11 de maio de 2011

5 passos para deixar seu novo PC ainda melhor

 

Comprou um micro novinho em folha? Veja como se livrar do “lixo” de fábrica, instalar seus aplicativos favoritos e ter certeza de que seus arquivos importantes estão no lugar
É uma delícia comprar um computador novo. Assim que a caixa chega em casa a primeira coisa que dá vontade de fazer é rasgar a embalagem, montar a máquina e ver do que ela é capaz.
Mas antes disso o melhor a fazer é parar, respirar fundo e dedicar um tempinho à preparação, que pode fazer um mundo de diferença no desempenho e estabilidade da nova máquina e até na sua sanidade. Além do mais, há arquivos no PC velho que precisam ser transferidos para o novo, e esta é uma tarefa que não deve ser deixada para depois.
1. Transfira os arquivos do PC velho para o novo.
Se você ainda não tiver, compre um HD externo (eles são baratos atualmente). Como alternativa você pode gravar uma pilha de DVDs, mas isso não é nada prático. Plugue o HD ao seu velho computador, crie uma pasta chamada “Backup do PC Velho” e comece a copiar os arquivos e pastas pra lá.
Copie suas músicas, fotos e vídeos: Fotos e vídeos de família perdidos nunca poderão ser substituídos. Estes são seus megabytes mais preciosos.
Em seguida, copie os seus documentos: Se você é organizado e grava tudo dentro da pasta “Meus Documentos” o trabalho é fácil, basta copiar a pasta inteira. Se não, terá que caçar todos os arquivos espalhados pelo PC para copiá-los para seu HD externo.
Não se esqueça dos favoritos: Abra o navegador, acesse o gerenciador de favoritos, exporte-os para um arquivo e copie este arquivo para o HD. Ou melhor ainda, instale uma extensão para sincronia de favoritos como a Xmarks ou habilite este recurso no Google Chrome (Clique no ícone da Chave Inglesa / Opções / Coisas Pessoais / Sincronização). Faça a mesma coisa no PC novo. Assim você terá backup online automático de seus favoritos e poderá manter o mesmo conjunto em vários navegadores.
Atenção com as licenças de software: Abra quaisquer softwares que exijam ativação e desative ou desautorize o seu micro velho. Photoshop e iTunes são dois exemplos.
Cuide do resto: Antes de desconectar o HD externo e desligar seu velho PC, pense em outros tipos de arquivos que deseja manter, como saves de jogos, por exemplo. Copie-os para o HD.
Quando você tiver certeza absoluta de que copiou todos os arquivos importantes para o HD externo, poderá desligar seu PC velho para sempre, plugar o HD no micro novo e transferir os arquivos para seus respectivos locais.
Fazer essa cópia manual de arquivos pode parecer algo lento e tedioso, mas tem o benefício de lhe dar um belo backup de todos os seus arquivos importantes, prontos para serem restaurados caso seu computador sofra uma pane catastrófica, seja perdido ou roubado. Basta manter o HD com os arquivos em um lugar seguro e usá-lo quando precisar.
2. Livre-se do lixo
Infelizmente os fabricantes de PCs ainda insistem em colocar no mercado máquinas com montes de “lixo” pré-instalado, como versões de demonstração de aplicativos e painéis de controle que mais atrapalham do que ajudam. Alguns destes programas são apenas um incômodo, enquanto outros podem reduzir o desempenho do computador.
Não existe uma forma única de saber o que você deve remover e o que não deve. Você pode começar indo a Iniciar / Painel de Controle / Programas / Desinstalar um Programa. Role a lista e remova quaisquer programas que você não vá usar, como visualizadores de imagens, media players, versões de demonstração de anti-vírus, barras de ferramentas... use seu bom-senso. Se você não tem certeza quanto à utilidade de um programa anote o nome, faça uma pesquisa na internet sobre ele e volte mais tarde.
Muitos PCs vem com software que atualiza automaticamente os drivers e utilitários do fabricante. Recomendo que você deixe estes programas intactos, embora talvez seja recomendável ajustar suas configurações para que procurem por atualizações com menos frequência. Manter os drivers atualizados é importante para se certificar de que seu PC continue funcionando bem.
Existem ferramentas que automatizam o processo. O freeware SlimComputer varre o seu PC e dá sugestões sobre o que pode ser desinstalado com segurança ou removido da inicialização do PC, e pode fazer o serviço para você em poucos cliques. Um utilitário mais simples e direto é o PC Decrapifier, em cujo site o autor mantém uma lista com os programas que podem ser removidos automaticamente.
3. Atualize os drivers e software de sistema
Se seu PC não veio com uma ferramenta para atualização automática de drivers e outros softwares importantes, vá ao site do fabricante e procure o nome do seu modelo na seção “Suporte”. É de se esperar que um computador novinho em folha venha com as versões mais recentes dos drivers, BIOS e componentes do sistema, mas isso nem sempre acontece. Manter estes itens atualizados pode melhorar a estabilidade e confiabilidade de seu PC, então não ignore este passo só porque as coisas parecem estar funcionando direito.
A seção de suporte no site do fabricante de seu PC pode ter os mais novos drivers para a maioria dos componentes, mas os drivers da placa de vídeo provavelmente estarão desatualizados. Se seu computador tem uma placa de vídeo da Nvidia os drivers estão aqui, basta indicar o modelo de sua placa de vídeo e o sistema operacional (ou deixar o site detectar automaticamente). Se a placa é da AMD/ATI, baixe a versão mais recente do pacote de drivers Catalyst.
Aproveite também para atualizar o Windows usando o Windows Update (Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Windows Update). Instale todas as atualizações importantes. Isso pode significar o download de várias centenas de MB, é melhor fazer isso em uma conexão de banda larga durante a noite.
Certifique-se também de que o computador está configurado para receber atualizações automaticamente: na janela do Windows Update clique no item Alterar Configurações na lateral esquerda e sob Atualizações importantes escolha o item Instalar atualizações automaticamente (recomendado) e clique em OK.
4. Faça o ajuste fino
Esta também é uma boa hora para fazer alguns ajustes no Windows. Se você quiser modificar a frequência com que recebe os alertas do Controle de Conta do Usuário (UAC, aquela janela que pede confirmação quando um aplicativo tenta fazer alguma coisa) vá até o Painel de Controle, clique em Contas de Usuário e em Alterar configuração de Controle de Conta do Usuário. Mas sugiro que não desabilite completamente este aviso.
Uma coisa que me incomoda muito é a insistência da Microsoft em ocultar as extensões de arquivos por padrão, como se nossos cérebros fossem incapazes de compreender o que significa o .jpg, .doc ou .mp3 no fim do nome de um arquivo. Para corrigir isso abra o Windows Explorer, clique no menu Organizar no canto superior esquerdo da janela e escolha o item Opções de pasta e pesquisa. Vá até a aba Modo de Exibição e desmarque a caixa que diz Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos.
5. Instale programas do jeito fácil
Você já copiou os arquivos que estavam no PC velho, se livrou do lixo que veio pré-instalado no micro novo e atualizou os drivers e o sistema operacional. Agora vem a parte boa: é hora de colocar software novinho em folha em seu novo PC.
E para isso não há nada melhor que o Ninite, uma ferramenta gratuita que pode ser usada para instalar vários programas de uma vez só de forma automática, sem intervenção do usuário. Basta visitar o site ninite.com e marcar os programas que deseja instalar. Minha lista pessoal inclui o Chrome, Dropbox, Evernote, Firefox, Flash, iTunes, K-Lite COdecs, Microsoft Security Essentials, Silverlight, Skype, Steam, uTorrent, VLC, .NET e 7-Zip.
Depois de escolher clique no botão Get Installer no rodapé da página e o site irá lhe enviar um pequeno executável que vai baixar todos os aplicativos de seus servidores oficiais e instalá-los com a configuração padrão, de uma vez só. O Ninite não instala barras de ferramentas para o navegador e outros tipos de “lixo” comumente associados a alguns programas, e é esperto o suficiente para baixar as versões para 64-Bits dos programas se seu PC estiver rodando uma versão de 64-Bits do Windows.
O Ninite é ótimo mas não é perfeito, e você ainda terá de instalar manualmente software que não esteja na lista do site, além de quaisquer outros programas que você tenha comprado nos últimos tempos, como jogos e anti-vírus, bem como extensões para seu navegador favorito.
Todo o processo de preparar seu novo computador, mesmo usando ferramentas como o PC Decrapifier e o Ninite, pode levar algumas horas. E fazer isso quando o que você realmente quer é brincar com seu novo “brinquedo” pode ser difícil. Ainda assim, aconselho que você seja paciente e siga os passos acima, já que eles podem evitar muitas outras horas de dores-de-cabeça no futuro.
Brasileiro terá de pagar pelo novo RG
clip_image001
O Governo Federal anunciou que a emissão do novo Registro de Identidade Civil (RIC), que substituirá o RG, poderá ser cobrada dos brasileiros.
O valor estipulado pelo governo será de R$ 40, mas estipula-se reduzir esse valor para R$ 15. Cidadãos beneficiados pelo Bolsa Família poderão ser isentos dessa cobrança. A emissão dos novos documentos em todo o Brasil terá início a partir de julho
O governo também tenta aprovar um projeto no Congresso Nacional, onde prevê a criação de um FUndo Nacional de Identificação Civil, que obrigará os Estados a repassarem parte da arrecadação das emissões do RIC a esse fundo (cerca de 10% seria repassado e o restante continuaria com os Estados). A intenção do governo é que com esse fundo, o custeio na confecção do documento seja barateado.
Não há lei no país que defina cobrança pela emissão do documento, que fica a critério dos governos estaduais. Atualmente, 11 Estados (incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco) e o Distrito Federal, não cobram pela emissão do RG em papel. Outros 15 Estados cobram entre R$ 5 e R$ 28,25 pelo documento.
Para efeito de comparação, o papel utilizado para confeccionar o RG custa aos Estados cerca de R$ 0,01. Já o novo RIC custará R$ 20, mas o governo não soube informar o motivo de cobrar o dobro do valor dos brasileiros.
Segundo o governo, em 2012 os Estados devem emitir 8 milhões de RIC e em 2013 esse número deve chegar a 20 milhões. A ideia é que em até nove anos todos os brasileiros tenham trocado seu RG pelo cartão magnético.
Porém, o novo documento terá data de validade. Segundo o governo a troca a cada 10 anos será para evitar que cibercriminosos roubem os dados armazenados nos dois chips presentes no cartão.
O RIC possuirá dois chips, um com 64KB de capacidade e outro com 80KB (que será utilizado para armazenar a certificação digital). Com esta tecnologia também será possível realizar contratos pela internet.
De acordo com o governo, o RIC é mais caro pois trata-se de um cartão magnético com chip e que possui certificação digital. O Governo Federal irá bancar a primeira remessa de 2 milhões de documentos, que deverão ser distribuídos gratuitamente. Após isso, a confecção do RIC será feita pelos governos estaduais, que poderão cobrar pela emissão.

Aprenda a criar senhas fortes e proteja suas contas dos cibercriminosos

Maioria dos usuários usa o mesmo código para diversos serviços e não é criativa na hora de criá-lo. Aprenda truques para não cair nesse erro.

A senha de sua conta de e-mail é a última linha de defesa que você tem em se tratando de privacidade; se um usuário inescrupuloso desvendá-la, ele poderá alterar seus códigos para redes sociais, portais de comércio eletrônico ou até do internet banking, a partir da opção “esqueci minha senha”.
É tentador utilizar o mesmo segredo para todas suas contas, mas, dessa forma, a vulnerabilidade online aumenta consideravelmente. Quando ela é descoberta, tudo o que você tem na Web fica aberto ao invasor. Dado os recentes acontecimentos, como a invasão da rede PSN, esta talvez seja a hora de aprimorar sua segurança, garantindo que cada uma de suas senhas sejam únicas e eficazes.
Existem alguns bons programas para organizar o possível caos, como o KeePass, que criptografa todos os seus códigos e os armazena em uma base de dados a qual só você tem acesso – a partir de uma chave-mestra. Outra opção é o LastPass, que funciona como uma extensão para o browser – roda nos mais populares – e ainda sincroniza seus códigos entre os vários computadores em que estiver instalado. O problema, lógico, é que a nuvem pode não ser tão confiável quanto um pen drive – devidamente protegido – que sempre está contigo.
Usar um gerenciador de senhas é uma ótima forma de melhorar sua segurança online, mas não é um modelo perfeito. A muralha praticamente intransponível é um código que você nunca guarda em um papel, em um HD ou na nuvem, uma sequência de letras, números e símbolos que mesmo você não sabe ao certo até ter de escrevê-la. Isso, a princípio, pode parecer confuso, fora de alcance, mas, com alguns truques mnemônicos, tudo fica mais fácil.
Uma senha acima de todas
Na verdade, é muito fácil criar uma senha forte; basta seguir certas regras. Antes de mais nada, precisamos de uma base: uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e até sinais gráficos para complicar um poucos as coisas. Escolha uma frase fácil de lembrar e sinta-se livre para ser tão criativo quanto consiga. Pelo bem da simplicidade – e da didática – irei com um dos meus pratos favoritos: chicken adobo (
frango adobo).
Certifique-se de que sua “palavra código” (passphrase) tenha ao menos oito caracteres e evite tópicos obviamente memoráveis como nomes próprios, datas de aniversários e cidades natal. Também é interessante evitar o uso de uma única palavra e a troca de alguns dos caracteres por símbolos – as ferramentas dos hackers são sofisticadas o suficiente para superar esse truque. Prefira uma frase secreta – várias palavras colocadas juntas – em vez de uma senha; isso torna mais difícil o trabalho dos hackers para descobrir seu código ao tentar todas as palavras do dicionário.
Agora que escolheu uma palavra código, você precisa colocar essa frase em uma única corrente (como chickenadobo), e então coloque algumas letras maiúsculas fáceis de lembrar (ChickenAdobo). Depois, apimente mais a base do seu código com alguns caracteres aleatórios para manter as coisas interessantes (Ch!cken@dob0).
Depois de definir seu código base, é preciso memorizá-lo e usá-lo como uma chave mestra que vai destravar sua conta em qualquer site desde que você se mantenha firme a algumas regras simples. Para criar a senha mais forte possível, vamos inventar um padrão de nomeação fácil de guardar para gerar uma senha única para todos os seus cadastros.
Por exemplo, vamos dizer que decidi usar sempre a primeira e quarta letra do nome de domínio no meio da minha passphrase, deixando a primeira maiúscula e a última minúscula. Isso significa que minha senha única no Facebbok seria “Ch!ckenFe@dob0”, enquanto minha conta no Hotmail exigiria a senha “Ch!ckenHo@dob0”.
Vê o padrão? Invente algo parecido e terá uma senha única alfanumérica para todo site. Uma que é fácil de lembrar, mas quase impossível para os hackers descobrirem. Nenhuma senha é perfeita, mas ter sua própria frase única e alguns truques mnemônicos já é um grande passo para manter sua privacidade online intacta.
"Vídeo de Bin Laden morto" infecta PC com vírus, alerta o FBI
Mensagem falsa, que circula em redes sociais e e-mails, inclui programa nocivo que rouba dados como números de cartões de crédito e senhas.
O FBI (Federal Bureau of Investigation), agência norte-americana de investigação, divulgou um alerta para os usuários de computadores sobre o uso de mensagens que prometem fotos e vídeos do terrorista Osama Bin Laden morto para disseminar um programa espião. A praga virtual pode roubar dados como números de cartão de crédito e senhas.
O comunicado confirma o alerta feito por empresas de segurança nesta terça (3/5), que já encontraram amostras de programas nocivos que usam a imagem de Bin Laden. A F-Secure, por exemplo, afirma que os criminosos estão utilizando um programa conhecido como Banload (cavalo de Troia para roubo de senhas bancárias) em seus ataques. Ele é disseminado via e-mail, sites ou redes sociais, como o Facebook.
Outra técnica utilizada pelos crackers (criminosos da Internet) é o chamado envenenamento de mecanismo de busca. A estratégia consiste em utilizar ferramentas como o Google para direcionar os internautas para páginas adulteradas e cheias de programas nocivos.
Apesar de terem fotos do líder da Al Qaeda, que foi morto a tiros na segunda (2/5) durante um ataque no Paquistão, as autoridades norte-americanas não têm divulgado essas imagens.
clip_image003
Falso vídeo do terrorista morto é isco no Facebook
Intel anuncia chip de 22nm com transistor 3D
clip_image004Imagem de waffer do chip Ivy Bridge de 22 nanômetros e com transistores 3D
SÃO PAULO – A Intel anunciou seu primeiro transistor com design 3D, o Tri-Gate, que será empregado na sua nova linha de chips com 22 nanômetros de codinome Ivy Bridge.
O transistor é um componente microscópico base dos eletrônicos mais modernos e que controla o fluxo da corrente elétrica dos aparelhos. A principal diferença entre o transistor plano e o 3D é que o primeiro permite que a corrente elétrica passe por apenas um canal. Já o segundo faz a corrente passar por três canais, permitindo mais ciclos por processo.
Os chips Ivy Bridge serão os menores já fabricados pela empresa (para efeito de comparação, um nanômetro equivale a um bilionésimo do metro).
“Houve uma grande mudança e inovação científica no processo de fabricação e no design do transistor. O grande chamativo é a migração [do transistor] de plano para 3D. Os benefícios na manufatura permitem incluir mais funcionalidades ao processador e um consumo de energia 50% abaixo da arquitetura anterior”, aponta Joab Paiva, gerente de habilitação de mercado da Intel América Latina, em entrevista à INFO.
A preparação das fábricas para produzir os primeiros chips com a tecnologia Tri-Gate em larga escala terá início ainda este ano e, de acordo com a Intel, irão possibilitar que os processadores operem em voltagens menores. Os primeiros produtos comerciais deverão chegar somente no 1º semestre de 2012.
Segundo a Intel, os transistores Tri-Gate de 22nm oferecem melhoria de 37% no desempenho em baixa voltagem (comparação feita com os transistores planos de 32nm da empresa).
Desta forma, esta nova tecnologia também poderá ser utilizada em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Porém, questionada, a Intel afirmou que não tem prazos para que esses chips integrem esses aparelhos.
A Intel também não confirmou quando e quais serão os primeiros notebooks e desktops que trarão essa nova tecnologia embarcada.
Confira a seguir vídeo da Intel exibindo as funcionalidades do novo chip e dos transistores tridimensionais.
Google Street View terá 82 carros no Brasil
clip_image005Carro do Google Street View em São Paulo: Captiva foi modelo escolhido pelo Google
O Google vai aumentar a velocidade de captação de imagens do Street View no Brasil. A segunda fase do projeto, que começou em janeiro, contará com 82 automóveis.
Na primeira etapa, que cobriu mais de 50 cidades no ano passado, foram usados 30 carros Stilo, da Fiat. Como a parceria com a montadora terminou neste ano, o Google resolveu dar continuidade no projeto por conta própria e comprou veículos utilitários modelo Captiva, da Chevrolet. A nova frota é 174% maior do que a anterior. As câmeras usadas para capturar as imagens também foram atualizadas para uma versão mais moderna. Em vez de nove, agora serão 15. Ainda não foi definida a data em que as fotos de novas cidades estarão disponíveis.
O uso de triciclos para fotografar lugares em que os carros não passam, que estava prometido desde o final de setembro do ano passado, deve sair do papel em breve. "Agora a gente vai fazer o Street View do Parque do Ibirapuera. Vamos fazer de alguns shopping centers também", afirmou Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil, há pouco mais de dois meses no cargo. De acordo com ele, a cobertura de centros comerciais é uma das maneiras encontradas pela companhia de ganhar dinheiro com o serviço.
Por enquanto, apenas uma parte dos veículos está circulando. Os veículos Captiva do Street View já foram avistados em São Paulo, Paulínia e Atibaia. "Estamos fotografando outras cidades, outros Estados. O trabalho de logística é brutal. Tem que ter motorista, hospedagem, alimentação, manutenção", disse Félix Ximenes, diretor de Comunicação do Google Brasil. Algumas áreas fotografadas em São Paulo pelos veículos Stilo estão sendo refeitas pelos automóveis Captiva, teoricamente mais estáveis e robustos.
Orkut X Facebook
Para Coelho, o crescimento do Facebook no Brasil não é uma ameaça para a receita publicitária do Orkut. "Vejo mais como alguém que vai nos ajudar a expandir o mercado online", disse. Para o novo diretor-geral do Google Brasil, a concorrência entre as duas redes sociais é saudável. "O Google é uma empresa que cresce muito, em um mercado que está cada vez mais aberto á publicidade digital." Hoje, o Orkut conta com 85 milhões de usuários ativos no país. "O faturamento do Orkut vem crescendo. Nossa preocupação inicial é fazer um negócio legal, não ganhar dinheiro."
Hoje, o escritório do Google em Belo Horizonte, que cuida do desenvolvimento do Orkut e de outros produtos, tem um terço dos funcionários da empresa no Brasil (aproximadamente 100 pessoas). A maior parte da operação está concentrada na área comercial, no escritório de São Paulo, que conta com 200 funcionários. Segundo Ximenes, a diferença ocorre porque o Google tem dificuldade de contratar desenvolvedores com o perfil desejado no Brasil. "Há bons engenheiros aqui, mas é mais raro encontrarmos pessoas que trabalhem com o conceito de software de consumo", afirmou.
Coelho usa um smartphone Galaxy S, da Samsung, mas não adotou um tablet com o Android Honeycomb. Ele possui um iPad, da Apple, que considera ser melhor. "Tem vários tablets maravilhosos com Android chegando por aí. O bacana do Google é isso. Se você quiser usar um produto, você usa. Esse aqui (o iPad) eu já tinha antes de entrar. Enquanto não aparecer algo com uma experiência melhor, vou continuar usando o meu iPad", disse. "Eu acho que está chegando. Tem que ver também que trocar não é barato."
Ao falar sobre o crescimento do Chrome, o novo diretor-geral do Google Brasil desconsiderou a existência do Firefox e sua participação no mercado, de pouco mais de 20%. "Estamos atuando para conseguir aumentar a participação no mercado de browsers. Hoje, (o Chrome) já é o segundo browser. Se você olhar as curvas, o Internet Explorer está caindo e o Chrome está subindo. Em algum momento as curvas se encontrarão." O Chrome, na verdade, está no terceiro lugar, com cerca de 12% do mercado mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário