25 de abril de 2012

Discovery decola pela última vez rumo ao museu

clip_image001

O ônibus espacial Discovery, da Nasa, decolou hoje para sua última viagem. Um Boeing carregou a nave por um passeio em Washington. O destino final foi o Aeroporto Internacional Dulles.

A partir de agora, ele irá para o Museu Nacional Aeroespacial Steven F. Udvar-Hazy Center, repositório oficial da Nasa nos EUA. O Discovery vai substituir a Enterprise, protótipo de nave exposto no museu após o uso em testes de voos atmosféricos na década de 1970.

A viagem para o museu aconteceu em cima de um Boeing 747, adaptado e mantido pela agência para transportar ônibus espaciais. A situação foi considerada diferente do habitual, quando o Discovery partia de uma plataforma à beira-mar.

Em 2011, a Nasa aposentou sua frota de ônibus espaciais após a conclusão da construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Desde então, a Nasa começou a criar uma nova geração de naves, que irá levar os astronautas a destinos mais distantes do que a ISS, que está a 384 quilômetros de altitude.

O Discovery voltou do espaço em março de 2011. Considerado um dos principais ônibus espaciais da Nasa, ele completou 39 missões, passou 365 dias no espaço, orbitou a Terra 5830 vezes e viajou 238 milhões de quilômetros.

"É triste ver isso acontecendo", disse Nicole Stott, astronauta que participou da última tripulação do Discovery à Reuters. "Mas, olhando para isso, não dá para não se impressionar. Minha esperança agora é que sempre que alguém olhar para esse veículo irá se impressionar, irá sentir que é isso que podemos fazer quando nos desafiamos."

Fim dos ônibus espaciais

Além da ida do Discovery para o Museu, outro reflexo da aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa está na dependência dos EUA em usar naves russas para transportar os astronautas e as cargas, até que a agência americana consiga desenvolver novas naves.

A Nasa também confirmou na última segunda-feira (16), em coletiva de imprensa, o lançamento da nave Dragon pela empresa privada SpaceX no dia 30 de abril. A missão da nave consiste em levar aproximadamente 500 kg de carga até a ISS e testar a capacidade de acoplagem, a situação dos sensores, bem como a capacidade de abortar a missão em segurança.

clip_image002

Microsoft oficializa o nome "Windows 8" e anuncia 4 versões do sistema

Uma das versões será exclusiva para tablets e notebooks com processadores ARM. Consumidores terão apenas duas opções, Windows 8 ou Windows 8 Pro

Em um post no blog da equipe de desenvolvimento do Windows a Microsoft tornou oficial o nome “Windows 8” para seu próximo sistema operacional. Até o momento este era considerado um nome provisório, usado durante o processo de desenvolvimento e que poderia mudar antes do lançamento do produto. Não mais.

A empresa também anunciou as 4 versões de seu sistema operacional. A linha foi simplificada e variantes como “Home”, “Home Premium” e “Ultimate” não existem mais: a versão do sistema para usuários domésticos será chamada simplesmente de Windows 8. Profissionais que precisam de recursos como criptografia, virtualização, gerenciamento remoto e capacidade de conexão a domínios usarão o “Windows 8 Pro”.

clip_image003
Todas as versões do Windows 8 terão a interface Metro

A versão do sistema que será embarcada em tablets e notebooks com processadores ARM será a Windows 8 RT, e não será vendida separadamente. E por fim o Windows 8 Enterprise será a versão para grandes clientes corporativos, com todas as características da versão Pro e recursos avançados de gerenciamento, virtualização e criptografia.

Um detalhe curioso: tablets e notebooks com processadores ARM, rodando o Windows 8 RT, não serão capazes de instalar programas feitos para PCs. Além disso a Microsoft decidiu não incluir nesta versão do sistema o Windows Media Player.

Opções de upgrade

Com o anúncio também ficou claro o caminho de upgrade para quem já usa o Windows 7. Usuários do Windows 7 Starter, Home Basic ou Home Premium podem fazer upgrade para o Windows 8 ou Windows 8 Pro. Mas quem usa o Windows 7 Professional ou Ultimate só poderá atualizar para o Windows 8 Pro.

A Microsoft ainda não anunciou uma data para o lançamento do Windows 8, mas é quase certo que ele acontecerá ainda neste ano. Os preços das quatro versões do Windows 8 não foram divulgados.

Brasil tem 1 computador para cada 2 habitantes

clip_image004

No total, país conta com 99 milhões de computadores somados ambientes doméstico e corporativo

Há no Brasil 99 milhões de computadores em uso, somados os utilizados no ambiente corporativo e no doméstico, o que representa cerca de um equipamento para cada dois habitantes.

Os dados são da 23ª Pesquisa Anual de Tecnologia da Informação (TI), divulgada hoje (18) pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O levantamento mostra que o total de computadores em uso no país dobrou nos últimos quatro anos e que, em 2012, devem ser vendidos mais 17,9 milhões de unidades. A pesquisa estima que, em seis anos, o Brasil passará a ter um computador por habitante.

O percentual de computadores por habitante no Brasil (cerca de 51%) coloca o país acima da média mundial (42%). Nos Estados Unidos, há cerca de 354 milhões de computadores, ou 114% da população.

Já o número de telefones em uso no Brasil é 300 milhões, ou 153% da população, mesmo percentual encontrado nos Estados Unidos. No mundo, a média é 108%.

Humor:

A Loira Anônima

O cara estava na praça de lazer do shopping, esperando por uma menina que conheceu na Internet.
Preocupado em ter levado um bolo virtual, ele vira pra uma loira que estava sentada ao lado e pergunta:
– Ei, garota! Você tem horas?
E a loira:
– Não vem não! Sei que você está louco pra puxar conversa comigo, mas não vou te dizer que sou uma mulher completamente descomprometida, que moro na Rua das Flores nº 25, e que meu telefone é 5569-6969! Repetindo 5569-6969!