28 de março de 2012

Gnomo viaja pelo mundo para testar a gravidade

clip_image002
Kern, um anão de jardim da The Gnome Experiment, viaja pelo mundo com o objetivo de medir a velocidade em todos os cantos do planeta.
Para isso, em cada lugar que Kern chega, o colocam na balança e tiram fotos. O objetivo da experiência é demonstrar que a gravidade terrestre não é exercida com a mesma intensidade em todo o globo terrestre.
Até agora, Kern já visitou Lima, Mumbai, Cidade do México, Durban, São Francisco, Nova Caledônia (no sudoeste do Oceano Pacífico), Sydney e o Polo Sul. O anão pesava 307,56 gramas quando passou por Mumbai, na Índia. Quando passou pela Antártica, a balança acusou 309,82 gramas. Portanto, qualquer pessoa pesaria mais no Polo Sul do que em qualquer outro lugar do planeta.
Essa diferença de peso acontece porque a terra é achatada nos polos. Por isso, os corpos pesam até 0,5% a mais ou a menos de acordo com o local da superfície terrestre onde a pessoa está.
The Gnome Experiment é um projeto financiado pela Kern & Sohn, um fabricante alemão de pesos de precisão, que queria fazer publicidade de seus produtos. Para isso, a empresa teve a ideia de viajar com o anão e ainda faz experimentos importantes para a física.
Em breve, Kern chegará a Snolab, um centro canadense consagrado no estudo de partículas. O centro está a dois quilômetros abaixo da superfície da Terra, o que faz dele o laboratório mais profundo do mundo. Depois, ele visitará o LHC (Grande Colisor de Hádrons), o maior acelerador de partículas do planeta, no CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça.
AVG Internet Security 2012: recursos antimalware respeitáveis
Pacote se sai bem na prevenção contra ameaças, mas deixa a desejar na hora da “limpeza” e na organização da interface.
O AVG Internet Security 2012 (R$ 89,00 por PC durante um ano) ficou em nono lugar em nosso teste de pacotes de segurança em 2012. Ele faz um bom trabalho ao proteger seu PC, mas alguns concorrentes fazem um trabalho excepcional. Isso fez com que o AVG caísse na classificação.
O pacote da AVG bloqueou totalmente 92,3% dos ataques em nosso teste no mundo real, que ajuda a determinar quão bem um pacote de segurança se sai ao bloquear ameaças ainda desconhecidas, e bloqueou parcialmente outros 3.8%. Por si só não é um resultado de se jogar fora, mas são números apenas medianos quando comparados ao grupo de teste. Historicamente, a tava de detecção de ameaças conhecidas, que é de 99,11%, é excelente, mas novamente, devido à força da concorrêntica, o resultado fica abaixo da média dos produtos avaliados neste ano.
Embora o pacote da AVG tenha detectado e desabilitado com sucesso todos os malware ativos em nosso PC de testes, ele só conseguiu remover todos os traços das ameaças em 40% dos casos, o pior resultado na hora de limpar completamente um PC. Ele também marcou seis arquivos (em uma amostra de mais de 250 mil) como maliciosos. Percentualmente é uma taxa baixa de falsos positivos, mas alguns rivais tiveram um desempenho perfeito no mesmo teste, e não geraram um falso positivo sequer.
O AVG Internet Security 2012 teve impacto relativamente pequeno no desempenho do PC, embora tenha adicionado quase 10 segundos ao tempo de inicialização, quando comparado a um PC idêntico sem nenhum software antivírus, o que é o segundo pior resultado do grupo. A velocidade de varredura foi inconsistente, e variou de boa no teste sob demanda (iniciado manualmente), com 1 minuto e 30 segundos (o sexto melhor resultado no geral) a não tão boa assim no teste no acesso (feito automaticamente sempre que um arquivo é aberto ou modificado), com 5 minutos e 5 segundos, o quarto pior resultado. Em ambos os casos, usamos uma amostra de 4.5 GB de arquivos.
clip_image003
Interface do AVG Internet Security 2012 é boa no geral, mas algumas opções são obscuras
A interface do AVG é boa, mas ainda precisa melhorar. A tela principal é fácil de usar e vai direto ao ponto: um indicador no topo lhe diz se há algum problema que precisa ser corrigido, e um painel chamado Overview (Visão Geral) lhe permite encontrar todos os recursos do software de forma rápida e fácil. Dito isto, a parte de configuração me intimidou: os ajustes estão ou em uma janela chamada Advanced Settings (Ajustes avançados) ou Firewall Settings (ajustes do firewall). A janela Advanced Settings é especialmente difícil de navegar: o usuário tem de lidar com uma lista hierárquica de três níveis para encontrar o ajuste que deseja modificar. Esta complexidade faz com que o pacote da AVG pareça ter sido projetado para usuários avançados. Não seria uma má idéia se a AVG resolvesse atualizar a interface no ano que vem.
No final das contas, o AVG Internet Security 2012 não faz muita coisa errada, mas também não faz muito para se destacar entre a multidão.
AVG Internet Security 2012
Fabricante: AVG Technologies
Pontos fortes: Bom na prevenção contra malware, tanto conhecido quanto desconhecido
Pontos fracos: Interface pode ser complicada demais em alguns pontos
Não é tão eficiente na remoção de malware instalado
O pacote de segurança da AVG sem dúvida irá proteger seu PC, mas não consegue acompanhar os melhores colocados entre os programas que testamos.
Preço: R$ 89,00 por uma licença de 1 ano para 1 PC
Briga por novo padrão de SIM Cards envolve RIM, Nokia, Motorola e Apple
Apple tem proposta diferente das rivais para os cartões nano-SIM. Novo padrão é 60% menor que SIM card tradicional.
Na próxima semana, duas propostas diferentes – uma apoiada pela Apple e outra pelas rivais Nokia, RIM e Motorola - por um novo e menor cartão SIM (chamado de nano-SIM) entrarão em guerra. Isso porque o Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações (ETSI) decidirá nos próximos dias qual tipo de chip será utilizado pelos futuros smartphones e tablets.
A votação está agendada para 29 de março, de acordo com um porta-voz da Giesecke & Devrient, que fabrica SIM cards. A decisão deveria ter sido tomada no final do ano passado, mas foi adiada para março, explicou o executivo, que, no entanto, não entrou em detalhes sobre quais desentendimentos teriam causado o atraso.
As companhias envolvidas no processo estão mantendo sigilo sobre o assunto. A Apple não está fazendo comentários, enquanto que a Motorola apenas confirmou que está trabalhando juntamente com a RIM (Research in Motion) e a Nokia, que afirmam que obviamente acreditam que a proposta que apoiam possui vantagens técnicas significativas.
Quando a ETSI (que conta com fabricantes e operadoras entre seus membros) anunciar sua decisão, a organização pode decidir aceitar uma das propostas, as duas, ou ainda nenhuma delas.
À medida que o licenciamento de patentes tornou-se mais disputado, o desenvolvimento de padrões ficou mais importante, afirma o analista principal da consultoria Canalys, Pete Cunningham.
Se houverem alegações de patentes consideradas essenciais para a implementação do padrão nano-SIM, a ETSI pediria que elas fossem licenciadas sob termos chamados de justos, razoáveis e não-discriminatórios (FRAND). Se uma companhia com patentes não concordar em fazer isso, a proposta teria de voltar para a mesa de desenhos, segundo o órgão europeu. Mas as empresas envolvidas entraram no processo sabendo disso, afirmou o executivo da ETSI, Ultan Mulligan.
clip_image004
Novo nano-SIM é 30% menor do que o micro-SIM, usado no iPhone 4S e no novo iPad
 Quando o cartão nano-SIM eventualmente for padronizado, seu tamanho menor vai liberar espaço para memória adicional e baterias maiores, ajudando as fabricantes a criarem aparelhos mais finos, de acordo com a Giesecke & Devrient.
Medindo cerca de 12mm por 9mm, o novo SIM card será cerca de 30% menor do que o micro-SIM. A espessura dos chips foi reduzida em aproximadamente 15%, segundo a Giesecke. Além disso, o nano-SIM é 60% menor do que os SIM cards de tamanho tradicional, que ainda são usados pela maioria dos telefones celulares, afirma a companhia.
Windows Phone chega a 70 mil apps
clip_image005 A adoção do sistema Windows Phone chegou com atraso ao mercado, no entanto a Microsoft vem investindo em sua loja de aplicativos. Hoje a empresa anunciou que sua Marketplace atingiu 70 mil aplicativos disponíveis.
Os números registram um crescimento significativo da quantidade de apps disponíveis desde o ano passado. Em dezembro de 2011 a Microsoft possuía 50 mil aplicativos em sua Windows Phone Marketplace. Esse número subiu para 60 mil em janeiro e fechou fevereiro com 70 mil programas para o sistema móvel.
A quantidade de aplicativos, porém, é uma das principais hesitações quando o assunto é comprar um aparelho com sistema Windows Phone. Isto porque, seus principais concorrentes, Android e iOS, possuem mais de 500 mil disponíveis aos usuários.
E a Microsoft reconhece que a variedade e a qualidade dos aplicativos serão os pontos principais na competição entre as plataformas. Para tanto, a empresa lançou um programa em 2011, chamado BizSpark, onde recruta desenvolvedores de todo o mundo para construir aplicativos para o Windows Phone.
Mas com os recentes lançamentos de aparelhos com Windows Phone por meio da Nokia e HTC, a Microsoft espera rever esse quadro. A empresa, no entanto, sempre afirmou que com relação aos aplicativos está mais focada em qualidade do que em quantidade.
Impressão 3D começa a ficar mais acessível no Brasil; saiba como ela funciona
Imagine baixar um par de tênis, produzir um aparelho eletrônico na sua casa ou receber o transplante de um órgão produzido inteiramente em uma máquina, a partir de algumas células humanas.
Essas são algumas das possibilidades futuras mais espetaculares da impressão 3D, tecnologia que começa a ficar mais acessível no Brasil.
clip_image006Usadas hoje principalmente por empresas, para criação de protótipos, e por profissionais como designers e arquitetos, as impressoras 3D são capazes de construir peças criadas em programas de desenho tridimensional.
Hoje, com máquinas que custam alguns milhares de reais, é fácil produzir brinquedos, apetrechos e peças plásticas, por exemplo, mas há potencial para criações muito mais complexas.
"Acredito que a impressão 3D vá causar uma nova revolução industrial", afirma Rodrigo Krug, diretor da Cliever, que em maio vai lançar a primeira impressora 3D fabricada no Brasil, a R$ 4.000.
Krug crê que, daqui a alguns anos, será possível produzir em casa um aparelho eletrônico completo em uma impressora 3D. "Em vez de comprar um produto fabricado na China, você comprará um design, que poderá ser impresso na sua casa."
Também no Brasil, três jovens desenvolveram um aparelho similar, a Metamáquina 3D. Para viabilizá-la, o trio tenta levantar R$ 23 mil no site de financiamento colaborativo Catarse.
"Daqui a dez anos, a impressão 3D vai ser tão comum quanto o acesso à internet, o envio de e-mails e a edição de texto", aposta Rodrigo Rodrigues da Silva, um dos criadores da impressora, que custará entre R$ 2.900 e R$ 3.700.
No site brasileiro Imprima 3D, é possível encomendar a impressão de objetos 3D, que são entregues pelo correio.
Os preços dependem do tamanho do objeto e do material usado. Um anel custa R$ 2,86, enquanto um boneco de 8x8x7,9 cm sai por R$ 442,53.
"Lançamos esse serviço para que as pessoas conheçam a tecnologia e saibam que ela não está tão distante assim, não é uma coisa de outro mundo", diz Vinicius Dourado, gerente da Imprima 3D.
clip_image007 A Robtec, empresa do mesmo grupo, comercializa no Brasil impressoras 3D importadas que custam de R$ 5.700 a R$ 179.900.
Em janeiro, o site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay criou uma nova categoria para arquivos de objetos 3D --medida que deve contribuir para estender os debates sobre direitos autorais a bens tangíveis.
"Acreditamos que, no futuro próximo, você vai imprimir peças de reposição para os seus veículos e, em 20 anos, vai baixar seu par de tênis", escreveu um dos responsáveis pelo Pirate Bay, de apelido WinstonQ2038, no blog oficial do site.
Neste ano, nos EUA, a empresa Organovo conseguiu gerar pequenos pedaços de tecidos humanos em uma impressora 3D a partir de células musculares.
A ideia é usar essa técnica para criar órgãos humanos inteiros que poderão ser usados em transplantes.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1) O que são impressoras 3D?
São aparelhos que usam técnicas variadas --da deposição da resina plástica à moldagem de objetos com pó e laser-- para construir peças a partir de modelos digitais.
2) O que posso imprimir? Um busto meu? Uma réplica do meu gato?
As possibilidades são praticamente infinitas: brinquedos, peças de máquinas, adornos. Sim, é possível digitalizar você e seu gato e produzir um busto seu e uma réplica dele em uma impressora 3D.
3) Quanto custa imprimir em 3D?
No site brasileiro Imprima 3D, os preços dependem do tamanho do objeto e do material usado. Uma capa para iPhone, por exemplo, sai por R$ 52,97.
4) Posso ter uma impressora 3D em casa?
Sim, mas elas ainda são caras. No Brasil, podem custar a partir de R$ 4.000.
5) Qual é o público-alvo?
É bem amplo: inclui entusiastas, empresas e profissionais de áreas como desenho industrial e engenharia.
6) Quais são as vantagens?
Ela diminui a importância da economia de escala no processo de fabricação, que pode ficar mais barato, simples e rápido, diminuindo as barreiras para a criação de novos negócios e produtos.
7) E quais são os desafios?
A produção em massa permite a fabricação de produtos finais mais baratos do que os de impressoras 3D. Outras limitações incluem a dificuldade em fazer produtos complexos e a escassa oferta de materiais para impressão.
Piada: SAP religioso
Um padre moderninho assumiu a paroquia da cidadezinha e resolveu informatiza-la: colocou micro no altar, no confessionário, na sacristia...
Implementou uma rede a 100 mbits com switch, servidores NT com raid-5 e mirroring, intranet baseada em NC e Oracle 8 com orientação a objetos, canal de dados/voz via satélite com o Vaticano...
Implantou o Sistema SAP R/3 que controla tudo como o estoque de hóstias, controle de casamentos, fluxo de caixa dos bingos, dizimo a receber, etc...
No dia em que o sistema SAP de calculo de penitencias do confessionário entrou em produção, o padre recebe uma garota para se confessar:
- Deus te abençoe minha filha, só um instante que estou me logando... pronto, pode falar, quais sao os teus pecados?
- Padre eu pequei... Foi com meu namorado... eu tentei resistir mas...
- Vamos filha, fale logo se não o sistema da time-out na conexão.
- Ta bom, padre... eu deixei meu namorado beijar meus seios e...
O padre interrompendo-a digita afobado:
- ...bei-jar-os-sei-os e "enter". Ok, filha, reza duas ave maria e pronto.
- Próximo!
- Não padre, não acabei ainda...
- Então fale filha, antes que entre a proteção de tela.
- Bom padre, dai, ele me fez segurar seu bilau e...
- ...se-gu-rar o pe-nis e "enter". Bom, então reza mais três pai nosso e tá perdoada.
- Próximo!
- Não padre, ainda tem mais...
- Então fale filha, que daqui a pouco o banco sai do ar para o back-up.
- Dai padre, ele tirou minha calcinha e colocou metade...
- ...co-lo-cou me-ta-de e "enter"... opa! Deu "Erro - 45"!!!???
- Vou redigitar: co-lo-cou me-ta-de e "enter"... opa! Deu "Erro - 45" de novo.
O padre pega a pasta com a documentação do sistema:
- Vamos ver: erro 40... 42... 43... 44... ta aqui: erro 45.
Apos ler a mensagem do erro, o padre pede para a garota:
- Filha, faz o seguinte: volta lá com o seu namorado e pede para ele enfiar tudo, porque nesse release o SAP não aceita fração.