30 de dezembro de 2009

Agende tarefas e deixe o computador trabalhar por você

Publicado em em 29 de dezeembro de 2009

Pode-se programar o envio de um e-mail, rodar um programa ou exibir uma mensagem utilizando as ferramentas do próprio Windows.

Muitos utilitários ajudam o usuário de PC a lembrar de executar tarefas no computador; outros são capazes até mesmo de executá-las automaticamente. O problema é que tais ferramentas costumam apresentar características muito específicas e isso inviabiliza o uso no dia a dia.

Felizmente, o sistema operacional da Microsoft possui sua própria ferramenta de agendamento de tarefas, que funciona muito bem nas versões Vista e Windows 7.

Para usá-lo, clique no menu Iniciar e digite a palavra tarefas na linha de comando. Na coluna do menu irá aparecer escrito Agendador de tarefas. Escolha essa opção para carregar a ferramenta.

Em seguida, na coluna da direita, escolha o item Criar tarefa básica e siga as instruções do assistente. É possível iniciar um programa, disparar um e-mail ou exibir uma mensagem.

Pode-se agendar uma tarefa para que ser executada uma única vez ou então programá-la para que o sistema operacional a realize a intervalos de tempo predefinidos - as opções disponíveis são diário, semanal, mensal e pode-se mesmo escolher os dias da semana que se deseja que ela seja realizada.

Repetindo-se esses passos é possível agendar a realização de diversas tarefas, em datas e períodos de tempos distintos.

Já o agendador de tarefas do Windows XP não é muito conveniente por conta de suas limitações. Ele não pode, por exemplo, exibir uma mensagem ou enviar e-mail, mas apenas abrir/executar um programa. Claro que, mesmo assim, é possível usá-lo a seu favor, como executar o desfragmentador de disco ou até mesmo abrir o bloco de notas com um texto de aviso ou lembrete para alguma atividade.

Neste caso, selecione Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema, e escolha Tarefas Agendadas. As etapas que vêm depois são muitos semelhantes ao agendamento no Vista/Windows 7.

Microsoft perde patente do Word

Gigante não poderá vender versões 2003 e 2007 do Word a partir do dia 11 de janeiro.

Um tribunal americano de apelações confirmou um veredicto do júri contra a Microsoft por infração de patente de uma pequena empresa de software canadense.

A gigante deverá pagar uma multa de 290 milhões de dólares e não poderá comercializar versões do Word que contem o programa relacionado com a patente.

A decisão pode sinalizar o final de uma longa disputa entre a Microsoft e a i4i, com sede em Toronto.

No dia 12 de agosto, um júri federal dos EUA decidiu um favor da i4i, acusando a Microsoft de desrespeitar uma patente relacionada com o uso de XML nas versões de 2003 e de 2007 do Word.

O júri chegou à conclusão de que a gigante deve pagar 290 milhões de dólares pelos prejuízos causados à i4i e o tribunal aceitou a solicitação da i4i para que a Microsoft seja proibida de vender versões do software que contenham a tecnologia.

A Microsoft não poderá mais comercializar esses produtos a partir do dia 11 de janeiro de 2010.

Entretanto, analistas da indústria acreditam que provavelmente haverá um acordo entre as empresas e a fabricante do Word pagará um royalty à i4i pela patente.

"A i4i está satisfeita com a decisão do tribunal, porque representa uma importante vitória dos direitos autorais dos pequenos inventores", declarou em comunicado a companhia canadense.



Piadinha:



Informática complicada

O cara comprou um computador novinho em folha. Era o primeiro contato dele com o mundo da informática e o coitado estava apanhando da máquina na hora de fazer as configurações.

Depois de muito quebrar a cabeça, ele resolve ligar para o suporte técnico. Do outro lado da linha, um especialista começa a falar usando termos técnicos que pareciam outra língua para o pobre do cliente.

O cara se atrapalha todo e faz o atendente repetir a mesma coisa 200 vezes. O clima já está ficando pesado quando o cliente diz:

— Não está adiantando, amigo! Por favor, explique o que devo fazer como se eu tivesse cinco anos de idade, tá bom?

E o técnico:

— Tudo bem. Filho, por favor, ponha a sua mãe ao telefone!

Nenhum comentário:

Postar um comentário