1 de março de 2012

Marcada para hoje o lançamento do Windows 8...

Publicado em 29/02/12
clip_image001
Logotipo oficial do Windows 8: monocromático e sem efeitos 3D 
A menos de uma semana para a liberação do Windows 8 Consumer Preview, marcada para hoje dia 29/2, floresce na mídia de tecnologia uma vibrante temporada de especulações.
Como escrevi aqui no último post, uma série de detalhes ainda carece de explicações. Talvez até mesmo para aguçar a curiosidade, a Microsoft não esclarece certos pontos. Um deles , e possivelmente o mais importante, refere-se à integração dos dois esquemas visuais que vão coexistir no Windows 8: o desktop tradicional, tal como conhecemos o Windows até a versão 7; e a nova interface Metro, concebida sob a influência dos dispositivos móveis . Nesse aspecto, as dúvidas só serão esclarecidas de fato quando os usuários puderem experimentar essa versão preliminar do produto.
Outra questão refere-se às diferenças entre o Win8 para máquinas Intel e a nova versão para tablets equipados com processadores ARM, o Windows 8 on ARM, ou WOA. A principal vantagem dos dispositivos com esses chips é o baixo consumo de energia. Para a MS, é estratégico ter o Windows rodando em tablets cuja bateria possa durar muito. Notebooks ou tablets Intel não se destacam nesse quesito.
Haverá, portanto, um Win8 para Intel e outro para ARM. Este, conforme já foi revelado, não será vendido no varejo. Virá somente em máquinas novas. Mais ou menos da mesma forma que não se compra Android ou iOS na loja. Por isso é provável que o Office 15 Preview venha embutido somente na versão preliminar do WOA.
Especula-se também que o Office seria o único produto com acesso ao lado Desktop que vai rodar nesses tablets. A MS já deixou claro que não é possível portar aplicações do desktop para o WOA. Portanto, o que vai rodar em comum nos WOA e no Windows para Intel serão os apps feitos para nova interface. Quanto à previsão do Office 15 para o Windows padrão, não se sabe se terá uma previsão lançada na mesma data.
Discute-se muito como serão as aplicações corporativas para o Windows 8. Aparentemente, uma das alternativas envolverá o processamento na nuvem. Quer dizer, certas aplicações serão, pelo menos em parte, executadas mo servidor. Mas tudo é ainda especulação.
OFFICE 15 E NOVO LOGOTIPO
Algumas telas do Office 15 foram mostradas pela própria Microsoft. Outras aparentemente foram vazadas de empresas que receberam o produto para testes. A interface, pelo pouco que se pode dizer dessas imagens, deve ficar mais limpa, com muito branco. A faixa de opções, adotada na versão 2007, não deve desaparecer. Mas, como padrão, mantém-se minimizada.
NOVO LOGO
Uma das poucas coisas oficiais surgidas neste período foi a apresentação do novo logotipo do Windows (reproduzido neste post). Tem havido muita discussão na web sobre o design desse símbolo. Muitos acham que a identificação visual do Windows 7 era mais bonita. Concordo. A janela em movimento (na verdade, parece mais uma bandeira) tem mais cor e mais charme. Mas na verdade o logo que vai estrear com o Windows 8 – simples, monocromático, estático e sem efeitos 3D – combina muito bem com a interface Metro. As quatro divisões da janela agora também representam ladrilhos do novo design.
Com o logo, confirma-se também, por tabela, um detalhe importante. Salvo improvável mudança, o nome da nova versão do sistema é mesmo Windows 8. Parece óbvio, mas nem tanto: poderia ser alguma coisa como “XP” ou “Vista”.

Adobe encerra o desenvolvimento do Flash Player para Linux

Flash Player embutido no Google Chrome é a alternativa para usuários do "pinguim". É a segunda vez em três meses que o suporte a uma versão do programa é encerrada.
clip_image002
A Adobe informou na última quarta-feira (22/02) que não vai mais oferecer downloads diretos do Flash Player para Linux. A empresa recomenda que os usuários do sistema passem a usar o navegador Google Chrome, que traz uma versão do Flash Player integrada. Essa foi a segunda vez em três meses que a Adobe removeu parcialmente ou encerrou o suporte de uma versão do popular do programa: em novembro, a empresa já havia anunciado que estava abandonando o desenvolvimento do Flash para navegadores móveis, incluindo o novo Chrome para Android.
Em um roteiro para o Flash a Adobe revelou seus planos para 2012 e 2013.
A última versão standalone para Linux, o Flash Player 11.2, será lançada até o final de março, de acordo com o documento. Depois disso, só mesmo migrando para o Google Chrome. Desenvolvedores da Google vêm trabalhando em uma nova API (interface de programação de aplicativos), apelidada de "PPAPI" (Pepper Plugin API), ou apenas "Pepper", para substituir o antigo Netscape Plugin API (NPAPI) que o Flash e outros plug-ins usam em navegadores que não são da Microsoft.
A Adobe tem colaborado com a Google para a implantação do Pepper para o Flash, que vai criar um único plug-in para todos os sistemas que o Chrome suporta _ Windows, Mac OS X e Linux. "A Google vai começar a distribuir este novo Flash Player baseado em Pepper como parte do Chrome ainda neste ano”, informou a Adobe.
O Chrome já suporta o PPAPI desde a versão 14, lançada em setembro do ano passado - e o usa para leitor de PDF do próprio navegador.
O Flash Player 11.2 será a última versão para Linux que a Adobe oferecerá para download em seu próprio site, mas prometeu suportar essa edição com patches de segurança ao menos pelos próximos cinco anos. A Adobe enfatizou que continuará a criar novas versões do Flash Player para outros navegadores no Windows e no Mac.
Para o Mac OS X, da Apple, a Adobe disse que está trabalhando em um modo seguro para aplicações Adobe AIR - ambiente de execução multi-plataforma que permite que desenvolvedores criem aplicativos utilizando, entre outras coisas, Flash e HTML, de modo que eles possam ser baixados na Mac App Store.
Golpe usa Facebook para instalar app no Android
clip_image003
O Google apresentou recentemente o Bouncer, um sistema para bloquear softwares maliciosos na Android Market. A Sophos, entretanto, afirma que uma nova técnica utiliza o Facebook para instalar uma app maliciosa no aparelho.
Vanja Svajcer, pesquisador da Sophos, descobriu o processo enquanto respondia a uma solicitação de amizade no Facebook. Ao checar o perfil do usuário, Svajcer encontrou um link que direcionava o navegador para uma página e um download foi iniciado automaticamente. Segundo o pesquisador, o software foi instalado imediatamente, sem a confirmação do usuário.
O pesquisador, no entanto, não menciona que, para aceitar aplicativos externos, é necessário alterar as configurações do aparelho e permitir a instalação de aplicativos de terceiros.
Nesse caso particular, o programa foi desenvolvido para extrair dinheiro para fraudadores por serviços taxados para celulares. A técnica consiste em uma pessoa não suspeita enviar mensagens por esses serviços. Os golpistas que operam os números coletam o dinheiro das contas das vítimas. Neste caso, o aplicativo tentou se associar ao navegador Opera.
Na semana seguinte, o pesquisador visitou o mesmo link e um aplicativo novo, curiosamente chamado de "allnew.apk" ("todo novo", em inglês), foi instalado.


Samsung Galaxy S III terá chip quad-core
clip_image004
 Montagem feita a partir das especificações do Galaxy S III

A Samsung já havia informado que não lançaria seu smartphone Galaxy S III durante a Mobile World Congress (MWC), porém hoje detalhes sobre o aparelho vazaram na web.
E pelas suas especificações, o aparelho será superior aos recém-lançados HTC One X e Sony Xperia U e especialistas já consideram o Galaxy S III como o smartphone Android a ser batido em 2012.
O smartphone irá rodar um processador de quatro núcleos Samsung Exynos de 1.5GHz, sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), terá uma tela de 4.8 polegadas com proporção de 16:9 e resolução full HD de 1080p, além de uma câmera traseira de 8MP e uma frontal de 2MP.
Além disso, o Galaxy S III deverá ser fabricado em uma carcaça de cerâmica, um material diferente do alumínio e plástico utilizados atualmente. O material tem uma longa duração e também é sustentável.
Segundo o site BGR, que divulgou as especificações, o smartphone terá suporte para redes 4G (LTE). No entanto, a imagem divulgada pelo veículo (no topo) não é oficial e se trata de uma renderização com base nas especificações vazadas.
De acordo com a Samsung, o aparelho será apresentado durante um evento próprio da empresa, que deverá ocorrer até o final de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário