14 de janeiro de 2010

Do clássico ao específico, conheça as melhores dicas para o Windows

Publicado em 13 de janeiro de 2010.


Algumas são velhas conhecidas, outras, novidades, mas todas precisam ser revistas porque funcionam no XP, Vista e no Windows 7.

Há sempre uma forma mais fácil e rápida de se fazer determinadas atividades em alguma versão - ou em todas - do Windows. Há truques clássicos e que funcionam desde sempre; outros foram introduzidos pela Microsoft ao longo do tempo. PCWorld preparou uma seleção com as 26 dicas que todo usuário de Windows precisa conhecer para fazer mais no computador.

Dicas clássicas do Windows

1) Alternar entre aplicativos: use a combinação Alt + Tab para navegar entre os programas abertos sem tocar no mouse.

2) Navegar entre janelas de aplicativos: pressione Ctrl + Tab para alternar entre as janelas de um aplicativo ou abas de um navegador.

3) No caso de dúvidas, digite: se você não quer perder tempo procurando itens em menus extensos, é possível acessar a maior parte das funções ou arquivos do modo antigo – digitando o nome no campo de busca. Digite Calculadora, Painel de Controle ou até mesmo o nome de uma música que está no computador e pressione Enter.

4) Detalhes de pastas: no Windows Explorer, clique em Opções de Pasta (no menu Organizar) para mostrar arquivos ocultos, endereço completo na barra de título, e extensões de arquivos, entre outros.

5) Controle de atualizações: mantenha seu sistema atualizado com o Windows Update (Atualizações Automáticas no XP). Configure o sistema para baixar as atualizações automaticamente, mas perguntar se deve instalar. Desta forma, o sistema não tentará reiniciar o computador quando você não quiser.

6) Ajuste sua barra de tarefas: clique com o botão direito na barra e selecione Propriedades para encontrar opções como mudar para o menu iniciar clássico, esconder ícones da área de notificações e escolher os programas padrões para a barra do menu iniciar, entre outros.

7) Partições: as divisões no disco rígido com espaços distintos para dados e para o sistema operacional ajudam na hora de fazer backups ou restaurações.

8) Caracteres especiais: para encontrar símbolos especiais como © ou µ de forma fácil, pressione a tecla Windows e digite mapa de caracteres no campo para abrir um aplicativo que permite copiar e colar qualquer um deles.

9) Captura simples de tela: para “tirar uma foto” da tela, pressione PrintScreen para copiar a imagem em tela cheia e usá-la em um editor de imagens como o Paint. Para capturar apenas a janela ativa, basta usar o atalho Alt + PrintScreen.

10) Tome um atalho: clique com o direito em qualquer ícone de software e use a aba Atalhos no menu Propriedades para configurar diversas opções, como combinação de teclas para iniciá-lo.

11) Sticky keys: segurar duas teclas de uma vez – como Ctrl + C – pode ser cansativo. Ao pressionar a tecla Shift cinco vezes, o aplicativo Sticky Keys é iniciado e permite controlar os atalhos com uma única tecla, como Shift, Ctrl, Alt ou Windows. Para voltar ao modo normal, basta pressionar Shift mais cinco vezes.

12) Organizar as janelas: para agrupar duas (ou mais) janelas lado a lado no Windows XP ou Vista, segure Ctrl e clique nas janelas na barra. Depois é só clicar com o botão direito na barra de tarefas e selecionar a opção para agrupar verticalmente.

13) Painel de Controle clássico: os painéis de controle do Windows XP, Vista e 7 têm a opção de exibição do estilo clássico, que mostra os todos os itens de uma vez.

Acelere seus serviços

14) Gerencie as tarefas: o Gerenciador de Tarefas do Windows (pressione Ctrl + Alt + Del para acessar) é ótimo para ver o que está acontecendo no sistema e encontrar detalhes sobre aplicativos em execução.

15) Verifique sua rede: se você tem problemas de rede, tente abrir o prompt de comando (digite “cmd” na busca do menu iniciar) e digite “ipconfig /renew” para reiniciar a conexão de rede.

16) Catálogos: o Windows Search acelera as funções de buscas, mas o processo de catálogos pode consumir recursos do sistema em momentos inconvenientes. Abra as Opções de Indexação no Painel de Controle para escolher quais tipos de dados serão catalogados e evitar lentidões no PC.

17) Inicialização limpa: se o seu PC se arrasta na hora de ligar, pressione a tecla Windows e digite “msconfig” para abrir o utilitário de Configuração do Sistema. Na aba Inicialização, é possível alterar ou remover programas desnecessários que iniciam com o sistema.

18) Compartilhamento: para obter uma ajuda na organização de pastas compartilhadas, clique com o botão direito em Meu Computador (ou Computador no Windows 7) e clique em Gestão para abrir a ferramenta Gestão de Computadores. Depois é só clicar em Pastas Compartilhadas para ver uma lista de pastas compartilhadas, sessões de compartilhamento e arquivos abertos.

Complementos essenciais

19) Sem o mouse: os usuários do XP podem utilizar o Launchy, uma aplicação gratuita para acessar programas, arquivos e até mesmo sites com apenas algumas teclas.

20) Mais limpeza: para ter certeza que os programas foram desinstalados completamente, utilize o Revo Uninstaller, que geralmente é mais eficiente do que os softwares padrões para remoção de programas.

21) Contra incômodos: se você está cansado das caixas de diálogo do Controle de Contas de Usuário (UAC) no Windows Vista, mas não quer desabilitar completamente o recurso de segurança, o TweakUAC possui um modo silencioso. O Windows 7 tem seus próprios controles para o UAC, mas também pode se beneficiar com o programa.

22) Otimize a navegação: o complemento Greasemonkey, para o Firefox, permite escolher milhares de scripts para bloquear propagandas e mudar o layout de sites populares, entre outros.

Trabalhe com a tecla Windows

23) Privacidade: a combinação Windows + L permite bloquear a tela do computador com senha instantaneamente.

24) Executando mais rápido: para acessar o comando executar, utilize o Windows + R.

25) Teclado Explorer: para abrir uma nova janela do Windows Explorer sem tocar no mouse, pressione Windows + E.

26) Aprecie seu desktop: para minimizar todos os itens e visualizar a área de trabalho, use as teclas Windows + D. Para voltá-las ao estado original, pressione o atalho novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário