9 de setembro de 2010

Telefónica quer cobrar de grandes usuários

Publicado em 08/09/2010
Julio Linares, CEO da Telefónica: operadora espanhola defende novas  formas
 de cobrar por grandes utilizadores de tráfego, como o Google, pelo uso da rede
Provedores da web como a Telefónica defendem novas formas de cobrar por grandes utilizadores de tráfego, como o Google, pelo uso da rede.
É o que afirmou hoje o presidente-executivo da operadora espanhola Julio Linares.
O crescimento exponencial no tráfego de dados alimentado tanto por geradores de conteúdo como usuários que pagam uma tarifa fixa está pressionando os custos e investimentos para operadoras de rede sem aumentar sua receita, declarou Linares em uma conferência de telecomunicações no norte da Espanha.
"Esse modelo de negócios pode chegar a um ponto no qual os gastos superam as receitas. Ninguém quer que isso aconteça", disse Linares.
Outras operadoras de rede como a Vodafone sugeriram que grandes provedores de conteúdo deveriam pagar às redes pela transmissão de seus dados. A francesa Orange já está esboçando planos para uma cobrança.
"Não há nem espaço infinito para os provedores de Internet nem capacidade infinita nas redes", afirmou o presidente da quarta maior operadora mundial de telecomunicações.

´Escolhi não ter o dinheiro de Gates e Jobs´
Torvalds, ao centro: ovacionado em São Paulo
Em visita a São Paulo e ao Brasil pela primeira vez, o criador do Linux, Linus Torvalds, falou hoje a uma platéia de desenvolvedores e empreendedores da comunidade de software livre na abertura da feira LinuxCon, que acontece até amanhã na capital paulista.
Torvalds defendeu a adoção de aplicações abertas e pesquisas com software livre nas universidades brasileiras.
“As universidades são os melhores ambientes para experimentação e o que nós vemos é um mercado de aplicações abertas crescente no Brasil. Então, o que eu posso dizer para vocês é que vale a pena se especializar em soluções Linux, pois sempre haverá empregos e dinheiro para quem tiver esse conhecimento”, afirmou.
Ao falar sobre formas de ganhar dinheiro, Torvalds foi questionado por Jim Zemlin, diretor da Linux Foundation, sobre seus ganhos pessoais ao criar o Linux. “Você é uma pessoa tão importante para a indústria de TI como Bill Gates ou Steve Jobs, no entanto, não tem uma fração do dinheiro deles. Por que?”, questionou Zemlin.
“Esta foi uma escolha minha, escolhi não ter o dinheiro de Gates ou Jobs. Quando comecei a programar e criar o que seria o Linux fiz isso por diversão. Não podia imaginar, na época, que o sistema que inventei ganharia a importância que tem hoje”, afirmou Torvalds.
O criador do Linux disse ainda que, embora tenha trabalhado em outros projetos ao longo de sua vida, sua grande paixão é o Linux. "Eu me divirto ao mergulhar no kernel", disse Linus, que planeja aproveitar sua passagem pelo Brasil para praticar mergulho no litoral brasileiro.
Linus disse ainda que a comunidade brasileira é muito ativa e só não cresce mais em função de barreiras idiomáticas. "Há muitos programadores talentosos no Brasil que não falam ou leem inglês, o que prejudica sua integração na comunidade internacional Linux", disse.
A LinuxCon vai discutir até amanhã tendências em aplicações abertas para soluções de mobilidade, computação em nuvem e segurança de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário