30 de dezembro de 2010

Os mais vendidos no Natal no MercadoLivre

Publicado em 29/12/2010


 O site MercadoLivre divulgou hoje um ranking com os produtos mais comprados pelos brasileiros nos últimos dez Natais.
No levantamento, que considera os itens mais buscados e comprados nos finais de ano de 2000 a 2009, há uma clara preferência por produtos eletrônicos, que aparecem em primeiro lugar em oito anos.
 “O Mercado livre está na ativa desde 1999, funcionando com um sistema de leilões; desde 2001, identificamos a oportunidade de trabalhar com preço fixo e, independentemente do formato de negociação, é curioso que haja sempre uma predominância por produtos eletrônicos”, diz Helisson Lemos, Diretor Geral do MercadoLivre no Brasil.
Celulares e telefonia já são responsáveis por 18% das negociações na plataforma MercadoLivre, seguidos por equipamentos de informática (15%) e acessórios para veículos (11%). Na sequência vêm moda, com itens de roupas beleza e acessórios, como relógios, e artigos esportivos.
Ano    Produto mais vendido
2000  CD Player (Discman)
2001  Máquina fotográfica digital (destaque Canon Power Shot S10; 2 Mega Pixels)
2002  AB Toner (equipamento de ginástica)
2003  Celular (destaque para o Nokia 1100)
2004  Itens relacionados ao Bob Esponja
2005  MP3 Player
2006  PlayStation 2
2007  Pendrive
2008  Nintendo Wii
2009  GPS
A lista de compras de Natal divulgada pelo Mercado Livre é restrita às buscas e compras do site, mas ajuda também a entender o que é consumido no comércio eletrônico brasileiro como um todo. “O site é líder em comércio eletrônico na América Latina e conta com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, sendo que mais de 50% desse total é composto por internautas brasileiros”, diz Lemos.
E o consumidor do Brasil parece seguir a tendência dos anos anteriores e investir em eletroeletrônicos, telefonia e informática em 2010.
O ano deve fechar com celulares, especialmente smartphones, como um dos produtos mais buscados no site. Para o diretor, isso é reflexo de uma tendência recente de busca por aparelhos de conectividade. “Eles têm gerado bastante demanda – desde roteadores wi-fi e cartão USB a smartphones, que para muitos consumidores ainda são a primeira plataforma para acessar a web”. Já os tablets, apesar de não muito comprados, também lideram o ranking de buscas. “Eles geram muito mais atratividade do que atividade”, define Lemos. 

29 de dezembro de 2010

5 dicas para fazer suas fotos impressas durarem mais

Publicado em 22/12/2010

Sem o cuidado adequado, as fotos impressas em sua impressora doméstica podem se apagar rapidamente. Veja como mantê-las por muito mais tempo
É uma triste verdade, mas o brilho de suas fotos impressas em casa não irá durar para sempre. Com o tempo as cores irão enfraquecer e os detalhes vão se perder. Entretanto, há algumas formas simples e eficientes de prolongar a vida de suas imagens impressas. Se você quer deixá-las vibrantes e coloridas por muitos anos, adote as seguintes medidas preventivas:
1. Compre equipamento de qualidade
Invista em uma boa impressora, evite cartuchos genéricos ou remanufaturados e use o papel fotográfico recomendado pelo fabricante de sua impressora. Papel genérico, cartuchos “compatíveis” e sistemas de tinta “bulk” podem parecer um bom negócio a princípio, mas as impressões vão durar muito mais se você seguir à risca as recomendações do fabricante. A Epson, por exemplo, diz que fotos impressas com seu papel e tinta próprios duram até 200 anos quando armazenadas em local escuro, ou 96 anos se exibidas atrás de um vidro.
2. Invista em um álbum
Colocar fotos impressas em um álbum aumenta sua longevidade, já que isso as protege da luz. Dê um passo além e invista em um álbum que use papel “para arquivo” sem ácido. Eles não são tão caros quanto você pensa.
3. Use um porta-retratos
Coloque suas fotos em um porta-retratos, protegidas por um vidro e longe da luz do sol. Uma das formas mais fáceis de estragar uma foto é colocá-la em um local que recebe a luz direta do sol na maior parte do dia, já que a radiação ultravioleta degrada os pigmentos que compõem a tinta. Para os melhores resultados, coloque seus porta-retratos em um local iluminado por luz artificial.
4. Evite a umidade
Evite guardar as fotos em locais úmidos como um armário no porão ou no sótão. A temperatura ambiente é muito menos nociva à impressão, embora um local fresco, seco e escuro seja o ambiente ideal.
5. Evite empilhar
Evite empilhar as fotos uma sobre a outra assim que elas saem da impressora. Em vez disso, espere a tinta secar completamente para evitar que as fotos grudem uma na outra e causem falhas na impressão. Embora não seja sempre necessário, a HP recomenda que você espere até 24 horas antes de empilhar suas fotos.