23 de novembro de 2011

iPad 3 chega ao mercado no início de 2012, diz analista

 

Tela de alta resolução será
maior novidade do iPad 3, diz analista
A Apple continua avançando nos preparativos para a produção do iPad 3. Três empresas – Samsung, Sharp e LG – já teriam começado a fabricar a nova tela de altíssima resolução, que será a principal novidade do tablet da Apple.
A informação, não oficial, é o analista de mercado Richard Shim, da empresa DisplaySearch, e foi divulgada pelo noticiário americano Cnet. 
Shim disse à Cnet que o novo iPad terá tela de 2.048 por 1.536 pixels, a chamada resolução QXGA. Como a Apple não fala de produtos futuros, essa informação deve ser tratada com cautela. Supostamente, Shim a ouviu de pessoas ligadas aos fabricantes que fornecem componentes para o iPad. O novo tablet deve ser lançado no primeiro trimestre de 2012. 
Para isso, é necessário que os componentes, como a tela, estejam prontos dentro de poucas semanas. Eles serão enviados à Foxconn, que faz a montagem do iPad na China. Antes de começar as vendas, a Apple precisa estocar o produto para atender às encomendas no lançamento. Por isso, a fabricação tem de começar várias semanas antes da data marcada para o iPad 3 chegar às lojas. 
Se as afirmações de Shim estiverem corretas, o número de pixels na tela do iPad 3 será quatro vezes maior que no iPad 2, que tem resolução de 1.024 por 768 pontos. A nova tela pode ajudar a Apple a se diferenciar dos concorrentes, caracterizando o iPad 3 como um produto mais avançado do que os tablets com Android  e os futuros  modelos com  Windows 8. 
Mas é bastante possível que a Apple continue vendendo o iPad 2, como opção mais barata, depois de lançar o iPad 3. É o que a empresa vem fazendo na linha iPhone, onde agora convivem três modelos com preços diferentes: iPhone 4S, 4 e 3GS. 
iPad mini - Shim também disse à Cnet que a Apple continua considerando a opção de produzir um modelo menor do iPad, talvez com tela de 7,85 polegadas. É um rumor que tem circulado no mercado desde 2010. No entanto, segundo o analista da Display Search, se esse iPad mini se materializar, isso não deve acontecer antes da metade de 2012. 

Facebook pode lançar smartphone próprio 
O Facebook está próximo de lançar seu primeiro smartphone, que terá total integração com a rede social. 
Segundo o site All Things Digital, o facebook teria fechado uma parceria com a HTC para a produção do seu smartphone, temporariamente batizado de “Buffy” e que rodaria uma versão modificada do sistema Android. 
Esse sistema modificado daria suporte a aplicativos web desenvolvidos em HTML5. Segundo o site, o Facebook optou pela HTC após também receber uma proposta da Samsung. A fabricante taiwanesa já havia lançado este ano um aparelho com botão físico para acesso rápido a rede social
Desta forma, o smartphone ficaria pronto entre 12 ou 18 meses, podendo ser lançado ao final de 2012 ou no início de 2013. 
O Facebook e a HTC não confirmaram os rumores, porém um porta-voz da empresa web disse ao site que apoia dispositivos móveis com ênfase em redes sociais. 
“Nossa estratégia mobile é simples: nós acreditamos que cada dispositivo é melhor se tiver integração com redes sociais. Estamos trabalhando com toda a indústria mobile; com operadoras, fabricantes, sistemas operacionais e desenvolvedores para entregar uma experiência social poderosa a todas as pessoas”, afirmou o porta-voz. 
Dos mais de 800 milhões de usuários, o Facebook possui atualmente cerca de 350 milhões de usuários que acessam a rede social por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets através de aplicativos. 

Embratel vai oferecer TV a cabo na Rocinha 
Menos de uma semana após a ocupação da favela da Rocinha, no Rio, a Embratel anunciou que irá oferecer TV por assinatura aos moradores da comunidade a preços populares. 
O plano, chamado Via Paz, terá mensalidade de R$ 29,90 e taxa de instalação de R$ 50. O pacote inclui 99 canais, sendo 49 canais de variedades (filmes, esportes, documentários infantis, canais abertos, noticiários e entretenimento), 32 canais de música e 18 rádios. 
O Via Paz já é ofertado pela empresa em outras comunidades pacificadas, como o Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro e Mangueira. O objetivo é estender o serviço a 20 comunidades do Rio de Janeiro até o final deste ano. 
Disponibilizar serviços de TV por assinatura e internet nas comunidades pacificadas é uma nova oportunidade para as teles, uma vez que os serviços antes eram oferecidos de forma irregular por milícias e facções criminosas. A expansão está sendo desenvolvida em parceria com o Governo do Estado do Rio. 

Chevrolet lança carro com Wi-Fi no Brasil 
A Chevrolet anunciou o lançamento de seu primeiro carro com Wi-Fi no Brasil. A montadora vai colocar à venda mil unidades do modelo Agile, nas quais o usuário poderá acessar a internet por meio de smartphones, tablets e notebooks. 
A conexão será oferecida pela TIM. Após comprar o carro, o cliente vai receber da operadora um modem 3G e roteador para serem instalados no veículo. 
A Chevrolet vai financiar a conexão do cliente por um ano para ele acessar mapas, buscar restaurantes, acessar redes sociais etc. Vencido o prazo, ele terá de fazer a assinatura do serviço. 
O Agile Wi-Fi terá preço de preço de R$ 43.635 e trará todos os componentes da versão completa do modelo. 
Além disso, a versão 2012 do modelo conta também com piloto automático; computador de bordo; espelhos retrovisores externos com controle remoto elétrico; e rádio com CD/MP3, Bluetooth e entrada USB. 

Tráfego do Google+ aumenta e usuários passam mais tempo no site

Rede social alcançou terceira maior semana em audiência e número de pessoas que retornam ao serviço também cresce. 
A nova rede social do Google teve um aumento de tráfego significativo, alcançando a terceira maior semana em número de semanas desde o lançamento do site em junho, de acordo com o Experian Hitwise. 
O Google+ teve mais de 6.8 milhões de visitas oriundas dos EUA na semana que terminou no dia 12/11, um aumento de 5% comparado ao período anterior, e 25% a mais em relação ao mês de outubro, apontou a Hitwise. “Isso mostra que o Google+ está começando a se tornar popular” afirmou Zeus Kerravala, analista da ZK. “Penso que o Facebook se tornou tão grande e que pessoas muitas  irritadas pelos problemas de segurança estão começando  a procurar uma  alternativa”.
Agora que a rede social da gigante das buscas tem mais de 40 milhões de usuários, as pessoas estão encontrando mais amigos e colegas no site do que quando o serviço foi lançando no meio do ano. “O número é ainda muito distante dos 800 milhões do Facebook, mas ainda assim é uma quantia expressiva. É grande o suficiente para, ao entrar no Google+, o usuário encontrar pessoas lá dentro” continuou Kerravala.
A Hitwise levantou também que o números de visitantes que retornam ao site também tem crescido. A média nas primeiras duas semanas de novembro, comparada ao índice de outubro, saltou 18% e, na semana do dia 12/11, 74% do tráfego do Google+ era composto de pessoas que estavam retornando à rede social. Outro dado sublinhado pela empresa é que os usuários do Google+ tem passado mais tempo no site, aumentando em 15% em outubro, em comparação ao mês anterior. 
Na última quarta-feira (16/11), o Google lançou o Google Music e imediatamente integrou o serviço à rede social, para que os usuários pudessem compartilhar músicas gratuitamente com seus amigos em seus Círculos. Esse tipo de integração também faz com que os usuário retornem mais rapidamente e passem mais tempo na rede social. “Quando mais pessoas entrarem para o Google+, mais sólido ele se torna” adicionou Kerravala. 


Escassez de discos rígidos elevará preços de PCs

De acordo com Gartner, enchentes na Tailândia deverão elevar preços e consumidores que não compraram PCs ainda podem se arrepender. 
Usuários corporativos e consumidores básicos que têm optado por não comprar novos PCs podem se lamentar devido à falta de discos rígidos ocasionada pelas inundações na Tailândia, o que deve resultar na elevação de preços, segundo o Gartner. 
O instituto de pesquisas apresentou na última segunda-feira (14/11) um estudo sobre as vendas de PCs no terceiro trimestre, na Europa Ocidental, que somaram 14,8 milhões de unidades no terceiro trimestre, queda 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. 
Como no resto do mundo, o mercado corporativo na Europa Ocidental tem se saido pouco melhor que o consumidor, onde as vendas caíram quase 19%. No entanto, as empresas de pequeno e médio porte foram muito relutantes quanto a atualizar seus PCs, enquanto as grandes empresas estão fazendo upgrades aos poucos em vez de mudar todas as máquinas de uma só vez, de acordo com o analista-chefe da Gartner, Meike Escherich. 
Enquanto adiar upgrades pode parecer uma atitude prudente, à luz da atual situação econômica, as inundações na Tailândia podem mudar esse quadro. Elas terão um grande impacto sobre a disponibilidade de HDs; cerca de 50 milhões de unidades menores serão fabricadas durante o quarto trimestre, de acordo com Escherich. Isso resultará em escassez em 2012, e em preços mais altos. 
"Os fornecedores não serão capazes de absorver maiores custos de movimentação e terão de aumentar os preços dos PCs", avalia Escherich. 
Desktops, assim como os servidores low-end serão os primeiros a serem afetados, e os notebooks devem seguir o exemplo, aponta. 
Menores, os fabricantes de PC regionais sofrerão maior impacto com a escassez de discos rígidos e precisarão lutar para sobreviver durante o primeiro semestre do próximo ano, já que empresas maiores recebem tratamento prioritário, de acordo com Escherich. 
As consequências das inundações na Tailândia configuram uma tragédia para quem vive na região, além da baixa no número de fornecedores e usuários. Para as fabricantes, será ainda mais difícil lucrar com a venda de PCs novamente. 
A crise econômica na Europa Ocidental condenou as vendas de computadores na região durante o terceiro trimestre. Em especial, os netbooks venderam pouco, caindo mais de 40% no ano a ano. 
"Netbooks e notebooks impulsionaram as vendas desse mercado por muitos anos, mas o nível de consumo entrou em queda livre neste ano", assinala Escherich. 
O declínio do consumo é especialmente ruim para a indústria de PCs, já que tradicionalmente o terceiro trimestre apresenta fortes compras, impulsionado pela volta às aulas (no hemisfério norte), de acordo com o Gartner, que não inclui tablets nos relatórios sobre as vendas de computadores. 
A Hewlett-Packard (HP) é a maior fornecedora, com 22,7% do mercado, embora tenha enfrentado queda de 7,5% em unidades vendidas em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. 
Em segundo lugar continua a Acer, registrando queda de 45,1% nas vendas. Sua parcela de mercado é agora 15,2%. A empresa tem dependido muito do consumo de netbooks e notebooks, e acabou ficando com excesso de produtos em estoque, segundo Escherich. 
A Asus foi uma das vencedoras no terceiro trimestre deste ano, ultrapassando a Dell e ocupando o terceiro lugar. As vendas unitárias cresceram 20,3% e a empresa ficou com 10,6% do mercado. As vendas da Dell diminuíram 10% e a empresa tem agora 9,8% do mercado de computadores. 
Em quinto lugar está a Apple que também teve um bom trimestre, ajudado pelo crescimento 28% no consumo de notebooks. A empresa também teve expansão de dois dígitos em ambos os mercados consumidores e corporativos, com participação de mercado de 7,6%. 

China atinge 951 mi de usuários de celulares 
A China, maior mercado de telefonia móvel do mundo, teve alta de 1,3 por cento na base de clientes de celular entre setembro e outubro, para 951,6 milhões, segundo números das três operadoras do país. 
A líder de mercado China Mobile viu a carteira aumentar para 638,89 milhões de clientes, sendo 45,33 milhões usuários de Internet móvel 3G. 
A vice-líder China Unicom viu os assinantes crescerem para 192,38 milhões, 33,15 milhões deles com planos 3G. 
A China Telecom cresceu para 120,29 milhões, sendo 31,19 milhões usuários de 3G.