22 de agosto de 2012

Bill Gates quer reinventar a privada



image
Bill Gates, fundador da Microsoft e filantropo global, diz que os sanitários são extremamente importantes para a saúde pública e para a dignidade humana.


O fundador da Microsoft e filantropo global, Bill Gates, lançou nesta terça-feira a busca por um sanitário que atenda melhor às necessidades dos países em desenvolvimento.
A Fundação Bill e Melinda Gates iniciou assim a "Feira da Reinvenção da Privada", em Seattle, e concedeu prêmios às melhores inovações na área.
"Os sanitários são extremamente importantes para a saúde pública e, se pensarmos, inclusive para a dignidade humana", disse Bill Gates no site www.thegatesnotes.com.
"As privadas que utilizamos no mundo desenvolvido são irrelevantes, pouco práticas e impossíveis para 40% da população mundial diante da falta do acesso à água, à eletricidade e às redes de esgotos".
A "Feira da Reinvenção da Privada" é descrita como uma concentração de mais de 200 inventores, projetistas, investidores e especialistas em sistemas de gestão de dejetos.
Universidades de Grã-Bretanha, Canadá e Estados Unidos receberam prêmios por uma competição que começou no ano passado em busca de um sanitário melhor.
O primeiro lugar foi para o Instituto de Tecnologia da Califórnia, por desenhar um sanitário que utiliza energia solar e gera hidrogênio e eletricidade.
A britânica Universidade de Loughborough obteve a segunda posição, com um sanitário que transforma os dejetos em carvão biológico, minerais e água limpa.
O terceiro lugar coube à Universidade de Toronto, por um sanitário que recupera os minerais e a água e desinfeta os dejetos humanos. "Quatro a cada dez pessoas do mundo não têm um local seguro para defecar", afirma a Fundação Gates em um vídeo.
"Aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a sistemas sanitários seguros para suas necessidades básicas corporais", segundo Bill Gates.
"Além da questão da dignidade humana, esta falta de acesso coloca em risco vidas humanas, cria um peso econômico e sanitário nos países pobres e prejudica o meio ambiente", afirmou Gates.
A comida e a água contaminada com fezes causam doenças intestinais que matam milhões de crianças anualmente, mais que a Aids e a malária juntas. "Inventar novos sanitários é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reduzir a mortalidade, as doenças, e melhorar a vida das pessoas", concluiu Gates.

Aplicativo do Skype para iPhone e iPad agora permite envio de fotos

Novidade foi disponibilizada nesta terça, 21/8, com atualização do software. Segundo empresa, "recurso era amplamente pedido" pelos usuários iOS.
O Skype anunciou nesta terça-feira, 21/8, que adicionou a habilidade e receber fotos na nova versão 4.1 dos seus aplicativo para iPhone e iPad. De acordo com o blog da empresa, o Compartilhamento de Fotos (Photo Sharing) para iOS era um “recurso frequentemente pedido”.
Antes da chegada do recurso, os usuários iOS do Skype precisavam utilizar e-mail, mensagens, ou algum outro método de download/upload para enviar fotos uns para os outros. Não há um limite de tamanho de arquivo para o Compartilhamento de Fotos do Skype, por isso você não precisa se preocupar com as limitações de tamanho do e-mail ou as cobranças de mensagens MMS. No entanto, se você estiver usando o Skype em uma rede 3G, então os dados vão contar no seu limite mensal (se você tiver um).
O Compartilhamento de Fotos funciona ao usar a função IM (mensagens instantâneas) do Skype. Ao tocar em um contato, verá um útil botão novo Enviar Foto (Send Photo), que te permite transferir rapidamente uma foto sem precisar iniciar uma conversa.
image
Para transferir uma foto durante uma conversa por IM, toque no ícone do telefone no canto superior direito do aplicativo. Você verá um novo botão Enviar Foto com os botões anteriores Chamada por Vídeo (Video Call) e Chamada por Voz (Voice Call).
Se você estiver em uma chamada de voz ou vídeo, precisa mudar para IM enquanto estiver em ligação para transferir a foto.
image
A tranferência de um arquivo de 1.6MB de um iPhone 4S para um iPad de terceira geração (ambos no Wi-Fi) levou cerca de um minuto em nossos testes. Obviamente, o tamanho do arquivo e a qualidade da conexão vão influenciar o seu desempenho com a novidade. Os arquivos são salvos na biblioteca de Fotos do seu aparelho iOS.
Além dessa novidade, o Skype realizou várias outras melhorias nos aplicativos iOS. As configurações de privacidade foram atualizadas, e um bug com o Bluetooth foi solucionado. A companhia também afirma que realizou “melhorias visuais” nos aplicativos, e aumentou o desempenho e duração da bateria enquanto o aplicativo é usado.

Invasões a carros computadorizados preocupam consumidores e especialistas

Um hacker mal intencionado poderia, em teoria, desativar veículos, sinais do GPS ou colocar empregados, clientes e a empresa como um todo em perigo.
image
Um ex- funcionário descontente do Texas Auto Center escolheu uma forma criativa de voltar à concessionária: invadiu os computadores da empresa e ativou remotamente o sistema de imobilização dos veículos, o que ativou a buzina e desativou o sistema de ignição em mais de 100 automóveis. A empresa tinha instalado o sistema em seus carros como uma forma de lidar com os clientes que não cumpriram com seus pagamentos. A polícia prendeu o homem e o acusou de violação de segurança de computadores, mas seu status legal não ficou claro até nosso prazo para o fechamento desta reportagem.
Buzinas fora de controle podem ser irritantes, mas outros tipos de pirataria, como cortar o motor de condutores desavisados, poderiam ter consequências fatais. Embora a maioria dos especialistas concorde que não há um risco imediato, hackear veículos é algo que merece atenção.
Com a crescente informatização de veículos de todos os tipos, os observadores têm preocupações de longo prazo sobre as vulnerabilidades de caminhões, vans de entrega, carros de aluguel e automóveis de consumo. Um hacker mal intencionado poderia, na teoria, desativar os veículos, os sinais do GPS ou colocar empregados, clientes e a empresa como um todo em perigo.
Os consumidores estão ficando preocupados com a segurança e os riscos de privacidade que acompanham os carros conectados atualmente, de acordo com uma pesquisa da Harris Interactive divulgada na semana passada. Por seu lado, os fabricantes de automóveis e porta-vozes da associação da indústria responderam que estão cuidadosamente adicionando recursos eletrônicos com base em pesquisa de mercado.
Em meados de 1990, os fabricantes de carro começaram a integrar ECUs (sigla para “unidades de controle eletrônico”, em inglês) mais poderosos, com periféricos como o sistema OnStar da GM, que é uma combinação de GPS, unidade de resposta de emergência e sistema de recuperação do veículo. Um carro equipado com ele pode analisar seus diagnósticos de bordo tal qual como o carro está sendo conduzido, detectando problemas e alertando o condutor para todas as questões que requerem uma visita à oficina.
Esses ECUs conectados um ao outro e à internet, tornaram os computadores do carro vulneráveis aos mesmos perigos digitais amplamente conhecidos entre PCs e outros dispositivos de rede: vírus, cavalos de tróia, ataques de negação de serviço e muito mais.
De modo geral, esses tipos de sistemas existem para desativar o veículo em caso de roubo e permitir sua eventual recuperação. Uma boa notícia é que “há relativamente poucas motivações para roubar veículos de um modo sofisticado, por causa da complexidade envolvida e da necessidade de gastar muito dinheiro”, diz Stefan Savage, professor do departamento de ciência da computação e engenharia da Universidade da Califórnia, em San Diego.
Além das companhias individuais de automóveis, o Departamento de Transportes dos EUA tem "mostrado interesse no assunto", explica Franziska Roesner, estudante e pesquisadora do laboratório de pesquisa de segurança e privacidade na Universidade de Washington. O Conselho de Pesquisa Automotiva dos Estados Unidos e a Sociedade de Engenheiros Automotivos têm ambos criado forças-tarefas voltadas à segurança do computador para automóveis.
“Agora é uma boa hora para olhar para isso e começar a pensar em possíveis soluções, enquanto as montadoras e os donos de frotas não estão em pânico”, diz Savage.

Iniciativa da Intel

Uma equipe de hackers conhecidos está trabalhando para a McAfee, divisão de segurança da Intel, em busca de vulnerabilidades eletrônicas que poderiam expor automóveis a vírus de computador letais. A McAfee é uma das empresas que buscam proteger as dezenas de pequenos computadores e sistemas de comunicação eletrônica que fazem parte de todos os automóveis modernos.
Em uma garagem da costa oeste dos Estados Unidos os pesquisadores descobriram que é possível infectar veículos por meio de CDs. Quando a vítima desprevenida tenta ouvir o CD, este infecta o sistema de som do carro e percorre o restante da rede até infectar componentes mais críticos.
Por exemplo, eles descobriram uma combinação de ataque chamada "autodestruição". Ele começa quando uma contagem regressiva de 60 segundos surge no painel digital do veículo. Quando atinge zero, o vírus pode simultaneamente desligar os faróis, travar as portas, parar o motor e liberar ou acionar os freios do carro.
Além de descobrirem a técnica para ferir os ocupantes dos veículos infectados, os acadêmicos puderam remotamente escutar as conversas dentro dos carros, um método que pode ser utilizado por espiões industriais ou de governo.
Um estudo de 2011 feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia e outros lugares numeraram "ataques de vetores", incluindo ferramentas de mecânica, leitores de CD, bluetooth e rádio de celulares como potenciais problemas nos carros computadorizados de hoje em dia.
O grupo de pesquisa se desfez depois de publicar dois artigos técnicos, em maio de 2010 e agosto de 2011. Os estudos descrevem múltiplos tipos de ataques e maneiras de infectar carros por meio de sistema Bluetooth de transmissão de dados sem fio, redes de telefonia móvel, bem como pela porta de diagnóstico dos veículos, chamada OnBoard Diagnostics port, conhecida também como OBD-II port. (www.autosec.org)
Em reportagem recém publicada pela Reuters, especialistas em segurança afirmam que as montadoras de automóveis até o momento não vêm protegendo adequadamente os seus sistemas, o que os deixa vulneráveis a ataques por hackers interessados em roubar carros, ouvir conversas clandestinamente ou até prejudicar ocupantes causando colisões.
Até o momento não houve informação de ataques violentos a automóveis usando vírus de computador, de acordo com a SAE International, uma associação de mais de 128 mil profissionais técnicos nos setores automotivo e aerospacial.
Mas a SAE International encarregou uma comissão formada por mais de 40 especialistas da indústria para elaborar formas de prevenção, detecção e mitigação de ataques eletrônicos contra veículos.

Curiosity pulveriza sua 1º rocha em Marte

image
O jipe Curiosity desintegrou no domingo sua primeira rocha na superfície de Marte, usando uma pistola a laser com o objetivo de estudar sua composição mineral.

A rocha foi destruída com 30 pulsos de laser, durante um período de dez segundos, disse a Nasa em nota.
Cada pulso gera uma energia superior a 1 megawatt, durante cerca de 5 bilionésimos de segundo. Isso faz com que um minúsculo pedaço de pedra seja vaporizado, gerando uma fagulha que é analisada por um pequeno telescópio instalado no Curiosity.
O brilho ionizado, que pode ser observado e registrado a até 7 metros de distância, é então separado conforme seu comprimento de onda por três espectrômetros capazes de informar aos cientistas qual é a composição do alvo.
O aparelho, chamado ChemCam (pelas iniciais em inglês de "química" e "câmera") consegue discernir mais de 6.000 comprimentos de onda diferentes, em ultravioleta, infravermelho e no espectro de luz visível. A expectativa dos cientistas é realizar 14 mil medições durante a missão do laboratório móvel Curiosity.
A atividade realizada por volta das 8h de domingo (hora de Brasília) serviu apenas como "treino de alvo" para o instrumento. Mesmo assim, os cientistas vão examinar a composição dessa rocha.
O Curiosity, um jipe de seis rodas e uma tonelada, pousou em 6 de agosto dentro de uma cratera nos arredores do equador marciano, após uma viagem de oito meses pelo espaço. O aparelho deve passar dois anos enviando informações que permitam descobrir se Marte tem ou já teve condições para abrigar vida microbiana.
O projeto de 2,5 bilhões de dólares marca a primeira missão de microbiologia da Nasa desde as sondas Viking, enviadas a Marte na década de 1970. É também o mais avançado laboratório já despachado a outro corpo celeste.
A técnica empregada pelo ChemCam já é usada para analisar materiais em outros ambientes extremos, como dentro de reatores nucleares ou no leito marinho.
A tecnologia também tem aplicações experimentais no monitoramento ambiental e na detecção de tumores. Mas o exercício de domingo foi o primeiro uso na exploração interplanetária, segundo a Nasa.
O principal objetivo da Curiosity é explorar o monte Sharp, que fica a cerca de 7 quilômetros do ponto onde o jipe está - uma jornada que pode levar seis meses. Antes disso, os técnicos pretendem mobilizar o jipe num trajeto mais curto, de no máximo 500 metros.

Microsoft espera vender 3 mi de tablets em 2012

image
A Microsoft deve embarcar 3 milhões de unidades de seu tablet Surface para o início das vendas do produto, marcado para o próximo dia 26 de outubro.
Segundo informou o analista do IDC, Bob O´Donnell, ao site Cnet, a empresa espera entregar pouco mais de 3 milhões de unidades do aparelho no último trimestre do ano.
Segundo o analista, o tablet deve ser ofertado em dois preços com pacotes distintos: o mais barato por 199 dólares e associado a um plano de assinatura de serviços e um outro por cerca de 599 dólares desbloqueado”.
A versão do Surface que poderá ser adquirida a partir desta data virá com processador ARM e Windows 8 RT, versão mais modesta do tablet. Sua opção mais sofisticada, com chip Intel Ivy Bridge Core i5 e Windows 8 Pro, chegará às lojas apenas no início de 2013.
Na semana passada, um site sueco disponibilizou a pré-venda do tablet por preço equivalente a 1 mil dólares, quase o dobro do previsto - e também do que custa o novo iPad nos Estados Unidos. Embora não tenha se pronunciado sobre o ocorrido, a Microsoft garantiu que o preço do Surface será “competitivo”.

Humor:

Ditados da informática




• Amigos, amigos, senhas à parte.
• A arquivo dado não se olha o formato.
• Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
• Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
• Mouse sujo se limpa em casa.
• Melhor prevenir do que formatar.
• O barato sai caro. E lento.
• Quando um não quer, dois não teclam.
• Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.
• Quem clica, seus males multiplica.
• Quem nunca errou, aperte a primeira tecla.
• Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
• Memória não é documento.
• Nada como um clique após o outro.
• Os maiores processadores estão nos menores micros.





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário