4 de janeiro de 2012

Google+ supera 62 milhões de usuários, diz analista

 
clip_image001
O Google+, plataforma que combina os serviços de buscas, de redes sociais e de compartilhamento, superou a marca de 62 milhões de usuários, de acordo com o analista independente Paul Allen.
Segundo post publicado por Allen em sua conta no Google+, fatores como as férias, comerciais de TV, ativações do novo Android Ice Cream Sandwich, a adesão de celebridades, a inserção da página de marcas e até o boca a boca têm contribuído para o crescimento do serviço do Google.
A cada dia 625 mil novos usuários criam uma conta no serviço, afirmou ele.
Crescendo nesse ritmo, a plataforma deve atingir a marca dos 293 milhões de usuários no final de 2012. Porém Allen aponta que pode haver uma explosão de acessos e o serviço pode chegar a marca de 400 milhões de usuários já no final de 2012. Hoje, o Facebook, principal concorrente do Google+, conta com mais de 800 milhões.
Segundo Allen, o Google+ tinha 38 milhões de usuários no inicio de outubro deste ano. No dia 13 do mesmo mês, o CEO do Google, Larry Page, anunciou que o serviço tinha superado a marca dos 40 milhões.
Para estabelecer suas estimativas, a equipe de Allen faz o monitoramento do número de sobrenomes dentro da plataforma combinando o número de vezes que eles se repetem.
Ativações de Android e iOS batem recorde no Natal
clip_image002
Os consumidores que compraram aparelhos com iOS e Android neste natal geraram um novo recorde de ativações para os sistemas, segundo um levantamento da Flurry Analytics.
Em um relatório divulgado hoje, a Flurry destaca um crescimento de 353% nas ativações de dispositivos iOS e Android em relação ao primeiros 20 dias de dezembro do ano passado, além de um crescimento de 140% no dia 25 em relação ao mesmo dia do ano anterior.
No dia 25 a empresa registrou 6,8 milhões de ativações para as duas plataformas, contra 2,8 milhões de ativações em 2010. O número de downloads na Android Market e App Store também cresceu. No dia 25 foram baixados 242 milhões de aplicativos, um crescimento de 125% em relação ao mesmo período do ano passado.
clip_image003
Apesar de afirmar que seu sistema de análise pode checar 100% dos novos aparelhos ativados para iOS e Android, a Flurry não fornece uma divisão dos resultados para cada um dos sistemas.




Facebook Messenger para Windows vaza na rede
clip_image004
Vazou domingo (01/01) na rede um link para o download do novo Facebook Messenger para Windows, app do Facebook que pretende concorrer com o Windows Messenger, da Microsoft, e com o Gtalk, do Google.
Por meio dele, o usuário poderá conversar com seus contatos da rede social sem acessar o endereço facebook.com. O app também vai permitir acompanhar r as últimas atualizações de seus contatos e receber notificações sobre o que está acontecendo na rede social.
O link para o arquivo foi apresentado pelo blog israelense TechIT e pode ser baixado nesse endereço (a INFO não garante a confiabilidade do arquivo).
Desde o mês passado, o app já vem sendo testado por um pequeno grupo de usuários.
O Facebook não estipula uma data para o lançamento do app, porém, ele já possui uma página em português.
Fim do IPv4 não causará "fim da Internet" em 2012, dizem experts
clip_image005

Segundo levantamento, número de empresas que estão fazendo mudança ainda é muito pequeno para causar colapso na rede; Brasil deve fazer alteração em 2014.
No próximo ano veremos mais um registro regional da Internet ficar sem endereços IPv4 (Internet Protocol version 4), mas 2012 será mais um ano para se preparar para a inevitável mudança para o IPv6 (Internet Protocol version 6) do que o “dia do juízo final” da Internet, afirmam especialistas da área.
Até o meio do ano que vem, é esperado que o centro RIPE NCC (Réseaux IP Européens Network Coordination Centre), na Europa, mude o restante de seus endereços sob a versão do Protocolo de Internet usado atualmente pela maioria dos consumidores e empresas. Esse evento seguirá a redução em abril dos endereços controlados pelo APNIC (Asia-Pacific Network Information Centre), o primeiro dos cinco registros regionais a ficarem sem endereços para empresas e provedores de serviços.
Quando o assunto é endereçamento na Internet, o ano que está acabando pode provar ter sido um dos mais significativos em décadas. Em fevereiro, a IANA (Internet Assigned Names and Numbers Authority) saiu do negócio de determinar blocos de endereços IPv4, 30 anos após esse protocolo ter feito sua estreia. Como planejado, a autoridade entregou um dos seus cinco blocos de endereços restantes – cada um com cerca de 16 milhões de endereços – para cada um dos cinco registros regionais, que servem as regiões da Ásia Pacífico, Europa, América do Norte, América Latina e África.
Apesar de o relógio estar correndo sobre a disponibilidade restante de novos endereços IPv4, as pessoas que trabalham nessa transição asseguram aos usuários que eles provavelmente não serão cortados de seus visualizadores de sites ou da web por um bom tempo. Técnicas de transição para fazer os dois sistemas coexistirem não vão piorar a performance da Internet por um tempo, apontam pessoas da área. O que isso faz é dar tempo para as empresas se prepararem.
A Europa é a próxima
O próximo prego no caixão do IPv4 deve ser martelado no próximo dia 22 de julho, de acordo com um site de previsões operado por Geoff Huston, que trabalha como pesquisador adjunto no Centro de Arquiteturas Avançadas de Internet na Universidade de Tecnologia Swinburne, na Austrália. Será nesse dia que o RIPE provavelmente realocará o resto de seus endereços que sobraram para uma empresa ou provedor de serviços de Internet, baseado no ritmo atual em que está entregando-os.
“Isso não significa que os europeus de repente perderão seu espaço de endereços IPv4 existentes”, afirmou Cricket Liu, vice-presidente de arquitetura na Infoblox, que fabrica aplicações de controle de redes automatizadas. “No entanto, será muito mais difícil conseguir espaço para endereços IPv4”, afirma.
Esses dados poderiam ser movidos mais para perto se os provedores de serviços da Europa reagirem como os da região da Ásia Pacífico fizeram neste ano, diz Liu.
“Uma vez que seus estoques começaram a diminuir, muitos provedores disseram 'Uau, seria melhor pegar todo espaço de endereços que pudermos, rapidamente'”, disse Liu. O registro asiático acabou com seu último bloco no meio de abril deste ano. Uma corrida desse tipo por endereços na Europa é “uma possibilidade real” para 2012, explica o especialista. O RIPE e outros registros já apertaram suas regras para a alocação de endereços IPv4 afim de evitar pânico para “secar a piscina” muito rapidamente, mas o RIPE ainda pode fazer mais, afirma.
Em 2013, será a vez da América do Norte ver seus registros na Internet saírem dos endereços IPv4, de acordo com a previsão de Huston. A África e a América Latina devem passar por isso no ano seguinte.
Adoção ainda é lenta
Mas apesar da iminente mudança dos endereços, a maioria das empresas não começou a fazer o upgrade para o IPv6 neste último ano. Até outubro, menos de 1% de todos os subdomínio com os domínios de alto nível .com, .net e .org tinham habilitado servidores web IPv6 neles, de acordo com uma amostragem automatizada patrocinada pela Infoblox. Mas é preciso notar que o levantamento exclui o domínio .gov e os domínios individuais de países, onde o uso poderia ser maior.
A maioria das empresas fora da Ásia não estão agindo de forma agressiva para fazer o upgrade, e grande parte também não fará isso no próximo ano, afirma o analista da IDC, Nav Chander. “A maioria delas entende que podem viver sem precisar fazer grandes investimentos imediatamente”, explica Chander.
E a maior parte das operadoras, apesar de terem feito o upgrade na sua própria infraestrutura para lidar com o IPv6 e estarem oferecendo serviços de consultoria, não estão impulsionando fortemente seus clientes para mudarem para o novo protocolo, diz o analista.
A falta de endereços IPv4 provavelmente não forçará muitas empresas ou operadoras para o IPv6 nos próximos anos, apontam analistas de mercado. A maioria das companhias que adotarem o IPv6 farão isso com configurações dual-stack que suportam ambos os protocolos, e NAT (tradução de endereço de rede) pode resolver o buraco para tornar os recursos IPv4 disponível para sistemas específicos de IPv6, e vice-versa, afirmou Liu, da Infoblox.
Eventualmente, o uso de NAT para toda conexão entre sistemas antigos e novos poderia deixar a Internet mais lenta, mas o tráfego passando por esses sistemas não será pesado o bastante para causar problemas em 2012, prevê Liu.

10 produtos e serviços que morreram em 2011

Da popular câmera Flip ao Google Health, todos tinham uma forte promessa - mas não forte o bastante para mantê-los no mercado.
No mundo da tecnologia, todos os anos vemos produtos inovadores, jogadas de sucesso e ações que mudam o jogo. Mas, é claro, também há os perdedores – produtos, conceitos e serviços que foram abandonados pelas empresas.
Com respeito, aqui jaz os 10 eliminados em 2011 que sentiremos falta:
Câmeras Flip
clip_image007
Em 2007, a câmera portátil da Pure Digital revolucionou o mercado, colocando a gravação de vídeo nas mãos de qualquer pessoa. Mas, dois anos mais tarde, a Pure Digital foi vendida para a gigante de redes Cisco – isso, aliado à chegada de smartphones com câmeras mais potentes – afundou as câmeras portáteis Flip. A Cisco cancelou o produto em abril.

Planos ilimitados de operadoas
clip_image009
Consumidores norte-americanos – em especial da operadora Verizon – tiveram que mudar seus hábitos de consumo de dados móvel desde julho, quando os planos ilimitados de internet móvel foram cortados do catálogo.



HP WebOS
clip_image011A investida da HP no mercado de smartphones e tablets durou pouco e acabou como um dos maiores fiascos do ano. O sistema operacional móvel WebOS mal foi lançado em protudos como o tablet TouchPad e já foi abandonado pela empresa. Os produtos da linha móvel também foram descontinuados.



Zune HD
clip_image013
Você já viu alguém usando um Zune HD? Este “iPod da Microsoft” finalmente teve a produção cortada após anos de fracassos no mercado de players portáteis. Mas o Zune continua vivo: redesenhado sob a interface Metro, ele está presente no Windows Phone 7, Xbox 360 e Windows 8.


AltaVista
clip_image014
Os veteranos com certeza se lembram de ter feito buscas no AltaVista durante os anos 90 da web, um dos melhores buscadores pré-Google. O serviço estava morto há anos, mas só foi oficialmente desligado em maio, quando o Yahoo! trocou os mecanismos de buscas e redirecionou os resultados para sua própria página.
Google Labs
clip_image016
O parquinho de desenvolvimentos responsável por serviços como o Google Maps e o Google Groups não existe mais – ele foi cancelado pela Google em julho. A boa notícia é que serviços específicos - como o Gmail Labs e o Google Maps Labs – ainda estão ativos.



Google Health
clip_image018
Em 2012, a Google vai desligar esse serviço ambicioso que foi desenvolvido para dar aos usuários um local seguro para armazenar informações sobre saúde. Aparentemente, as pessoas não se sentiram confortáveis em colocar informações tão pessoais nas mãos de terceiros.





Google Knol
clip_image020
O Knol tinha grandes promessas - a principal delas era competir com a Wikipedia, como uma enciclópedia online escrita por usuários. Ele teria mais sucesso se tivesse sido lançado em 2001 - mas chegou muito tarde ao mercado, em 2007.




Dell Streak
clip_image022
A Dell também não se deu bem no mercado de tablets: o Streak nunca ganhou muita atenção contra o dominante iPad. O pequeno tablet, que tinha modelos com telas de 5 e 7 polegadas, foi um dos primeiros tablets Android.




MacBook Branco
clip_image024
De drives ópticos a portas FireWire, a Apple se mostrou especialista em abandonar tecnologias antes delas se tornarem obsoletas. Não estamos tão tristes com o corte do modelo branco do MacBook, mas se isso significa abandonar produtos na cor branca, prevemos consumidores insatisfeitos.



Espanha aprova lei antidownload de conteúdo protegido
clip_image025
O novo governo espanhol aprovou na sexta-feira uma nova norma para lutar contra o download de conteúdo protegido por direitos autorais, informou a vice-presidente da Espanha, que anunciou também o fim da taxa de direitos digitais.
A nova norma, que o governo socialista precedente decidiu não implementar devido à forte oposição na Internet, colocará em vigor a lei Sinde, que tem o nome da ministra da Cultura do governo anterior e prevê o fechamento de sites de troca de arquivos na Web que oferecem material protegido por direitos autorais sem autorização.
"Só agiremos, com a devida proteção judicial, contra aqueles que lucram indevidamente com os direitos... contra aqueles que fazem negócios", disse Soraya Sáenz de Santamaría, em entrevista coletiva posterior à segunda reunião do novo gabinete da Espanha.
Assim, o procedimento estabelecido pelo novo código não se volta contra os usuários, mas sim contra os prestadores de serviço de informação que violem direitos de propriedade intelectual, seja pela oferta de conteúdo ilegal ou oferecendo serviços de intermediação.
A cultura responde por 4 por cento do PIB espanhol (e já chegou a responder por 5 por cento). Segundo a Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales (EGEDA), no país são vendidos 100 milhões de ingressos de cinema e baixados 400 milhões de filmes a cada ano. Em 2010, a venda de discos caiu 21 por cento ante o ano anterior, de acordo com dados oficiais.
Os Estados Unidos, país que abriga grandes produtores de filmes e música, elogiaram a nova norma como passo importante na luta contra o download ilegal.
Sáenz de Santamaría também anunciou o fim da taxa digital paga sobre cópias privadas de conteúdo e sua substituição por outro sistema de remuneração que será definido por decreto em breve. Ela afirmou que, com essas medidas, a Espanha adota os "padrões internacionais de luta contra a pirataria".

LG irá mostrar TV 3D de 84 polegadas e "ultra definição" durante a CES

A LG tem grandes planos para sua linha de TVs na edição 2012 do Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. A empresa anunciou planos para apresentar uma TV 3D com tela de 84 polegadas e resolução quatro vezes superior à das TVs "Full HD" (1080p) convencionais, também conhecida como "4K". A tela contém 8 milhões de pixels, numa resolução de 3840 x 2160.
A LG afirma que seu aparelho 4K é a maior TV 3D de "Ultra Definição" (UD) no mundo. A fabricante não anunciou preço, data de lançamento ou mesmo se o aparelho ainda é um protótipo. Entre os seus recursos estão o acesso a um catálogo de mais de 1.200 aplicativos para "Smart TV" e um controle remoto capaz de responder a comandos de voz e gestos, além de funcionar como "mouse" para interação com a interface.
A próxima geração da alta-definição está a caminho
Muitos fabricantes passaram 2011 mostrando protótipos da próxima geração de TVs de alta-definição. Em julho a Samsung demonstrou uma TV 3D UD com resolução de 4000 x 2000 pixels (apelidada de 4K x 2K). Enquanto isso a Sharp se juntou à emissora japonesa NHK para mostrar, em maio, um protótipo de uma tela "Super Hi-Vision" de 85 polegadas com resolução de 7680 x 4320 pixels, 16 vezes a de uma TV Full HD. Há planos para iniciar transmissões experimentais em Super Hi-Vision em 2020.
Durante a CES 2011 a Toshiba demonstrou um protótipo de uma TV 3D 4K que dispensa o uso de óculos especiais, segundo o site Engadget. E em Setembro a empresa foi além ao lançar na Europa uma TV 4K com tela de 55 polegadas e preço de mais de US$ 10 mil.
A "maior TV UD 3D do mundo" terá companhia durante a CES 2012. A LG já anunciou que também irá mostrar a "maior TV HD OLED do mundo", com um painel de 55 polegadas, em seu stand na feira. Estaremos lá para conferir em primeira mão.