30 de dezembro de 2010

Os mais vendidos no Natal no MercadoLivre

Publicado em 29/12/2010


 O site MercadoLivre divulgou hoje um ranking com os produtos mais comprados pelos brasileiros nos últimos dez Natais.
No levantamento, que considera os itens mais buscados e comprados nos finais de ano de 2000 a 2009, há uma clara preferência por produtos eletrônicos, que aparecem em primeiro lugar em oito anos.
 “O Mercado livre está na ativa desde 1999, funcionando com um sistema de leilões; desde 2001, identificamos a oportunidade de trabalhar com preço fixo e, independentemente do formato de negociação, é curioso que haja sempre uma predominância por produtos eletrônicos”, diz Helisson Lemos, Diretor Geral do MercadoLivre no Brasil.
Celulares e telefonia já são responsáveis por 18% das negociações na plataforma MercadoLivre, seguidos por equipamentos de informática (15%) e acessórios para veículos (11%). Na sequência vêm moda, com itens de roupas beleza e acessórios, como relógios, e artigos esportivos.
Ano    Produto mais vendido
2000  CD Player (Discman)
2001  Máquina fotográfica digital (destaque Canon Power Shot S10; 2 Mega Pixels)
2002  AB Toner (equipamento de ginástica)
2003  Celular (destaque para o Nokia 1100)
2004  Itens relacionados ao Bob Esponja
2005  MP3 Player
2006  PlayStation 2
2007  Pendrive
2008  Nintendo Wii
2009  GPS
A lista de compras de Natal divulgada pelo Mercado Livre é restrita às buscas e compras do site, mas ajuda também a entender o que é consumido no comércio eletrônico brasileiro como um todo. “O site é líder em comércio eletrônico na América Latina e conta com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, sendo que mais de 50% desse total é composto por internautas brasileiros”, diz Lemos.
E o consumidor do Brasil parece seguir a tendência dos anos anteriores e investir em eletroeletrônicos, telefonia e informática em 2010.
O ano deve fechar com celulares, especialmente smartphones, como um dos produtos mais buscados no site. Para o diretor, isso é reflexo de uma tendência recente de busca por aparelhos de conectividade. “Eles têm gerado bastante demanda – desde roteadores wi-fi e cartão USB a smartphones, que para muitos consumidores ainda são a primeira plataforma para acessar a web”. Já os tablets, apesar de não muito comprados, também lideram o ranking de buscas. “Eles geram muito mais atratividade do que atividade”, define Lemos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário