17 de dezembro de 2009

Seis ferramentas de manutenção que funcionam a partir do pendrive

Nunca foi tão fácil prestar assistência a um computador com problemas. Baixe e leve com você este conjunto de aplicativos.

Limpar o registro do Windows, capturar malwares, desinstalar programas teimosos que insistem não sair do sistema. Enfim, quem deseja fazer uma faxina geral no computador precisa saber que vai precisar da ajuda de alguns programas muito úteis.
Mas o fato é que, no momento em que mais se precisa deles, esses utilitários não estão à mão - ou porque o disco rígido não está acessível, ou porque a conexão de rede não está disponível ou não se tem como acessar a internet para baixá-los.
Nossa sugestão é que você guarde - e carregue sempre consigo - as ferramentas que costuma usar para situações como essas em um dispositivo de armazenamento portátil do tipo pendrive.
Caso precise de algumas sugestões, selecionamos seis programas que sempre serão úteis para uma assistência rápida e sem complicações. Além de gratuitos, todos eles podem ser executados diretamente do pendrive.

CCleaner
Há duas versões desse software, uma para desktop e outra portátil. Então se certifique de baixar a versão para usar em pendrive. Além de encontrar e eliminar os itens discriminados no registro do Windows, ele limpa a opção do Internet Explorer que pode comprometer a privacidade do usuário (como o cache e os cookies).
O utilitário apaga ainda fragmentos de arquivos corrompidos do HD e que ficam lá apenas ocupando espaço, controla pontos de restauração, elimina bibliotecas de programas que já foram desinstalados e diversas outras tarefas.

Revo Uninstaller
O desinstalador do Windows não faz mais do que usar a própria rotina de desinstalação do programa que você não quer mais - coisa que, em geral, o usuários fazem por conta própria. O problema é que tais rotinas são muito descuidadas.
Quem nunca teve um programa que insiste em querer ficar aparecendo no Windows, mesmo depois da sua remoção? É aí que o Revo Uninstaller entra em cena.
Mais esperto, possui inteligência suficiente para remover tudo o que a rotina padrão de desinstalação dos aplicativos deixou para trás. Mas há uma limitação: ele não funciona em versões do Windows de 64 bits.
Novamente, tenha a certeza de baixar a versão portátil, no site da Revo Group.

EasyCleaner
Esta coleção de ferramentas da ToniArts é muito parecida com o CCleaner. Entretanto, é a melhor escolha para executar uma tarefa: limpar um disco rígido que está sobrecarregado.
O EasyCleaner faz um pente fino no HD (ou em pastas selecionadas), detecta possíveis avarias e exibe um gráfico que mostra o espaço que cada pasta está ocupando. Também é possível navegar para ver o tamanho das subpastas. Para administrar os programas instalados, é uma ótima ferramenta. Não existe versão diferenciada para desktop ou portátil, basta baixar diretamente do site.

SuperAntiSpyware Safe Online scan
Há tempos era esperado uma ferramenta pequena e eficiente para caçar malwares. Estranhamente ela vem na forma de uma programa da época do DOS (com a extensão “.com”). Mas basta executá-lo e ele carrega uma interface com a cara do Windows, e que funciona também em versões 64 bits dos sistema operacional.
O ponto forte desse programa é a atualização, quase que feita diariamente. Portanto, nesse caso, quando for usá-lo, é recomendado baixar diretamente do site do desenvolvedor. Mas caso, no momento, não tenha uma conexão a web, garanta uma versão em seu pendrive – é melhor do que nada.

HijackThis
Esse caçador de malwares da TrendMicro não corrige quase nada. Entretanto, produz um relatório muito completo e, melhor que isso, em uma linguagem que a maioria das pessoas entende.
No site da TrendMicro há uma lista de fóruns online em que é possível enviar o relatório e obter alguma resposta. É uma boa opção caso o software acima não encontre solução. Faça o download da versão executável.

Recuva
Todo programa que tem a função de recuperar arquivos deveria ser capaz de rodar a partir de um pendrive. O motivo disso é que, a partir do momento em que se instala um novo programa, a chance de recuperação do arquivo apagado é reduzida.
O Recuva vem do mesmo desenvolvedor do CCleaner, portanto, no site, certifique-se de baixar a versão portátil.

Piadinhas:
Escolha errada
Um técnico em informática morre e é recebido por são Pedro. O camarada pergunta ao santo:
- Aqui é o céu, São Pedro?
- Não, aqui é o purgatório. E agora eu estou em dúvida... pela sua ficha aqui, você tanto merece ir para o céu como para o inferno... Acho que vou deixar com você a decisão!
E São Pedro leva o informático para dar uma espiada nos dois lugares. Primeiro, vão vão ao céu, um lugar super-sossegado, cheio de anjinhos tocando harpa, todo mundo vestindo longos mantos, um tédio só... Aí o santo o leva para o inferno, um lugar repleto de lindas mulheres, com pouquíssima roupa, música, cigarro, bebida...
O cara acha o inferno um paraíso e diz ao santo:
- Ò, São Pedro, não é por nada mas acho que vou ficar aqui pelo inferno mesmo!
Seu pedido é atendido. Algum tempo depois, São Pedro dá uma passada pelo inferno e encontra o informático sendo queimado e torturado por dois diabos imensos. O cara então grita para o santo, desesperado:
- Pô, São Pedro! Que mancada! Isso aqui é um suplício! Cadê aquele lugar maravilhoso que o senhor mostrou?
- Ah, eu esqueci de lhe falar! Aquilo era só o protetor de tela.

Como diz aquele novo ditado...
Quem com vírus infecta, com vírus será infectado!
Mais vale um arquivo na mão do que dois baixando...
Não adianta chorar pelo link clicado!
A pressa é inimiga da conexão!
Na Internet, as melhores coisas são imorais, ilegais ou pedem número de cartão de crédito!
Em terra off-line, quem tem 486 é rei!
Tendinite pouca é bobagem!
Não há nada como um clique após o outro!
Ruim com o seu micro, pior com o meu!
Antes só do que em bate-papo homossexual!
Quem nunca entrou em site de sacanagem, quando entra se lambuza!
Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla!
Hacker que ladra, não morde!
Em casa de programador, o espeto é de fibra ótica!
Memória não é documento!
Dedo mole em tecla dura, tanto bate até que acostuma!
Clicar e teclar, é só começar!
Clique onde eu digo, mas não clique onde eu clico!
Sites passados não movem o browser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário