27 de abril de 2011

iPhone espiona cada passo do usuário, afirmam especialistas

Publicado em 27/04/2011
Pesquisadores da área de segurança dizem que o smartphone registra frequentemente a localização do proprietário, que é armazenada sem seu conhecimento
Se você tem um iPhone, seus passos estão sendo seguidos. É o que afirmam os pesquisadores da área de segurança Pete Warden e Alasdair Allan. Durante a conferência Where 2.0, realizada esta semana em São Francisco, nos Estados Unidos, eles afirmaram que o smartphone da Apple registra informações sobre sua localização com frequência e depois compartilha esses dados com o computador, toda vez que você sincroniza o celular, segundo informações do jornal britânico Guardian.
Com o uso de um programa, é possível capturar esses dados, o que significa que qualquer um que tenha acesso ao aparelho pode saber com certa facilidade por onde o dono do celular tem andado, afirmam os pesquisadores.“A Apple tornou possível que uma esposa ciumenta ou um detetive particular, por exemplo, possa saber com detalhes os locais visitados”, afirma Warden.
Se a informação estiver correta, a Apple pode enfrentar sérios problemas relacionados à privacidade dos usuários. Simon Davies, diretor da organização Privacy International disse ao Guardian que as informações divulgadas pelos pesquisadores são preocupantes.

iPhone 4: tem um "dedo-duro" no seu bolso?
No ano passado, a Apple forneceu informações sobre o que é armazenado por seus equipamentos. Na ocasião, a companhia afirmou que coleta dados de GPS de iPhones com iOS 3.2 ou 4. O aparelho recolhe os dados, que são criptografados e enviados para Apple a cada 12 horas, via Wi-Fi, mas sem “associá-las a um usuário em particular”, afirma a empresa. 

Segundo a companhia, informações como localização de um aparelho, início e fim de uma chamada podem ser utilizados, por exemplo, para saber se uma determinada região tem problemas como queda de ligações.


Governos estão à procura de cibersoldados


O ciberespaço provavelmente será um campo de batalha importante para os países no século 21, mas recrutar profissionais com o conhecimento técnico necessário para combater nele, e reter sua lealdade, será uma tarefa difícil.
De ataques de hackers com o objetivo de roubar informações e espionar segredos comerciais ao worm Stuxnet, aparentemente criado para atacar o programa nuclear iraniano no ano passado, a guerra informatizada vem avançando rapidamente.
Desenvolver e decifrar códigos sempre foi uma capacidade muito procurada na arte da espionagem, desde o passado distante, mas o ritmo acelerado de avanço da tecnologia e as personalidades ocasionalmente erráticas das pessoas que estão na sua vanguarda oferecem grandes desafios para governos.
"Não existe número suficiente dessas pessoas, com certeza; precisaríamos de uma ordem de magnitude a mais do que dispomos no momento", disse John Bassett, pesquisador associado do Royal United Services Institute, em Londres, e antigo funcionário sênior do Government Communications Headquarters (GCHQ) britânico.
Tanto nos países ocidentais quanto em potências emergentes como China e Rússia, vistas como fortemente interessadas em guerra cibernética, os governos vêm conduzindo esforços sérios de recrutamento por meio de concursos, junto às universidades e, ocasionalmente, por meio de sites de mídia social.Um relatório especial da Reuters publicado no mês passado mostrava que alguns especialistas norte-americanos já estavam preocupados com a possibilidade de que Pequim esteja se adiantando no campo da espionagem computadorizada, revelando que negociações indiretas já estavam em curso entre as duas potências, com o objetivo de evitar uma escalada involuntária das tensões.
Em uma era de confrontos e avanços técnicos cada vez maiores e mais intensos, reter pessoal é um desafio. Os especialistas mais capacitados podem se desgastar com o trabalho, ser alvo de ofertas de trabalho no setor privado ou ceder à tentação de causas criminais ou de oposição ao sistema. Além disso, muitos dos melhores entre esses profissionais podem ter personalidades difíceis, e ocasionalmente excêntricas.
Um jovem analista de inteligência do Exército dos EUA, Bradley Manning, é suspeito de ter sido a principal fonte dos documentos sigilosos norte-americanos vazados pelo site Wikileaks. Com isso, especialistas em segurança se preocupam sobre o que experientes "cibersoldados" treinados pelo governo poderiam fazer.
"O fator central em tudo isso é o fator humano. Parte do problema de administrar isso é que essas serão pessoas impacientes."
As habilidades que os governos precisam também estão evoluindo, indo além das funções técnicas e analíticas normalmente exigidas por agências de inteligência. Especialistas em segurança afirmam que complexas batalhas no ciberespaço fazem parte de um futuro cada vez mais possível, com rivais se infiltrando em sistemas de outros para provocar estragos.

Servidores da Amazon falham e ficam 36h offline


Os sites que utilizam o serviço de hospedagem e de computação em nuvem da Amazon voltaram ao ar após a pane que afetou os servidores da empresa durante o fim de semana prolongado.
Entre as cerca de 70 grandes empresas que mantêm suas bases na Amazon e que foram atigindidas pela falha estão o Foursquare, New York Times, Reddit, Quora, Instagr.am, entre outros.
De acordo com o paínel do Amazon Web Services, todos os serviços operam normalmente nesta segunda, porém, nem todos os dados dos clientes foram restaurados. A empresa afirmou que trabalha para resolver casos individuais.
Considerado o Titanic dos serviços em nuvem, com uma série de backups alinhados em fila, os servidores da Amazon estão distribuídos em cinco bases físicas diferentes, localizadas no Estado da Virgínia, na Carolina do Norte, na Irlanda, em Tóquio e em Cingapura. Segundo a empresa, esse sistema garante uma permanência do serviço no ar 99,95% do tempo. No período de um ano, em média, os serviços da Amazon falham 4,4 horas. Nessa última pane, alguns sites ficaram do ar por até 36 horas. As falhas começaram na quinta-feira.
Serviços como o Reddit e o Quora, após voltarem ao ar, ficaram disponíveis apenas em modo de leitura, sem permitir a postagem de novos conteúdos pelos usuários.
Em nota, a Amazon informou que somente vai se pronunciar sobre o problema após apurar as causas da pane.

HP e Facebook defendem Linux

Empresas uniram-se ao grupo Open Invention Network para reforçar a defesa de patentes e proteger usuários do sistema de possíveis processos. Google, IBM e Yahoo apoiam a causa.

Facebook, HP, Rackspace, Juniper, Fujitsu e dezenas de outras empresas se uniram ao grupo Open Invention Network (OIN), que busca construir um portfólio defensivo de patentes para proteger membros usuários do Linux de possíveis processos.

Fundado em 2005 pela IBM, NEC, Novell, Philips, Red Hat e Sony, o grupo conseguiu um portfólio de 300 patentes e licenças e aumentou-o para mais de 2 mil em um lance para proteger a comunidade Linux de processos por direitos intelectuais.

Buscando aumentar seu número de membros, o grupo afirmou nesta quarta-feira (20/4) que adicionou 74 novos licenciados no primeiro trimestre deste ano, aumentando seu número total de apoiadores corporativos para 334. Além das empresas listadas no parágrafo acima, os novos membros incluem o grupo de computação em nuvem OpenStack e muitas organizações menores que apóiam o Linux e o código aberto.
Além disso, a Google – que está enfrentando processos contra seu sistema Android (baseado em Linux) – está subindo do status de licenciada para virar um membro associado, se juntando à Canonical, do Ubuntu Linux, como as únicas empresas com o segundo nível mais alto de qualidade de membros do OIN. O Yahoo também se juntou ao grupo com o status de licenciado no final do ano passado.


Ameaças persistem

Uma grande ameaça para o Linux – o caso SCO vs. Novell – têm sido descartada desde a fundação do grupo, mas as ameaças continuam a existir, de acordo com o CEO do OIN, Keith Bergelt.


A Microsoft não foi além com sua alegação de que o Linux e software de código aberto violam 235 patentes dela, mas “por trás das cortinas, eles continuam muito ativos”, disse Bergelt. Se o mercado de desktop para Windows alguma vez se desgastar, a Microsoft poderia ficar mais feliz quanto a processos.

“Eles continuarão a representar uma fonte potencial de antagonismo contra o Linux.”

Mas a Microsoft não é a única companhia que potencialmente ameaça o Linux, segundo Bergelt. “Na verdade, é praticamente todo mundo que apoia plataformas proprietárias e possui um grande portfólio (de patentes) que gosta de continuar a usar para poder desencorajar a escolha”, explica o exeutivo. “Sempre haverá quem olhará para o Linux como potencialmente ameaçando seu meio de vida, seu modo de viver.”

Segundo Bergelt, o objetivo da Open Invention Network não é evitar o uso legítimo de patentes para garantir os royalties quando outros infringirem as invenções. A ideia é fomentar um ambiente aberto em que as pessoas possam inovar sem serem submetidas a alegações frívolas, e evitar que a indústria de tecnologia seja dominada por “inovações incrementais, que é um eufemismo para mediocridade”, diz.

 

Windows 8 pode matar o Adobe Reader

Apresentação sobre o Windows 8: o sistema operacional da Microsoft deve ficar pronto em 2012


Uma das novidades do Windows 8, o futuro sistema operacional da Microsoft ainda em desenvolvimento, deverá ser um aplicativo para a visualização de documentos no formato PDF, o Modern Reader. Ele deve tornar desnecessária a instalação do Adobe Reader, programa quase onipresente nos PCs atuais.
O Modern Reader – nome que pode ser apenas um apelido provisório – tem aparecido em cópias não oficiais do Windows 8 que circularam na internet. O sistema operacional só deverá ficar pronto em 2012. Além de suceder o Windows 7 nos PCs, ele vai rodar também em tablets.
Em sua versão atual, ainda provisória, o aplicativo para a visualização de documentos PDF da Microsoft tem visual simples, que parece adequado ao uso num tablet. Os recursos também são básicos. Permitem variar o nível de zoom do documento exibido e também visualizar duas páginas lado a lado. Além disso, há uma coluna à direita com marcações para pular diretamente para um determinado capítulo ao ler um livro.
Se o Modern Reader funcionar bem, sua inclusão no Windows será uma boa notícia para os usuários. O Adobe Reader é um programa pesado, que pode deixar lentos os micros mais antigos. Além disso, ele baixa atualizações com frequência excessiva e adiciona um ícone à área de trabalho do Windows cada vez que é atualizado, algo que incomoda muitos usuários.
Há programas alternativos para a visualização de documentos PDF. Mas eles nem sempre exibem as páginas com 100% de fidelidade. Por isso, a maioria das pessoas prefere continuar usando o aplicativo da Adobe. Resta saber se o Modern Reader vai cumprir a tarefa de maneira satisfatória. Para isso, será preciso esperar que a Microsoft libere uma versão beta oficial do Windows 8, o que deve acontecer no segundo semestre.

Konami corta pela metade preço do "PES 2011" no Brasil

Game de futebol passa custar 100 reais em suas versões para PS3, Xbox 360 e Wii. Versão para PSP cai para 80 reais

Boa notícia para os fãs de games de futebol no Brasil. Uma das principais franquias do gênero, “Pro Evolution Soccer 2011”, acaba de ter seus preços reduzidos pela metade no País. Assim, as versões do jogo para Xbox 360, Wii e PS3 estão custando 100 reais, a para o portátil PSP agora sai por 80 reais enquanto as edições para PC e PS2 continuam com o mesmo valor: 50 reais. Já é possível encontrar o game à venda com os novos preços nas principais revendas do País.

De acordo com a assessoria local da Konami, o corte de preços faz parte de uma estratégia da empresa para impulsionar ainda mais as vendas do título, que já seriam boas no mercado nacional segundo a produtora. No entanto, a empresa não abre números de comercialização do game.
Game de futebol da Konami teve preços cortados pela metade no Brasil


Com narração do folclórico Silvio Luiz e comentários do jornalista Mauro Beting, o game chegou ao País no final do ano passado totalmente em português, além de trazer os cinco times nacionais que participaram da edição 2010 da taça Libertadores da América: Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo e o campeão Internacional, todos devidamente licenciados.

Recentemente, “PES 2011” também chegou ao recém-lançado portátil Nintendo 3DS, onde é atualmente o único game de futebol disponível já que a série rival “FIFA” ainda não tem data para chegar. Para saber mais sobre a nova versão do jogo, confira nosso review completo de “PES20113D”.

Windows 7 vende mais de 350 milhões de licenças em 18 meses

Apesar do crescimento, sistema permanece atrás do XP em participação de mercado.

O sistema operacional Windows 7 ultrapassou a marca de 350 milhões de licenças vendidas nos últimos 18 meses. O número foi anúnciado pela Microsoft na sexta-feira (22/4)

A marca aponta para uma tendência favorável à adoção do Windows 7, mas a Microsoft não forneceu detalhes sobre os números, como a quantidade de cópias que foram entregues em PCs novos ou vendidas como upgrades.

Apesar do crescimento, o Windows 7 está em segundo lugar no mercado. Com 24%, ele perde apenas para seu irmão mais velho Windows XP, que ainda detém 55%. Mas o Windows 7 pode estar no caminho de se tornar o sistema mais popular da Microsoft caso as vendas continuem nesse ritmo.

Segundo cálculos feitos por Alex Wilhelm para a The Next Web, a Microsoft vendeu nos últimos 18 meses uma média de 450 cópias do Windows 7 por minuto. Para ser mais exato, o Windows 7 deverá superar o XP num prazo de 12 a 15 meses, de acordo com estimativas da Ars Technica.

“Empresas de pesquisa como o IDC estimam que mais de 90% das empresas já estão com migrações em andamento para o Windows 7”, escreveu Brandon LeBlanc, da Microsoft, no blog Windows Team. A migração permite que as empresas economizem cerca de 140 dólares por PC por ano, afirmou LeBlanc.

O Windows 7 tem tido desempenho melhor que o do Vista, que vendeu 180 milhões de licenças em 18 meses. A GeekWire estima que, colocado num mesmo contexto, as vendas do Windows 7 supera as do Vista. Segundo dados do IDC, as licenças do Windows 7 equivalem a 68% (dos 517 milhões) dos PCs entregues pela indústria em 18 meses. O Vista, à sua época, respondeu por 45% (dos 400 milhões de PCs entregues pela indústria).

Aguardado para 2012, o Windows 8 será o próximo sistema da Microsoft. Detalhes sobre seus recursos começam a surgir, como navegação imersiva, um leitor PDF, uma app store, barras de tarefa no estilo ribbon e uma tela de bloqueio. O Windows 8 também deverá reduzir a distância entre desktops e tablets com uma interface projetada para telas sensíveis ao toque.