18 de fevereiro de 2010

Que fazer com PC que deu pau antes de ligar para a assistência técnica

Publicado em 19/02/2010 

Muitos problemas que afetam o sistema podem ser resolvidos por você. Saiba até onde pode ir antes de solicitar ajuda externa.

Se o seu PC está com algum tipo de problema é preciso decidir tentar resolvê-lo você mesmo ou então acionar o serviço de suporte do fabricante, caso tenha um. Falhas de todo tipo podem afetar um computador, variando desde aqueles decorrentes de falha de energia (comuns nessa época de ano em que as chuvas do verão chegam quase que com hora marcada), equipamento que não liga mais, a desligamentos repentinos e travamentos diversos causados por problemas de hardware, drivers e até aplicativos. Resolver o que está atrapalhando sua vida vai depender da identificação exata do que está acontecendo.

Assim, quanto mais detalhes tiver sobre o que de fato está ocorrendo, melhor. Tente lembrar-se como e quando o problema começou e se existe alguma tarefa ou ação que desencadeia a falha etc.

Caso tenha acesso à internet, faça uma busca na web para verificar se outros usuários já passaram por situação semelhante e que tipo de solução foi adotada (e, principalmente se tudo voltou a funcionar adequadamente). Você pode ficar surpreso pela quantidade informações desse tipo que a web possui e não se espante se conseguir acabar com seu dilema.

Vá além da web

Se com a pesquisa na web não resolveu seu problema, tente realizar alguns testes básicos – você será capaz de fazê-los mesmo sem grandes conhecimentos de informática.

Reinicialize o PC em modo de segurança (pressione F8 quando seu PC começar a carregar) e veja se o problema persiste. Uma alternativa é iniciar o sistema a partir de um disco de recuperação, e rode a ferramenta de diagnósticos do Windows para checar o estado do seu disco rígido, memória RAM e instalação do sistema.

Verifique também se todos os dispositivos estão conectados corretamente em suas portas.

Para equipamentos que NÃO estão mais em período de garantia, você pode ver se há algo de errado dentro dele. Lembre-se que abrir um equipamento em garantia fará com que ela seja perdida.

Desconecte-o da tomada e abra o gabinete utilizando as ferramentas adequada (nada de improvisar) para verificar se existe algum componente mal encaixado, que possa ter se deslocado em função de movimentos bruscos.

Assegure-se de que as placas de memória estão bem encaixadas; faça o mesmo com placa gráfica (caso exista uma) e com a placa de vídeo. Excesso de poeira também pode causar falhas intermitentes.

Caso a falha em questão tenha começado após a instalação de algum componente de hardware novo (HD, memória ou placa gráfica), remova o componente, certifique-se de que ele é mesmo compatível com os requisitos do seu sistema e recoloque-os em seu lugar. Tal verificação é imprescindível porque se tiver adicionado componentes não originais no seu PC, é provável que a assistência técnica (principalmente para equipamentos em garantia) se recuse a atendê-lo ou não se responsabilize pelo problema.

Se ainda nada disso funcionar, você ainda pode tomar uma medida mais extrema: reinstalar o sistema operacional. Caso o HD esteja particionado (com uma partição para o sistema operacional e outra – ou mais – para seus dados), a reinstalação será muito simples se você tiver uma imagem ISO da partição do sistema.

Agora, caso os dados de usuário estejam na mesma partição em que está o Windows ou tenha dúvidas de como fazer isso, é melhor pedir ajuda.

Converse com quem entende

Reúna todas as informações que conseguir sobre seu produto: modelo do computador, número de séria (normalmente está impresso em uma etiqueta adesiva na parte traseira do desktop ou na parte inferior de um notebook), versão do sistema operacional instalada, documento de garantia, nota fiscal na qual seja possível verificar a data de aquisição do equipamento e qualquer outra informação que tiver (como laudos de enviou dele para assistência técnica, caso um problema anterior já tenha ocorrido).

Se possível, antes de falar com o suporte, faça um inventário do equipamento para identificar o que tem instalado nele – tanto na questão de componentes (hardware) quanto os aplicativos. Caso consiga, digite msinfo32 na barra de buscas do menu Iniciar (ou clique em Executar, se tiver o XP) para visualizar essas especificações; e digite relatório problemas, para verificar todos os erros encontrados no computador.

Ligar para ao suporte técnico pode parecer sinônimo de perda de tempo, mas você pode melhorar essa situação. Quanto mais detalhes e informação tiverem em mãos, mais fácil será para o técnico auxiliar na resolução da falha. Entretanto, saiba que se o PC não está nem ligando, então é muito provável que o suporte telefônico seja de pouca utilidade e você deverá levar o equipamento a uma assistência técnica ou agendar uma visita de um profissional especializado.

Piadinha:

A loura e a senha

A loura foi ao gabinete do chefe e o encontrou absorto em seu trabalho. Ela notou que ele estava iniciando seu computador e resolveu dar uma espiada pra ver se conseguia a senha secreta dele. Afinal, se ela descobrisse, a geral do escritório não ia mais chamar ela de burra.

Quando o chefe colocou sua senha, a loura saiu em disparada porta afora, gritando para todos os colegas:

- Eu descobri, descobri, descobri, yes!!! Agora eu sei a senha do chefe!!!

Uma amiga mais atenta responde:

- E qual é a senha??

A loura, toda faceira, responde:

- Asterisco, asterisco, asterisco, asterisco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário