26 de outubro de 2011

Morte da Kadafi é isca para malware

clip_image001
Promessa de fotos do ditador Muamar Kadafi
morto viram isca para crackers
 A morte do ditador líbio Muamar Kadafi já está sendo usada por cibercriminosos como isca para ataques.
Com o grande interesse público em ver vídeos e imagens do coronel, morto na ultima quinta-feira, crackers criaram um spam que simula o envio desse material aos internautas.
Quem alerta é Graham Cluley, consultor sênior na empresa de segurança Sophos.
O e-mail vem disfarçado de conteúdo reenviado por algum conhecido do usuário, e alega conter material da agência de notícias AFP. O assunto é: “AFP Photo News: Bloody Photos: Libya dictator Moammar Gadhafi´s Death” (AFP Fotos e Notícias: Fotos sangrentas da morte do Ditador da Líbia Muamam Kadafi).
Após um texto, também em inglês, o usuário se depara com um arquivo em anexo chamado: Bloody Photos_Gadhafi_Death.rar (Fotos sangrentas da morte de Kadafi.rar).
Quem possui Windows e abrir o anexo coloca o computador em risco, pois a ação cria um arquivo malicioso chamado “Bloody Photos_Gadhafi_DeathGadhafi?rar.scr”.
A Sophos afirma que seus antivírus detectam o malware como Mal/Behav-103.
iPod completa 10 anos de história
clip_image002Há exatos 10 anos o mundo conhecia o primeiro iPod, apresentado com entusiasmo por Steve Jobs e que marcou a forma como ouvimos música até hoje.
Em seu anúncio, Jobs ressaltou a inovadora capacidade de armazenamento do dispositivo, que originalmente contava com 5GB de espaço, capaz de guardar até mil canções.
Hoje, ao completar uma década, o dispositivo marca transformações no mercado fonográfico e no mundo da tecnologia. Foi o primeiro produto portátil da Apple a usar memória flash e a exibir vídeos e fotos.
Desde o primeiro iPod, a Apple já vendeu mais de 314 milhões de unidades entre modelos como mini, nano, shuffle e touch, tendo o domínio de 70% do mercado de tocadores MP3 atualmente. Seu design também foi o responsável por mudar a aparência deste tipo de aparelho no mercado.
Seu ápice foi em 2006, quando o aparelho era o responsável por 50% de toda a receita da Apple. Porém, com essa representação em queda e respondendo a menos de 8% do faturamento da empresa, o futuro de seu legado agora se torna uma incógnita.
Com o lançamento do iPhone em 2007, a Apple acabou incluindo as funcionalidades de música e armazenamento do iPod no smartphone, fazendo com que muitos usuários abandonassem seus tocadores de música pelo celular.
O último rumor dizia que no lançamento do iPhone 4S a Apple abandonasse a produção do iPod Classic, que não recebe atualização desde 2009. Isso não ocorreu, mas a empresa deu sinais de que seus modelos de iPod podem virar peças de colecionador futuramente.
Google modifica interface do Gmail
clip_image003O Google irá lançar uma nova versão do Gmail com interface modificada e um novo visual para as conversas.
Um vídeo oficial, publicado por engano pelo Google em seu canal no Youtube, exibe as mudanças promovidas pela empresa no Gmail e que deve ser liberada em breve aos usuários.
No vídeo o engenheiro do Google afirma que a nova versão está mais simples e intuitiva de usar e com novos temas de fundo, que terão imagens em alta definição.
A página do Gmail poderá ser redimensionada dentro do navegador para acomodá-la ao tamanho da janela. O tamanho da área dos marcadores e do bate-papo também poderá ser ajustado.
Os tópicos dos e-mails também foram redesenhados para facilitar a leitura e irá incluir as imagens do perfil do remetente, deixando as conversas com um visual mais parecido com um update de status em redes sociais.
O Google também modificou sua ferramenta de buscas de e-mails, permitindo agora a pesquisa de mensagens por trechos de textos.
O último posicionamento do Google com relação a uma mudança no Gmail aconteceu em junho deste ano, quando a empresa divulgou uma prévia dos novos temas para seu serviço de e-mail.
Não há previsão de quando essa nova versão estará disponível, porém, segundo o Google informou ao site Mashable, o vídeo vazou antes da hora mas as novidades com o Gmail serão lançadas muito em breve.
Europa lança satélite para concorrer com GPS
clip_image004
Ilustração de um dos satélites Galileo
O foguete russo Soyuz decolou da Guiana Francesa na ultima sexta-feira levando os primeiros dois satélites do sistema europeu de posicionamento global, o Galileo.
A missão, muito aguardada, deve redesenhar a competição comercial no espaço. Quando estiver plenamente operacional ainda nesta década, o sistema Galileo tem como objetivo dar autonomia aos europeus em relação ao Sistema de Posicionamento Global (GPS) controlado pelo governo dos EUA.
O lançamento realizado da base espacial europeia na América do Sul foi o primeiro do Soyuz a partir de uma base fora do território da ex-União Soviética. O foguete viajou pela primeira vez em 1966 e tem suas raízes no período dos primeiros mísseis balísticos intercontinentais.
O foguete decolou às 7h30 (8h30, horário de Brasília) de uma base próximo de Kourou, na Guiana Francesa, na costa nordeste da América do Sul. De acordo com os planos, os satélites do Galileo se separariam do foguete quatro horas depois. Fortes chuvas não tiveram impacto na operação.
"Tudo correu bem", disse Jean-Yves Le Gall, presidente da empresa de lançamento de foguetes Arianespace, em comunicado após o lançamento.
A decolagem, conclusão de mais de uma década de planejamento, estava prevista para quinta-feira, mas foi adiada em 24 horas depois que um vazamento em uma válvula foi detectado no sistema de abastecimento de combustível.
O comissário da UE responsável pela política industrial e espacial, Antonio Tajani, disse que uma nova proposta seria anunciada nesta sexta-feira para seis ou oito satélites do grupo Galileo.
Ao invés de construir um novo foguete, a Europa decidiu erguer uma plataforma de lançamento de 467 milhões de dólares para o Soyuz na base da Guiana Francesa, de onde já lança seus foguetes da família Ariane.
A França cobriu mais de 80 por cento dos custos de construção e todos os 70 milhões de euros em custos adicionais.
Em troca, a Agência Espacial Estatal Russa (Roscomos) receberá dezenas de milhões de euros por cada foguete que for construído e enviado ao Centro Espacial Samara.
Eike Batista negocia parceria com a Foxconn
clip_image005O empresário Eike Batista disse ontem, após encontro com a presidente Dilma Rousseff, que o grupo EBX tem interesse em firmar uma parceria com a taiwanesa Foxconn para produção de tablets, como o iPad, no Brasil. Segundo ele, porém, o acordo final entre os dois grupos ainda depende de maiores estudos e detalhamentos, para que a engenharia financeira do processo possa ser definida.
“O grupo EBX adora trazer modernidade e eficiência para o Brasil e esse projeto se encaixa perfeitamente nisso”, disse o empresário. Batista destacou que a entrada da companhia brasileira no negócio garante a transferência de tecnologia para o País, que é um dos objetivos da política industrial do governo. “É um sonho para o Brasil entrar de vez nesse mundo da informática e da tecnologia”, completou.
De acordo com o executivo, o mercado brasileiro para o produto é bastante promissor, visto que cresce a uma velocidade maior do que a verificada em mercados maduros, como a Europa e os Estados Unidos, por exemplo. “O potencial é enorme. Imagine os 70 milhões de estudantes brasileiros, cada um com um tablet”, disse.
De acordo com Batista, o presidente da Foxconn, Terry Gou, se reuniu com ele acompanhado por 18 técnicos da empresa, demonstrando o interesse do grupo taiwanês na parceria. “Falta acertarmos o detalhamento da operação para fecharmos o negócio”, concluiu.
Entre os detalhes que ainda faltam ser definidos está a cidade onde a fábrica da Foxconn será instalada. Apesar de o grupo taiwanês já possuir uma unidade em Jundiaí (SP), o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse que seis Estados disputam a fábrica. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, tenta levar o empreendimento para seu Estado, Minas Gerais.
A fabricação de um tablet brasileiro foi encomendada pela presidente Dilma Rousseff a seus principais auxiliares antes mesmo de tomar posse.
Desde então, é grande a expectativa na equipe de governo quanto à chegada de investimentos na área no País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Prefeitura apresenta novo modelo de trólebus para SP
Até o fim do ano, outros 127 veículos devem entrar em operação, segundo a SPTrans
A Secretaria de Transportes da cidade de são Paulo apresentou nesta segunda-feira, 24, o novo modelo de trólebus que vai circular a partir de hoje na capital, em continuidade ao processo de renovação da frota e de investimento em tecnologias limpas.
clip_image006
Novo modelo de trólebus que vai circular na cidade
O novo carro, que é totalmente digital, mais econômico e oferece mais conforto aos passageiros, vai operar na linha 2290 Terminal São Mateus - Terminal Parque Dom Pedro II. Até o fim do ano, outros 127 veículos devem entrar em operação, segundo a São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
Outra novidade é que o modelo é totalmente acessível, contando com piso baixo e portas mais largas, melhorando o embarque e desembarque, principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção. Além de todas as vantagens de um trólebus, como emissão zero de poluentes, o modelo se destaca também pelo nível de ruído, muito baixo, o que colabora com o combate à poluição sonora da cidade.
A renovação da frota dos trólebus em São Paulo começou em 2009, quando foram incluídos 12 novos veículos. No entanto, houve dificuldades para encontrar fabricantes que pudessem fornecer os veículos dentro das especificações exigidas pela SPTrans para operar na cidade. Com esse novo modelo, a previsão de renovação de 70% da frota está mantida e outros 127 novos trólebus devem entrar em circulação até dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário