depende muito do meu dia e do meu emprego. Às vezes passo dois ou três dias sem entrar no site, mas, quando estou desempregado -como agora-, chego a passar 16 horas fazendo edições. Em média são cerca de quatro ou cinco horas por dia.
Há alguma edição que você considere especial?
A biografia do [escritor e jornalista] George Orwell é especial pelo tempo e pelo esforço que investi. Fiz quase uma centena de alterações.
Você tem alguma crítica a fazer à Wikipédia?
Uma coisa que sempre me surpreendeu é como o site não se esforça para atrair os participantes de fóruns e grupos de discussões on-line de universidades ou museus, por exemplo. Eles poderiam ser editores da enciclopédia.
O que você acha da estratégia da Wikipédia de abrir escritórios locais, como o que está previsto para inaugurar no Brasil ainda neste ano?
Eu acho que escritórios locais são excelentes. Eles podem se comunicar diretamente com a comunidade regional e obter subsídios. Sei que esse foi o caso na Alemanha, onde há uma comunidade muito ativa da Wikipédia graças ao escritório montado pela entidade lá.
Você tem alguma dica para quem tem vontade de contribuir com a Wikipédia?
O lado técnico pode intimidar, mas é muito fácil de aprender. Se você cometer erros, eles sempre podem ser arrumados.
Seu trabalho rendeu alguma oportunidade profissional?
Já tentei usar minha experiência na Wikipédia para conseguir emprego. Por enquanto, não deu muito certo, embora eu tenha recebido uma curiosa ligação da enciclopédia Britânica para um trabalho curto. Além disso, rendeu um dia só meu: o Jimbo [apelido de Jimmy Wales, fundador do Wikipédia] decretou em um artigo que o dia 20 de abril será conhecido como o "Justin Knapp Day".
HIERARQUIA
Apesar de ser um projeto livre, em que todos podem editar artigos, a Wikipédia não é livre de hierarquias. Editores mais ativos e respeitados pela comunidade têm mais poderes.
Quantidade e qualidade das informações inseridas são essenciais para a ascensão ao cargo de administrador --editores que tiverem 2.000 edições no currículo e seis meses de registro podem solicitar a promoção.
Além de corrigir erros, criar novas páginas e atualizar dados, os administradores podem bloquear e desbloquear páginas para edição (função muito usada no Brasil em artigos sobre políticos ou clubes de futebol), deletar contas de usuários vândalos e visualizar conteúdo previamente excluído.
Acima desses estão os burocratas, figuras raras --na Wikipédia lusófona há apenas seis deles.
Eles gerenciam os administradores, promovem ou rebaixam editores e coordenam o trabalho dos bots, robôs que patrulham os artigos com filtros e algoritmos complexos.
No topo da pirâmide de poder estão os "stewards", conhecidos como juízes supremos da Wikipédia.
"Stewards" são eleitos anualmente pela comunidade mundial da Wikimedia, fundação que engloba, entre outros projetos, a Wikipédia.
Eles nomeiam burocratas e debatem questões maiores e mais complexas, como em 2007, quando se discutiu a separação da Wikipédia lusófona em duas: entre português europeu e português brasileiro. Os "stewards" vetaram a proposta na época.
Hoje são 43 "stewards" em atividade. Só um é brasileiro: Lucas Nunes, 18, que na rede assina como Luckas Blade.

"Angry Birds" é o aplicativo mais proibido pelos chefes

Relatório divulgado pela Zenprise mostra que game é mais bloqueado do que Facebook, YouTube e Dropbox; loja alternativa Cydia, para iOS, também na "lista negra"

clip_image002

Além de ter que recuperar seus ovos roubados por porcos verdes, os famosos pássaros do game "Angry Birds" ganharam um novo inimigo: os chefes. Uma pesquisa divulgada esta semana pela empresa de gerenciamento de dispositivos móveis Zenprise revelou que Angry Birds é a aplicação mais proibida entre os usuários que utilizam seu serviço Zencloud MDM. Entre outros apps que as companhias impedem que seus colaboradores utilizem durante o expediente estão Facebook, Google Play, Dropbox, YouTube e Skype.
A Zenprise também afirmou que as empresas se preocuparam muito mais em proibir aplicativos “visto que houve três vezes mais bloqueios no primeiro trimestre do ano, e comparação ao último relatório”, emitido este ano.
O documento mostra que as companhias se tornaram muito mais produtivas ao inserirem na “lista negra” aplicativos que pudessem ameaçar a segurança corporativa, incluindo Dropbox, Evernote e o Cydia, loja de aplicativos não permitidos pela Apple, que requer que o usuário faça jailbreak em seu dispositivo para acessá-la..
Entre as descobertas, a Zenprise observou um crescimento de aparelhos com Windows Phone entre os clientes norte-americanos da companhia, saltando de 13 para 22% dos dispositivos no último trimestre, enquanto o uso de aparelhos com Android caiu de 35% para 26% entre o quarto trimestre de 2011 e os três primeiros meses de 2012. Já a proporção de clientes do serviço que utilizam o iOS da Apple permaneceu estável, com 52% dos usuários do serviço nos EUA.
6 propagandas com Darth Vader
clip_image009
Recentemente, a Volkswagen lançou uma das propagandas mais inusitadas para fãs de Star Wars e, claro, de cachorros. “The Bark Side” foi visto por mais de 16 milhões de pessoas. São vários cães de diversas raças muito bem empenhados em latir um dos ritmos mais conhecidos do mundo geek: o tema de Darth Vader, personagem central da saga Star Wars.
Para relembrar essa épica figura que faz sucesso desde os anos 80, separamos 6 propagandas que revelam o “lado negro” da televisão e da web. Confira:
1- The Bark Side: 2012 Volkswagen Game Day Commercial Teaser

2- Volkswagen: The Force
3- Adidas: Star Wars Cantina
4- TomTom GPS: Darth Vader Recording
5- The Dog Strikes Back: 2012 Volkswagen Game Day Commercial
6- Spike TV: Darth Vader Plays Golf

Marvel lança HQ interativo de Os Vingadores
clip_image010
A Marvel lançou uma versão de história em quadrinho (HQ) de "Os Vingadores", com a estreia do “Homem de Ferro” em formato de aplicativo interativo para dispositivos móveis.
O aplicativo “The Avengers: Iron Man – Mark VII” mostra as etapas da fabricação das sete versões da armadura do Homem de Ferro. Nas mais de 15 páginas o leitor pode utilizar os recursos de interatividade para tocar em determinados pontos da história que irão reproduzir sons ou movimentos dentro do contexto da história.
A HQ interativa está disponível para download gratuito na App Store, para dispositivos iOS (versão 3.2 ou superior), e na Google Play, para aparelhos Android (versão 2.2 ou superior).
Conteúdos gratuitos
Além do HQ interativo, a Marvel também disponibilizou 268 títulos do seu acervo de histórias em quadrinhos em formato digital e online. São edições recentes e antigas de personagens como Homem-Aranha, X-Men, Hulk, Capitão América e Homem de Ferro.
Entre os destaques da lista estão Capitão América e Os Vingadores, além de raridades como “Amazing Fantasy #15”, de 1962, e a edição de estreia do Homem-Aranha, cuja versão original chega a custar US$ 2 mil.
Além da Marvel, sua concorrente a DC Comics responsável pela criação e publicação de quadrinhos do Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Liga da Justiça também disponibilizou parte do seu acervo em formato digital. Mais de 200 edições originais das revistas estão disponíveis para download gratuito.
Humor
clip_image011

Nenhum comentário:

Postar um comentário