27 de julho de 2011

Menina de 11 anos recebe visita da polícia após criar página no Facebook

Policiais queriam alertar aos pais da garota sobre o seu comportamento nada amigável na rede social.
clip_image001
Uma menina de 11 anos, estudante do primário na escola inglesa de Park Hall, na cidade de Stroke-on-Trent, fez uso do Facebook para proclamar toda a sua raiva contra uma professora. A página, com o nome de “I Hate Mrs Frost” (eu odeio a senhorita Frost), acumulou 16 fãs até ser retirada do ar.
O caso chegou até a polícia local, que foi visitar a casa de Leah Bagguley. A repressão, na verdade, foi para informar aos pais da garota — Andrew e Joy Bagguley — de que sua filha era “muito jovem para estar acessando o Facebook” (segundo as regras da rede social, apenas maiores de 13 anos podem se cadastrar).
Leah, que é apontada pelos outros professores como uma boa aluna, entendeu que sua atitude de criar a página foi errada e seus pais removeram o conteúdo do site. Apesar disso, a mãe da garota achou a atitude da polícia exagerada, dizendo que “estavam tratando uma garotinha de 11 anos como um adulto que cometeu um crime".

1 milhão de processadores = 1 bilhão de neurônios

clip_image002
Pensando bem, alguns cérebosnão são tão complexos assim...



O cérebro humano é um treco incrivelmente complexo. São bilhões e bilhões de neurônios ligados por trilhões de sinapses. Por isso, a construção de uma mente cibernética é um desafio dos mais complicados (embora meu amigo Isaac Asimov tenha resolvido isso com seus cérebros positrônicos, ele não deixou instruções muito claras).
De toda forma, é mais-que-interessante o trabalho de um grupo de pesquisadores, liderado pelo criador dos processadores ARM (utilizados em smartphones), que está empenhado em uma pesquisa para descobrir quantos neurônios é possível simular interligando chips.
O Projeto Spinnaker é fruto da união entre Steve Furber, professor de engenharia da Universidade Manchester e principal responsável pelo processador ARM RISC de 32-bit, e Andrew Brown, da Universidade de Southampton, também da Inglaterra. Os dois pretendem unir 1 milhão de chips de modo que alcancem o desempenho de 1 bilhão de neurônios humanos.
Pode parecer só um jogo de liga-pontos até obtermos uma inteligência artificial, mas o cérebro humano, meus caros, tem entre 80 (mulheres) e 90 bilhões de neurônios (homens). Portanto, eles irão simular apenas algo em torno de 1% da inteligência do homem – e isso se der tudo muito certo, claro. O objetivo final é inventar um equipamento capaz de imitar o cérebro quando este estimula os neurônios a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Aquela capacidade que torna possível ver o futebol e ignorar a esposa falando ao lado, por exemplo.
De acordo com Fuber, a escolha dos processadores não se deu por preferência pessoal, mas por serem baratos, econômicos, e que, quando juntos, alcançarem o desempenho de um desktop de alto rendimento.
Por enquanto, o projeto Spinnaker conseguiu construir processadores de quatro e oito núcleos ARM968E-S, mas o objetivo é agregar 20 deles num chip. Cada unidade possui 64KB de cache de dados, 32KB de cache de instruções, um controle que simula picos de raciocínios, e um controlador para conexão à memória de 1GB DDR1 central.

França já advertiu quase 500 mil internautas por baixarem conteúdo pirata

Norma entrou em vigor há nove meses e prevê multa a usuário que continuar baixando arquivos ilegalmente depois de duas advertências.
A Alta Autoridade para a Distribuição de Trabalhos e Proteção aos Direitos na Internet da França (Hadopi, na sigla em francês) não processou nenhum usuário até agora, apesar de a lei quanto ao compartilhamento ilegal de arquivos - que dá três chances ao internauta, multando-o depois – ter entrado em vigor há nove meses.
Durante esse período, mais de 18 milhões de alertas foram recebidos pela organização, nos quais o IP do usuário e o conteúdo baixado eram identificados. Por conta das informações recebidas, a Hadopi solicitou um milhão de vezes que os nomes de usuário relacionado aos endereços em questão fossem repassado a ela.
Em 900 mil dos casos, as operadoras foram capazes de identificar o internauta envolvido. Assim, 470 mil e-mails de advertência foram enviados, assim como 20 cartas – para reincidentes. A Autoridade está cogitando mover ação judicial contra uma dúzia de clientes que já foi notificada três vezes.
Se considerados culpados, os réus terão de pagar uma indenização de até 1500 euros, além de terem a conexão à Internet cortada por um mês. Recentemente, a polêmica quanto ao monitoramento das redes trouxe certo embaraço às empresas responsáveis. Autoridades descobriram que senhas internas da Triden Media Guard (TMG) – que vigia as conexões em busca de downloads ilegais – estavam sendo distribuídas por programas ponto-a-ponto (P2P).
Na última semana, a Comissão Nacional Francesa para Computação e Liberdade ordenou que a TMG tome as devidas providências, em até três meses, para garantir a segurança de seus dados. Também alertou as organizações defensoras de direitos autorais que as políticas referentes ao assunto devem estar de acordo com as leis de proteção de dados do país.

Mulher envia mais SMS de sexo, diz pesquisa

clip_image003
Uma pesquisa realizada online revelou que as mulheres são mais propensas a enviar SMS com conteúdo sexual do que os homens.
Embora elas pratiquem mais o chamado sexting, as mensagens com fotos ou textos sexuais, o estudo revelou que homens e mulheres são igualmente propensos a trair seus parceiros – seja na vida real, seja no mundo virtual.
O estudo (disponível aqui na íntegra) não possui uma metodologia* que permita que suas informações sejam aplicadas de forma abrangente – mas, ainda assim, representa um recorte sociológico do comportamento online.
Ele recebeu o nome de Let your fingers do the talking: sexting and infidelity in cyberspace (Deixe que os dedos falem por você: sexting e infidelidade no ciberespaço) e foi feito por Diane Kholos Wysocki, professora da Universidade de Nebraska, e Cheryl D. Childers, da Universidade Washburn, ambas nos Estados Unidos.
A pesquisa teve como foco um site voltado para pessoas casadas que buscavam parceiros sexuais fora do casamento (AshleyMadison.com). No total, 5.187 adultos responderam a perguntas sobre o uso da internet e seu comportamento sexual na web e na vida real.
As mulheres se destacaram por estarem mais propensas do que homens a trocarem mensagens de conteúdo sexual: 2/3 delas enviavam, contra apenas metade dos homens.
Homens e mulheres traíram na mesma proporção: no total, 2/3 dos participantes afirmaram terem praticado traição online, enquanto mais de 3/4 traíram na vida real. No entanto, homens mais velhos estavam mais propensos a trair na vida real do que homens mais jovens.
Outra conclusão do estudo é a de que, embora a busca por parceiros ocorresse na internet, o que a maioria das pessoas buscava era um parceiro que pudesse levar para a vida real.
*Os resultados obtidos possuem um viés natural causado pela maneira como a pesquisa foi conduzida – especialmente porque o site em que foi feita já limita o tipo de participante que responde.

Cachorro morde tubarão e vira sucesso na web

clip_image004
Acima, imagem do vídeo em que um cachorro ataca um tubarão debaixo d´água na costa australiana



Um vídeo com um cachorro amarelo gigante, tubarões, um dugongo (animal parecido com um peixe-boi) morto, atraiu milhões de espectadores no YouTube. 
As imagens de vídeo de um cachorro atacando um tubarão debaixo d´água na costa australiana "se tornou viral" e se transformou em um sucesso na Internet.
A imagem mostra dois cachorros nadando no oceano próximo à cidade de Broome, no oeste da Austrália, cerca de 1.650 quilômetros a nordeste de Perth.
Os cachorros parecem estar pastoreando alguns tubarões para a praia quando de repente um deles mergulha na água e ataca um tubarão.
"O cachorro está mordendo o tubarão", narra Russell Hood-Penn, em um áudio gravado após o incidente. "Isso é inacreditável. Eu já vi tudo agora."
Hood-Penn colocou a gravação no site de compartilhamento de vídeos YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=6HyIZh5BQZY), onde foi visto mais de 27 milhões de vezes.
Quando a câmera se afasta, um dugongo (um mamífero grande semelhante a um peixe-boi) é visto na praia e Hood-Penn especula ser o motivo pelo qual os tubarões estão circulando tão próximo à costa.
Ao final do vídeo, o cachorro sai da água e balança para tirar água do corpo. Não houve informações sobre o destino do tubarão.