30 de março de 2011

Samsung anuncia novo Galaxy Tab mais fino, leve e barato que o iPad 2

Publicado em 30/03/2011

Tablet da Samsung chega em junho aos EUA em duas opções: 8,9 polegadas - a partir de US$469 - e outra com 10,1 - a partir de US$499.

A Samsung revelou nesta terça-feira (22/03) a segunda geração de seu tablet, o Galaxy Tab. E ele chega com mudanças em relação ao protótipo que fora apresentado em fevereiro, durante a Mobile World Conference, em Barcelona. Trata-se de uma reação ao iPad 2, o aparelho que domina o mercado e, consequentemente, o adversário a ser batido.

Se o aparelho mostrado há um mês tinha 11 milímetros de espessura, o modelo final é ainda mais fino: 8,6 milímetros – ante 8,8mm do dispositivo da Apple. Os preços também foram divulgados. O Galaxy Tab de 10,1 polegadas, com Wi-Fi – que pesa 595 gramas - custará 499 dólares, na versão com 16GB de armazenamento, e o de 32GB sairá por 599 dólares - os valores, portanto, são idênticos aos cobrados pelo iPad. Já o Galaxy Tab de 8,9 polegadas – peso de 470 gramas - é mais barato: o de 16GB será vendido por 469 dólares e o de 32GB é 100 dólares mais caro.

Todas as versões contam com processador dual core de 1GHz – não foi especificado qual é a marca do chip – entrada para cartões de memória microSD, acelerômetro, giroscópio, bússola digital e sensor de luminosidade. Independentemente do tamanho da tela, a resolução é de 1280 por 800 pixels. A câmera frontal, para videoconferência, é de 2 Megapixels, e a traseira, com flash Led, tem 3 Megapixels e grava em HD (720p).

Vale lembrar que os novos tablets da Samsung rodam Android 3.0 - sistema da Google desenvolvido especialmente para este tipo de dispositivo – o que os diferencia da primeira geração, que contava com uma versão modificada do Android 2.2 - construída, a princípio, para smartphones. Dentre os programas que já vêm instalados, destaque para um que suporta o ActiveSync do Microsoft Exchange – muito útil para empresas – e o QuikOffice HD, para abrir e editar documentos do Office.

O Galaxy Tab de 10,1 polegadas chega em 8/06 às lojas americanas, enquanto que o de 8,9 deve ficar para julho. A fabricante coreana afirmou que os modelos com 4G chegarão em breve, mas não especificou a data.

 

8 ferramentas gratuitas essenciais para o Windows 7

Acesso remoto, treinamento de funcionários, desktops virtuais... Você vai se impressionar com o que pode fazer com esses softwares - e sem pagar nada

A famosa frase “há um aplicativo para isso” é muito desafiadora: há mesmo uma software para todos e para tudo que é necessário no computador? E, mais importante, essas aplicações são gratuitas? Em sua maioria, sim. A partir disso, separamos oito ferramentas preciosas para Windows; e amigo que é amigo repassa essas dicas...

1. Evernote

Ferramenta que até os usuários de Mac vão apreciar; ela é excelente para fazer anotações, principalmente em palestras e entrevistas, por exemplo. Conhecido por seu aplicativo para Android, o Evernote permite também ao usuário adicionar sons, fotos e vídeos às anotações, e então sincronizá-las para computadores locais ou remotos.

Na verdade, depois de capturar os conteúdos desejados ou ouvir os memorandos, esse material pode ser acessado praticamente de qualquer computador, smartphone e tablet no mercado: Windows, Mac OS X, iOS, Android e assim por diante. Além de tudo isso, as notas possuem um sistema de busca.
2. Easy Duplicate File Finder

Quantas cópias do mesmo arquivo, foto, música ou vídeo há no seu PC? Muito usuários têm duas ou três cópias, mas não fazem a mínima ideia de onde esteja – além de um medo paranóico que, ao deletar uma suposta “cópia” e descobrir, mais tarde, que não havia outra versão do arquivo. O resultado é uma soma infinita de arquivos repetidos. O Easy Duplicate File Finder ajuda na hora de encontrar essas duplicatas rapidamente e resolver esse dilema de maneira fácil e segura.

Apesar de não ser gratuito, outra opção que pode ser considerada é o Professional Desktop Protection da DataStore (99 dólares), que também faz backup e remove as cópias desses arquivos do desktop e de um HD externo.

clip_image001

Não sabe o que é cópia e o que não é? O Remove Duplicate Files resolve

3. FastStone Photo Resizer

Ao transferir fotografias da câmera, elas podem, naturalmente, ser renomeadas, para que possam ser encontradas mais facilmente – contudo, muitas vezes pela quantidade de arquivos, isso mais parece castigo do que tarefa.

Com o FastStone Photo Resizer, as imagens podem ser renomeadas e redimensionadas, além de outros recursos, como a possibilidade de adicionar marcas d’água e texto, assim como cortar, rotacionar e mudar a profundidade de cor das fotos.  Entretanto, caso queira somente dar outro nome às fotos, uma alternativa mais direta é o File Renamer Basic.

4. Desktops

Criado pelos engenheiros da Microsoft, o Desktops  eleva ao máximo o poder de seus monitores, proporcionando até quatro desktops virtuais para o usuário trabalhar. Em adição, há outras ferramentas muito interessantes de Mark Russinovich, co-criador do Desktops, como o ZoomIt (aplicativo para aproximação, bom para apresentações, por exemplo) e o BgInfo (que mostra detalhes sobre o sistema do PC direto na área de trabalho, em forma de uma camada sobreposta).

5. TeamViewer

Trata-se de um programa de reprodução de telas e transferência de arquivos que proporciona acesso remoto a um segundo computador, seja tanto para suporte quanto para resgatar um arquivo no computador de casa, que ficou ligado. Há outras ferramentas como essa no mercado, mas o TeamViewer é fácil de ser instalado, possui uma navegação simples, diversas maneiras de acessar os computadores parceiros e, finalmente, o melhor: é gratuito.

clip_image002

O usuário pode visualizar não só a tela do outro computador, como também operá-lo remotamente

6. ClipTraining

Ótimo para empresas: o ClipTraining tem mais de 100 vídeos (mais de cinco horas de conteúdo) sobre treinamento para tarefas básicas no Windows 7, além de instruções para o Office e outras aplicações.

7. AllMyApps

Pegue todas as aplicações que você normalmente precisa baixar e instalar, uma por uma, mas, em vez disso, escolha esses programas de uma só fonte, baixe e instale-os em um único grupo. E um destaque para a variedade: o AllMyApps possui mais de 1.600 apps disponíveis.

8. Dropbox

Em sistema de computação em nuvem, o Dropbox permite ao usuário acessar seus 2 GB de espaço grátis (é possível adquirir mais espaço) para efetuar backups e transferir dados com facilidade de um sistema para outro. Esse produto é, também, uma ótima ferramenta colaborativa: diferentemente de um site FTP, o arquivo pode ser simplesmente arrastado de do computador para a pasta no Dropbox para sincronizá-lo e acessar os dados que o usuário achar necessário. Ele funciona no Windows, Mac OS X e Android, entre outras plataformas.

Neurônios crescem em chip de silício

clip_image003

Os pequenos tubos semicondutores por onde os dendritos das células nervosas passam

Pesquisadores americanos conseguiram fazer células nervosas de ratos se ligarem umas às outras em uma rede de pequenos tubos semicondutores.

O trabalho pode ser o primeiro passo para um mecanismo híbrido homem/máquina ou, ainda mais plausível e desejável, uma forma de reconectar terminações nervosas interrompidas.

A equipe liderada por Minrui Li, da Universidade de Winsconsin Madison, usou pequenos tubos de diferentes tamanhos feitos de semicondutores como silício e germânio. Esses objetos eram pequenos o bastante para que os dendritos de uma célula nervosa (prolongamentos do neurônio) passassem através deles, porém não eram grandes o bastante para que o corpo da célula coubesse inteiro nele.

Os tubos foram recobertos com células nervosas de ratos e os pesquisadores então observaram para ver como reagiriam. As células começaram a enviar seus dendritos através dos túneis com semicondutores, como que procurando caminhos.

Os prolongamentos das células nervosas percorriam os trechos sinuosos projetados pelos pesquisadores para conseguir encostar em suas vizinhas. Em outras palavras: os pesquisadores determinaram, na maioria das vezes, o caminho a ser seguido. Sabe-se que as células nervosas têm um mecanismo de busca, que as faz procurar uma companheira para, fisicamente, se ligar a ela. No entanto, ninguém sabe exatamente como funciona esse mecanismo.

O próximo passo da pesquisa pretende responder a essa pergunta e também checar se as células, que agora formam uma estrutura híbrida com os semicondutores, se comunicam de forma normal entre si. Para tanto, os pesquisadores instalarão dispositivos elétricos que poderão gravar a comunicação entre elas.

A esperança é que os resultados da pesquisa ajudem a achar uma forma de fazer com que alguma espécie de componente elétrico ajude a restabelecer conexões interrompidas em células nervosas – como, por exemplo, em pessoas que tiveram rompimento da medula.