7 de março de 2012

Rivais? Mountain Lion e Windows 8 tem mais em comum do que você imagina

 

Com lançamentos próximos, novos sistemas desktop da Apple e da Microsoft chegam trazendo diversas semelhanças com seus "irmãos" móveis iOS e WP7
Com os smartphones e tablets rapidamente ganhando uma ampla adoção no mercado, até mesmo a IBM está dizendo que vivemos em uma “era pós-PC”. É um mundo de portabilidade, apps e aparelhos com telas sensíveis ao toque. Isso fica claro não apenas pelo domínio dos aparelhos mobile e laptops no lado dos hardwares, mas também pela maneira como Apple e Microsoft estão incorporando recursos de suas plataformas móveis aos seus sistemas desktop.
A Apple começou a incorporar recursos do iOS ao OS X com o Lion, lançado no meio de 2011, e continuará fazendo isso com o Mountain Lion, que deve chegar até julho. Já a Microsoft usou seu Windows Phone 7 como inspiração, e vai lançar o beta do Windows 8 para desktops e tablets (provavelmente na próxima semana) e possivelmente um telefone baseado no sistema até o final deste ano. As duas abordagens parecem render resultados similares.
Confira abaixo sete maneiras como o Mountain Lion e o Windows 8 incluem recursos que eram encontrados inicialmente em aparelhos mobile.
1. App Store
A Apple popularizou a App Store com a plataforma iOS, e no Lion adicionou a Mac App Store para que os usuários OS X pudessem adquirir apps e até mesmo atualizações de sistemas online. O Mountain Lion dará preferência aos apps “mais seguros” da App Store, e vai até mesmo fornecer uma opção para evitar a instalação de aplicativos que não sejam da App Store. O Windows incluirá a Windows Store com funcionalidades parecidas, afim de permitir uma maior facilidade na navegação, compra e instalação de apps Windows.
2. Tela Cheia
A interface Metro do Windows 8 vai se livrar da barra de tarefas e do menu de inicialização para rodar apps em tela cheia, fornecendo uma experiência parecida com um tablet. O Lion já introduziu essa opção, e o suporte para apps desse tipo cresce à medida que eles são atualizados.
3. Sincronização na nuvem
Sincronizar com a nuvem é algo comum para aparelhos móveis, tanto como uma opção de backup quanto para fornecer armazenamento estendido para aparelhos que possuem uma quantidade limitada de armazenamento local. O Windows 8 incluirá integração com o serviço de armazenamento na nuvem SkyDrive, permitindo que os usuários sincronizem documentos Office, fotos, e possivelmente outros tipos de arquivos. O Mountain Lion irá expandir a integração com o iCloud para não apenas sincronizar a maioria dos seus apps, configurações e mídias compradas através dos seus aparelhos Apple, mas também se comportará como um disco na nuvem para documentos.
4. Apps compartilhados
clip_image001
Novo sistema Mountain Lion traz diversos recursos do iOS, como Lembretes, Notas e Mensagens
A Microsoft terá apps disponíveis em sua loja que rodarão tanto em desktops quanto em tablets com Windows 8. Alguns vão até funcionar em aparelhos com processadores ARM. O Mountain Lion incluirá versões desktop de uma variedade de apps do iOS, incluindo Lembretes, Notas, e Game Center, além da mudança de nome do app iChat para Mensagens, ficando assim igual ao seu app “irmão” no iOS.
5. Touch
A interface Metro no Windows 8 foi criada tendo em mente aparelhos com telas sensíveis ao toque. A Microsoft também está prometendo uma versão amigável ao toque do seu pacote de produtividade Office. A Apple tem cada vez mais adicionado suporte multi-toque e gestos a muitos de seus apps, apesar de atualmente tudo isso ser alcançado por meio de touchpads embutidos ou adicionais, como o Magic Trackpad.
6. Resume e Standby
O sistema Lion apresentou o Resume, que permite que um computador seja acordado rapidamente do modo “soneca” (“sleep”) ou até mesmo seja reiniciado, com todos os apps e documentos sendo restaurados ao seu estado anterior – de forma muito parecida como um smartphone ou tablet resume atividades anteriores após ficar sem uso por algum tempo. O Windows 8 incluirá o modo standby, permitindo que apps lidem melhor com interrupções no modo soneca, e permitirá ainda alguma conectividade durante esse modo, similarmente a maneira que os smartphones recebem updates de sistema e apps no seu bolso.
7. LaunchPad e Widgets
A Apple adicionou o LaunchPad no Lion, que exibe apps de maneira muito parecida como o iOS faz, com várias páginas de ícones organizados em uma grade. O Windows 8 usará ícones “tijolos”(“tiles”) que atuam como atalhos para apps, mas também apresentam informações

Windows 8 melhora, mas ainda não sabe o que quer

Primeira prévia do sistema para o consumidor final é mais estável e traz mais recursos, mas ainda não decidiu se quer ser um “PC” ou um “tablet”.
Lançado no dia 29/02/2012 o Windows 8 Consumer Preview, primeira amostra pública do próximo sistema operacional da Microsoft, é bem diferente do Developer Preview, voltado aos desenvolvedores e lançado em Setembro passado.
Nos últimos cinco meses o sistema amadureceu, ganhou estabilidade e recursos e agora é possível ter uma idéia muito mais clara da direção na qual a Microsoft está seguindo: ela quer deixar seu PC tão fácil e divertido de usar quanto um tablet, e está disposta a revirar tudo o que conhecemos nos últimos 27 anos de Windows para conseguir. A pergunta é: será que os usuários vão aceitar isso?
O hardware
O Windows 8 Consumer Preview é um sistema bastante leve. Os requisitos mínimos são um PC com um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM (na versão de 32 Bit, 2 GB para 64 Bit), 16 GB de espaço livre no HD e uma placa de vídeo compatível com DirectX 9. Ou seja, praticamente qualquer PC fabricado nos últimos anos pode rodá-lo, inclusive netbooks.
Só é preciso prestar atenção em um detalhe, a resolução de tela. Para ver a nova interface “Metro” é preciso ter um monitor com resolução de pelo menos 1024 x 768 pixels. Para rodar dois aplicativos Metro lado-a-lado na mesma tela será necessário um monitor com resolução de 1366 x 768 pixels.
Rodei o Windows 8 em um PC Desktop com um processador Intel Core 2 Duo de 1.83 GHz, 2 GB de RAM e HD de 120 GB, ligado a um monitor LCD Widescreen de 19 polegadas e resolução de 1600 x 900 pixels. É uma máquina que foi adquirida há mais de quatro anos, e o sistema se comportou muito bem. Depois de instalado ele ocupou pouco mais de 12 GB de espaço em disco. Todo o processo não levou mais do que 20 minutos.

clip_image002
Novo sistema Mountain Lion traz diversos recursos do iOS, como Lembretes, Notas e Mensagens


Mas lembre-se de que o Windows 8 Consumer Preview é um beta, ou seja, software inacabado. Você não deve usá-lo como o único sistema operacional em seu PC, especialmente em uma máquina de trabalho. Em poucas horas de testes vi aplicativos se comportando de forma estranha, notei a ausência de recursos importantes e até mesmo vi um crash do sistema. Isso é comum em um beta, e não irei julgar o sistema por estes deslizes. Você foi avisado.
O que mudou?
A primeira mudança que notei foi logo no processo de instalação. Se você usa os serviços Windows Live (como Hotmail, Messenger, Skydrive) pode vincular sua conta ao sistema e usá-la para fazer o login. Com isso você ganha algumas vantagens: o programa de e-mail (Mail) e a lista de contatos (People) serão pré-configurados, seus documentos do Skydrive aparecerão como por mágica no PC e suas preferências como papel de parede, imagem da conta, configurações de privacidade e outras serão sincronizadas automaticamente entre todos os computadores onde você usar esta mesma conta.
Já dentro do sistema é possível notar que há muito mais aplicativos instalados. Entre eles o Bing Mapas, Photos (galeria de fotos, com integração ao Facebook e Flickr), Mail (e-mail, com integração ao Exchange), Calendar (calendário), Messaging (mensagens instantâneas), Video, Music, Xbox LIVE Games e Xbox Companion (os quatro não funcionam no Brasil), um cliente para o Skydrive, dois jogos (Pinball FX 2 e Solitaire) e uma das principais novidades, a loja de aplicativos (Windows Store).

clip_image003
Photos: integração com o Facebook e Flickr
Assim como a App Store em um iPhone ou o Android Market em um smartphone Android, a Windows Store é seu ponto de partida para conseguir novos aplicativos para seu PC. Na verdade ela será o único local de onde baixar e instalar aplicativos adaptados à nova interface Metro. O catálogo contará com programas gratuitos e pagos, embora no momento apenas os gratuitos estejam disponíveis.
Usar a loja é muito fácil: ela é organizada em categorias, como jogos ou produtividade. Dentro de cada categoria há aplicativos, e cada um tem sua própria página com descrição, informações sobre o desenvolvedor, fotos do app rodando, notas e comentários deixados por outros usuários. Para instalar um app basta clicar no botão Install. Pronto! O sistema se encarrega de fazer o download, instalar o aplicativo e criar um ícone para ele na tela inicial. A loja também atualiza os aplicativos instalados, avisando quando há uma versão mais nova disponível.
Curiosamente alguns aplicativos que existiam no Developer Preview do Windows 8, como o cliente Twitter Tweet@rama e o Piano não existem mais, nem pré-instalados nem na Windows Store. Especialmente no caso do Tweet@rama isso é uma pena, já que não há nenhum cliente outro Twitter para o Windows 8 disponível.

clip_image004
Windows Store: aplicativos otimizados para a nova interface
Também há algumas mudanças na interface. A mais importante delas é que pela primeira vez em 17 anos não existe mais um “Menu Iniciar” no Desktop. Para voltar à tela inicial basta jogar o cursor do mouse no canto inferior esquerdo da tela. Aliás todos os cantos servem como atalhos: o canto superior esquerdo abre uma lista de aplicativos em execução (como o Alt + Tab), e os cantos superior e inferior direito abrem a barra de atalhos com opções como busca, compartilhamento de conteúdo e acesso às preferências do sistema (Settings)
Tudo integrado
Uma coisa que me chamou a atenção foi a integração entre os aplicativos e entre conteúdo online e offline. Um exemplo: se você configurar sua conta do Flickr no aplicativo Photos, suas imagens estarão disponíveis para todos os aplicativos do sistema. Eles não precisam saber “conversar” com o Flickr: elas simplesmente vão aparecer junto com as outras imagens armazenadas localmente. O sistema se encarrega de fazer o “meio de campo”.
Também é possível encadear aplicativos para realizar uma tarefa, o que é muito útil no dia-a-dia. Outro exemplo: quero editar uma foto das férias e mandar por e-mail para uma amiga. Abro um editor de imagens como o Ashampoo ImageFX (grátis na Windows Store) e clico em File Picker para abrir a foto. Mas em vez de escolher uma foto no HD, posso abrir dali o aplicativo Photos para escolher uma das fotos que estão em minha galeria do Flickr.

clip_image005
Integração entre aplicativos é transparente
Escolho a foto, aplico alguns efeitos e só falta enviar. Como? Basta abrir a barra de atalhos, clicar em Share e surgirá uma lista com todos os aplicativos que podem ser usados para enviar uma imagem. Escolho Mail e automaticamente um painel se abre na lateral direita da tela, com uma nova mensagem de e-mail e a imagem em anexo. Só preciso dizer para quem enviar e clicar em Send.
Usei três aplicativos nesta tarefa, mas eles são integrados de forma transparente e parece que fiz tudo de uma vez só. No Windows 7 o processo seria algo como “abra o navegador, acesse o Flickr, baixe a imagem, abra o editor, abra a imagem, aplique o efeito, salve a imagem, abra o e-mail, crie uma nova mensagem, clique em anexar arquivo, escolha o arquivo...”
Entre dois mundos
Uma coisa que notei no Developer Preview, e que ainda acontece no Consumer Preview, é que o Windows 8 se comporta como se fosse dois sistemas operacionais diferentes. Um é colorido, modernoso, com cara de tablet e cheio de animações. O outro é o Windows de sempre, com um desktop, ícones e barra de tarefas.
Isso não seria um problema tão grande se fosse possível escolher um deles e ignorar o outro. Mas não é assim que as coisas funcionam: no dia-a-dia o usuário vai se ver constantemente “mudando de lado”, o que pode gerar muita confusão, especialmente nos menos experientes.
Vou dar um exemplo: você começa o dia na interface Metro, lê alguns e-mails no Mail e navega por seus sites de notícias favoritos usando o IE. Aí se lembra de que precisa copiar alguns arquivos de um pendrive pro micro e clica no Windows Explorer. BAM! Em um clique a interface Metro desaparece da tela, e em seu lugar surge o desktop tradicional.
Você se recupera do susto, termina a cópia dos arquivos, aperta a tecla Windows no teclado e... BAM! O desktop (e todas as janelas que estavam abertas) desaparece da tela e a interface Metro volta à ativa. Você escreve alguns e-mails e um colega de trabalho lhe chama no MSN (Messaging) para cobrar uma proposta atrasada para um cliente. Você abre o Office para dar os retoques finais na proposta e... BAM! Está de volta à interface desktop. É necessário manter dois “mapas mentais” de onde estão as coisas, o que é suficiente para deixar qualquer um perdido.
Cada interface tem sua própria organização e comportamento, sem falar no visual completamente diferente. Quer abrir um programa na interface Metro? Dê um clique na tile dele na tela inicial. Na interface Desktop? Dê dois cliques no ícone. Precisa selecionar múltiplos itens no desktop? Shift + Clique em cada um deles. Na Metro? Clique com o botão direito. Desinstalar um programa no Desktop? Use o painel de controle. Na Metro? Clique com o botão direito na tile correspondente e escolha Uninstall. Até os papéis de parede das duas interfaces são independentes!

clip_image006
O Desktop ainda existe, mas é um mundo à parte
Sem falar nas coisas que estão espalhadas: a interface Metro tem um painel de controle com ajustes básicos (jogue o cursor do mouse para o canto superior direito da tela, clique na engrenagem e em “More PC Settings” no rodapé da barra lateral), mas muitas opções não estão lá. Quer mudar a resolução de tela, adicionar uma impressora ou configurar uma nova conexão de rede? Você vai ter que fazer isso no Painel de Controle da interface Desktop.
É fato que muitos usuários menos experientes já se perdem quando um simples ícone muda de lugar. Imagine o que vai acontecer se eles virem a interface inteira mudar?
Veredito
O Windows 8 certamente é inovador e promissor, e traz vários recursos que podem simplificar o dia-a-dia, como o encadeamento de tarefas. Mas o “vai e vem” entre o velho e o novo me preocupa. Um colega de redação resumiu esse comportamento perfeitamente: o Windows 8 é bipolar. E até a Microsoft arranjar uma cura para isso, prepare-se para ouvir muitas reclamações e pedidos de ajuda.
Windows 8 Consumer Preview
Fabricante: Microsoft
Pontos fortes: Nova interface é atraente
Excelente integração entre recursos online e offline
"Encadeamento" de aplicativos simplifica o dia-a-dia
Pontos fracos: Transição entre as interfaces Metro e Desktop é confusa
Preço: Gratuito
Sony traz ao Brasil o primeiro “Binóculo Digital” do mundo
Chamado de DEV-5K, aparelho filma em Full HD (3D ou 2D) e tem zoom ótico de 20x
A Sony está lançando no mercado nacional o primeiro “binóculo digital” do mundo. Batizado de DEV-5K o aparelho é uma combinação de duas câmeras, cada uma com um sensor Exmor R (o mesmo das câmeras digitais Sony), e é capaz de gravar vídeo em Full HD em 2D ou 3D.

clip_image007
DEV-5K Filmes em 3D com zoom de até 20x
Como todo binóculo ele tem zoom ótico de 20x, que pode ser combinado ao zoom digital de 10x. O sistema “SteadyShot Ativo” promete eliminar trepidações na imagem durante a gravação, algo essencial se o aparelho for usado com zoom máximo. Também há um GPS, que grava automaticamente as coordenadas do local onde as imagens foram feitas. Vídeos em 3D já saem “prontos” para usar, sem necessidade de processamento posterior.
Segundo Carlos Pachoal, Gerente Geral de Marketing da Sony Brasil, o DEV-5K é “ideal para profissionais da área de pesquisa, segurança e monitoramento”, ou seja, não é um produto para o consumidor final. O preço sugerido pela fabricante é de R$ 7.000.
O Windows Live vai acabar?
Com o lançamento do Windows 8, Microsoft deve abandonar marca que agrega seus aplicativos. Mas o que acontecerá com Messenger, Mail e Movie Maker?
Tudo indica que o Windows Live não fará parte do Windows 8. Mais uma vez a Microsoft está reformando a marca que agrega seus aplicativos, além de aprimorar alguns deles, alterar seus nomes ou os posicionar em uma área central na nova interface Metro.
Os usuários que dependem de programas da suíte, como o Live Messenger ou o Live Mail, poderão ficar presos a softwares em estado terminal, o que, dada as inúmeras mudanças da nova versão do sistema operacional, não chega a ser uma surpresa.
O Windows Live como o conhecemos foi lançado em 2005, em substituição ao pacote MSN. Aos poucos foi ganhando recursos de computação em nuvem e, daí, apareceram o SkyDrive, o Calendário, os Contatos, o Writer, que pouco têm em comum a não ser o fato de sincronizarem os dados com a Internet para que fossem acessados de qualquer lugar.
A suíte ganhou notoriedade quando a gigante decidiu tirar vários programas nativos do Windows, no momento em que a morte do Vista já era iminente, e incluí-los num pacote que poderia ser baixado, gratuitamente, sob o nome de Live Essentials (Essenciais). O Movie Maker e a Galeria de fotos, por exemplo, tiveram esse destino.
A seguir, as principais mudanças esperadas para os softwares reunidos sob a marca Live.
Windows Live ID
Passará a se chamar Microsoft Your Account (Sua conta da Microsoft). O site já foi criado e, como você pode ver, não possui “Live” em seu nome. Ele coordenará diversas atividades, desde as compras na Windows Store ou no Xbox, até armazenamento na nuvem e verificação de contas.
Windows Live Hotmail
Nada mudará no serviço a não ser o nome. Ele também perderá o “Live” e se voltará a ser apenas “Hotmail”.
Windows Live SkyDrive
No blog da Microsoft ele já virou “SkyDrive”. O Live Mesh, o Live Sync e o Live FolderShare deverão ser incorporados a ele. Será a única forma oferecida pela Microsoft para sincronizar seus arquivos em computadores diferentes.
Windows Live Calendar, Contacts e Photo Gallery
O Live Calendar apareceu em inúmeras demonstrações do Windows 8 e terá seu ícone denominado, simplesmente, como calendário. Os Contatos, por sua vez, estarão no botão People (Pessoas), e a Galeria de Fotos virará “Fotos”. Pelo visto, alguém na Microsoft notou que, caso colocassem o nome completo atual de cada aplicativo, a fonte para cada caixa do Metro teria de ser consideravelmente reduzida.
Windows Live Messenger
O aplicativo está em uma situação delicada, tendo o Lync de um lado e o Skype de outro. Foi integrado a diversos portais e programas como o Internet Explorer, Hotmail, SkyDrive, MySpace e Xbox Live, e possui versão para iPhone e iPad na App Store, da Apple. Pelo visto, será chamado de Messaging ou Messenger, e possivelmente agregará o Skype ou o Lync – talvez ambos.
E os outros?
Tom Warren, da agência The Verge, afirma que o Messaging, o Mail, o Calendar e o People “foram desenvolvidos para serem o núcleo das comunicações do Windows”, embora não tenha revelado onde o Skype entra na história. Ainda segundo ele, os softwares para vídeo e música estão sob a marca do Zune, por mais que estejam sob responsabilidade da equipe do Xbox. Especulações dão conta que, logo após o lançamento do Windows 8, o Zune dará lugar ao Xbox Live como aplicativo para a execução de mídias, inclusive games. Curioso notar que, neste caso, o “Live” poderá ser mantido.
E o Windows Live Family Safety (Proteção para a Família), o Movie Maker e o Writer? Este último deve ser facilmente absorvido pelo Word e pelo SkyDrive, mas os outros dois dificilmente serão dispensados.
Também não há muitas indicações sobre quais softwares virão com o Windows e quais poderão ser baixados via loja oficial. Provavelmente a Microsoft deixará essa decisão para poucos meses antes do lançamento.
Naturalmente, tais mudanças trazem muitos questionamentos. O que acontecerá com os aplicativos Live que rodam no Windows XP, Vista e 7? A Microsoft continuará investindo para aprimorá-los – mesmo que todos, juntos, não paguem nem as contas do Bing? Ela ignorará os usuários que continuarão com as versões anteriores da plataforma por mais algum tempo?
Ao compararmos a postura da companhia de Redmond com a da Apple, o contraste aumenta. O iMail era conhecido como iMail e continua como iMail; o iTunes sempre foi iTunes. Os usuários da maçã, a rigor têm de lidar com poucas modificações, e elas são feitas gradualmente. No máximo, terão de parar de chamar o sistema de “Mac OS” e lembrá-lo apenas como “OS”.
Android Robot agora é o navegador mais usado em dispositivos móveis
Pela 1ª vez em 12 meses, navegador nativo do sistema tirou a primeira posição do popular concorrente. No Brasil, o aplicativo da Opera manteve hegemonia.
A versão móvel do navegador Opera perdeu o primeiro lugar e agora o Android Robot é o aplicativo mais usado para navegar na internet em dispositivos móveis com o sistema, segundo dados da consultoria StatCounter.
De acordo com o Mashable, o navegador nativo obteve uma parcela de mercado de 22,7% em fevereiro. O Opera ficou em segundo, com 21,7%, seguido pelo Safari, exclusivo para iPhone, usado por 21% dos usuários de plataformas móveis em todo o mundo.
A Nokia e a BlackBerry ficaram em quarto e quinto lugar, com 11,2% e 6,5%, respectivamente.
O software da Opera, que manteve a posição de mais usado pelos últimos 12 meses, começou a perder popularidade em janeiro deste ano, enquanto o Android Robot e o Safari se saíram muito bem neste período de dois meses.
clip_image008
O navegador era o mais usado do mundo nos últimos 12 meses
É importante lembrar que a versão móvel do popular Google Chrome foi lançado no mês passado e pode lutar pelo pódio dessa disputa. E é importante destacar que a navegação a partir de iPods Touch é considerada separadamente no gráfico da StatCounter, e que sua parcela de 4,3% não é insignificante.
Já no Brasil, o Opera manteve a posição de navegador mais usado, com 25,9%, seguido pelo navegador nativo da Nokia (23,85%). O Android Robot ficou com o terceiro lugar com 23% e o Safari foi usado por apenas 7,11% da base de internautas móveis.
Piadinha:No primeiro dia de aula...No primeiro dia de aula, a professora chama os alunos um por um e pede para eles se apresentarem brevemente, dizendo o nome e a profissão dos pais. - Eu me chamo Luciana - diz uma menina- minha mãe é dona de casa e meu pai, engenheiro. - Eu sou o Luís Carlos - diz um garoto - minha mãe é arquiteta e meu pai, bancário. - Eu sou o Roberto - diz um outro menino - minha mãe é prostituta e meu pai faz strip-tease numa boate gay. Silêncio sepulcral. A professora, constrangida, muda rapidamente de assunto. No recreio, os colegas perguntam para Roberto: - É verdade que sua mãe é prostituta e seu pai tira a roupa na frente das bichas? - Não! - responde o Roberto - É que fiquei com vergonha de contar que eles trabalham na Microsoft!

Nenhum comentário:

Postar um comentário